BFA
BFA Logo

BFA

O BFA é um Banco Universal de expressão nacional, afirmando-se como uma Instituição de referência no sector financeiro de Angola.

Desde o início da sua actividade, na década de noventa e ao longo dos seus 29 anos, o BFA tem consolidado a sua acção através do apoio ao desenvolvimento económico de Angola, criando soluções específicas para as diferentes necessidades dos seus Clientes, particulares e empresas, tornando a vida dos angolanos mais fácil dentro e fora do país.

trivia block illustration

Sabia que?

O agronegócio tem um papel preponderante na estratégia do Banco. A Direcção do Agronegócio, criada em 2018, continua a prestar suporte à rede comercial na identificação e captação de novos Clientes, e no apoio ao desenvolvimento de produtos específicos de crédito para os Clientes deste sector.

Sabia que?

Apoia também as áreas de risco na análise dos pedidos de financiamento para os projectos de investimento.

Sabia que?

O Banco constituiu, no final do ano 2022, uma sociedade distribuidora de valores mobiliários, denominada BFA Capital Markets, SDVM, S.A, que irá operar no Mercado de Capitais, tendo como principais actividades, a custódia de valores mobiliários, a recepção, transmissão e execução de ordens de Clientes no mercado de capitais.

Sabia que?

O BFA dispõe na sua oferta, o produto Bankita, cujo objectivo é incentivar a bancarização da população mediante condições mínimas de acesso e de utilização dos serviços bancários.

Sabia que?

O BFA disponibilizou 280.500.000 de Kwanzas para a 5.ª Edição do Programa de Responsabilidade Social - BFA Solidário.

Sabia que?

Em 2022, o BFA definiu como estratégia ambiental, a realização de uma campanha de plantação de árvores com o objectivo de ajudar a restaurar o ecossistema e reduzir a erosão e degradação dos solos.
brand avatar image
PALMIRA LOBATO
Directora Adjunta de Marketing
Visitar marca

Valores da marca

A identidade da Marca BFA é o reflexo da sua cultura financeira e empresarial.
Os traços essenciais dessa cultura são a independência da gestão,
a flexibilidade organizativa, o trabalho de equipa, a distinção do mérito, a capacidade de antecipação, a rigorosa administração de riscos e a segura criação de valores para os diferentes “stakeholders”. O ADN de uma instituição afirma-se através de atributos próprios, que ganham consistência e credibilidade na relação que todos os dias se estabelece com os Clientes e com a Comunidade em geral. O BFA valoriza especialmente dois desses atributos: a Experiência e a Harmonia. A Experiência é o resultado da formação das suas equipas e do importante património profissional acumulado ao longo da história do Banco no mercado nacional. A Harmonia exprime a permanente ambição de servir os Clientes e a Comunidade com os mais elevados padrões de ética e qualidade. É um propósito projectado para o futuro, determinado pela constante aposta na melhoria contínua.

Produtos e desenvolvimentos futuros

O BFA reforça o compromisso de desenvolver soluções financeiras que promovem a diferenciação através de um maior envolvimento com o Cliente, num contexto 

de constantes e rápidas mudanças do mercado.A mobilização do BFA para reinventar a experiência bancária, assente na digitalização e utilização de novas tecnologias, tem sido um dos principais pilares da sua estratégia. Assim, em 2022 

e no âmbito do Plano Estratégico de Sistemas de Informação, o Banco continuou a responder aos desafios do mercado dando continuidade ao seu desenvolvimento tecnológico. O processo de modernização e digitalização do BFA, abrange não apenas a componente tecnológica, mas também, organizativa e humana que dá suporte à operação do Banco e contribui para a promoção de um BFA mais sustentável, ágil, voltado para o Cliente e efectivamente preparado para o futuro.

Mercado

Com a consolidação do mercado financeiro, o BFA mantém a sua posição de um Banco de referência no sistema financeiro angolano. Conta actualmente com mais de 2,6 milhões de Clientes, mais de 2.700 Colaboradores e 198 Balcões. A sua rede é composta por Postos de Atendimento, Agências, Centros de Empresas, Centros
de Investimento e Private Banking. Como resultado do seu dinamismo comercial
e estratégia assente em critérios rigorosos de governação, em 2022, o BFA alcançou um resultado líquido de 140.455,2 milhões de Kwanzas. Conquistou a confiança de mais 
246 mil Clientes e apresentou um aumento no seu rácio de transformação de 23,1%. O aumento no rácio de transformação é justificado pelo crescimento do crédito concedido ser superior ao crescimento dos depósitos de Clientes. Os números acima referidos são evidência da solidez do Banco e reflectem os elevados padrões de eficiência e eficácia operacional, assumidos num cenário macroeconómico desafiante.

Comunicação

Em 2022, o Banco deu continuidade à sua estratégia de comunicação apostando na qualidade e na inovação da sua oferta, assim como na consolidação da sua Marca.

O BFA tem acompanhado e apoiado o Executivo na implementação de iniciativas que visam fomentar o sector real da economia, com a disponibilização de ofertas de crédito competitivas e adequadas às necessidades do segmento do agronegócio. Em 2022, destacou-se a campanha “A Agricultura faz Angola crescer”, que teve como objectivo evidenciar a oferta de crédito de modo
a que as empresas do agronegócio possam fazer face às suas necessidades a curto prazo.

Adicionalmente, foi promovida a campanha “Nova BFA App”, criada com o objectivo de comunicar aos Clientes e público em geral a nova App do Banco, as suas novas funcionalidades e o seu novo layout, mais intuitivo e “user friendly”.

Para reforçar o seu posicionamento enquanto o melhor Banco para o Cliente
e para a Comunidade, o BFA lançou também a campanha Institucional “Consigo em todos os momentos, há 29 anos”, que contou com a presença da nova embaixadora da Marca BFA, Anna Joyce.
A campanha traduziu, de forma holística,o apoio do Banco aos seus Clientes ao longo dos seus anos de existência. 

O apoio à Comunidade está também intrinsecamente ligado aos valores do BFA e, por essa razão, o Banco deu continuidade ao programa BFA Solidário, que teve como mote “O nosso sonho é realizar os sonhos do futuro de Angola”.

O BFA Solidário é um programa de responsabilidade social que visa apoiar e reconhecer o trabalho de organizações sem fins lucrativos, que actuam nos sectores da educação, saúde e da inclusão social de crianças até aos 18 anos.

Vantagens competitivas

Ser o Banco n.º 1 de todos os angolanos e contribuir para o desenvolvimento sustentável de Angola continua a ser
a visão do BFA. 

Como consequência do seu desempenho, indicadores sólidos e robustos, o Banco foi reconhecido em 2022 em diversas categorias e áreas relevantes da actividade financeira, segundo a avaliação de diferentes entidades independentes, nacionais e internacionais. Entre outras distinções atribuídas ao BFA, merecem especial destaque: Banco do Ano em Angola 2022, atribuído pela prestigiada revista The Banker, e Melhor Serviço ao Cliente para Concessão de Crédito, atribuído pelo Ministério da Economia e Planeamento.