GINGA
Em 1998, na empresa Angonabeiro, nasce GINGA. Uma Marca de café 100% angolano que, desde a sua origem, tem como objectivo contribuir activamente para o desenvolvimento da indústria nacional de café e devolver o prestígio ao café de Angola.
Sabia que?
• A Marca GINGA produz todo o seu café em Angola e só utiliza café 100% angolano.
Sabia que?
• O artista angolano Anselmo Ralph é o Super Embaixador do café em Angola, que agrega
Sabia que?
as Marcas GINGA, Delta Q e Delta Cafés.
Sabia que?
• A Angonabeiro, subsidiária do Grupo Nabeiro em Angola, vai investir 8,9 mil milhões de kwanzas, para melhorar as suas instalações produtivas e ampliar a sua capacidade de exportação.
RUI NABEIROPresidente do Grupo Nabeiro / DELTA CAFÉS
JOÃO MANUEL NABEIROAdministrador do Grupo Nabeiro / DELTA CAFÉS
RUI MIGUEL NABEIROAdministrador do Grupo Nabeiro / DELTA CAFÉS
Valores da marca
A Marca GINGA é inspirada numa das principais figuras históricas angolanas. No ADN da Marca encontramos
o incentivo aos produtores de café de Angola e a contribuição para um acesso, cada vez mais facilitado, ao que de melhor se faz no País.
A Marca aposta numa criteriosa estratégia de patrocínios, apoiando projectos de interesse local e promovendo, dessa forma, o envolvimento emocional com o consumidor. A Angonabeiro, uma empresa da Delta Cafés e proprietária da Marca GINGA, opera de acordo com as boas práticas do Grupo a que pertence. Procura implementar normas e procedimentos idênticos aos praticados pela Delta Cafés em Portugal, ajustando-os, naturalmente, ao contexto social, económico e político de Angola. A Empresa assegura a sustentabilidade dos produtores de café em Angola, apostando na construção de infraestruturas, tais como furos, poços e fornos nas zonas de café. Trata-se de um investimento que se insere na política de responsabilidade social da Empresa, e que visa o apoio a projectos comunitários, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos pequenos e médios produtores de café, assim como das respectivas famílias e restantes moradores das aldeias. Para além disso, contribui para o desenvolvimento das comunidades produtoras, fomentando a escolarização e a capacitação dos produtores, promovendo também a gestão racional de recursos naturais e a não poluição dos solos.
Produtos e desenvolvimentos futuros
A Marca GINGA está presente no mercado através de uma gama bastante alargada de café torrado em grão, moído e solúvel. Em 2020, lançou o GINGA 3 em 1, que junta numa só saqueta, café, leite em pó e açúcar, para uma maior conveniência, a um preço bastante acessível. Este produto pretende ir ao encontro de todos os consumidores de café, nomeadamente dos que preferem um sabor mais suave e adocicado.
Detentora de um portfólio de produtos de grande qualidade, com café de origem 100% angolana, a Marca GINGA visa alargar o consumo de café a uma percentagem cada vez maior da população, bem como contribuir para o crescimento da economia nacional.
Mercado
A Angonabeiro entrou no mercado angolano em 1998, altura em que se deparou com a falta de formação dos quadros das empresas e uma significativa escassez de matéria-prima. De forma a contribuir positivamente para a reversão desta situação, a Empresa investiu na recuperação de infraestruturas, na formação de recursos humanos e na oferta de meios técnicos para recuperar a cafeicultura em Angola. A par disto, ainda hoje, financia os pequenos produtores sem comissões adicionais, e acompanha e auxilia os produtores locais, desde a plantação à colheita, para garantir a qualidade do café. No sentido de garantir o escoamento do produto dos seus fornecedores, a Angonabeiro celebra contratos de compra de café, nos quais são definidos os preços em função das cotações do mercado internacional. Esta iniciativa aporta confiança aos produtores, permitindo-lhe assegurar uma margem de lucro para o seu negócio.
Após uma experiência piloto, desenvolvida há alguns anos para alguns mercados africanos, a Angonabeiro exportou, em 2020, 56 toneladas de café produzido em Angola para Portugal. Este café 100% angolano está agora presente nas lojas portuguesas de distribuição moderna e prepara-se para conquistar o mercado Europeu. A Empresa mantém o seu negócio de exportação de café verde para a sede do Grupo Nabeiro em Portugal, onde é utilizado na composição de diversos blends que comercializa para mais de 30 países.
Comunicação
Marca GINGA é uma homenagem à Rainha GINGA, “Mãe de Angola”, que governou os reinos de Ngongo e Matamba, ficando conhecida pela sua excentricidade e espírito guerreiro, e que é ainda hoje reverenciada como uma das mulheres mais admiráveis da história de Angola. Tendo a Rainha como inspiração, a ilustração e o logótipo da Marca foram criados de forma a tornar mais icónica e expressiva toda a gama de cafés GINGA, reforçando a sua ligação a Angola, com as cores da bandeira nacional.
GINGA é uma Marca que estimula a proximidade com os seus clientes e consumidores, valorizando cada um deles.
É activamente dedicada ao desenvolvimento da cultura do café em Angola. Nesse âmbito criou o programa GINGA Desperta, que leva todas as manhãs o café GINGA 3 em 1 às ruas, de Luanda a Viana. Este projecto visa proporcionar ao consumidor uma alternativa especialmente nutritiva para o pequeno-almoço, fácil de preparar e a um preço competitivo.
O programa aposta na venda directa, com uma estratégia que estimula o empreendedorismo social, através da criação imediata de postos de trabalho, proporcionando a entrada de novos empreendedores na economia formal. Após um processo de selecção, as equipas GINGA Desperta são enquadradas num rigoroso plano de formação, de acordo com um modelo que integra regras de higiene e segurança, qualidade, comportamento, etiqueta, valorização pessoal e a forma perfeita de servir café. Os operadores GINGA Desperta são responsáveis pelo recrutamento de vendedores, pela gestão dos locais de armazenamento e pela preparação dos materiais, com base em rigorosos padrões de qualidade e segurança. O projeto ofereceu, a mais de 100 jovens empreendedores, a possibilidade de criar o seu próprio negócio e melhorar as condições de vida.
A Marca de café GINGA participou também na campanha comunitária denominada “Bloco, Pincel e Tinta”, lançada pela Administração Municipal do Kilamba Kiaxi. Para além da pintura de edifícios, escolas e centros de saúde, esta campanha prevê intervenções de reabilitação urbana nos bairros do Município, incluindo a limpeza e o reperfilamento das valas de drenagem. A iniciativa visa contribuir para a melhoria da imagem do Município e levar os munícipes a participar nas actividades em prol do embelezamento e saneamento básico.
Vantagens competitivas
Há 15 anos que a Angonabeiro desenvolve um trabalho pioneiro ao nível da cultura de café no País, identificando as zonas com potencial para plantação de café, promovendo parcerias com agricultores locais, concedendo apoios financeiros para o arranque da campanha e contribuindo logisticamente na fase de descasque e benefício do café. A Empresa assegura a sua competitividade com base no equilíbrio das variáveis económica, social e ambiental e tem contribuído significativamente para a recuperação do prestígio internacional do café angolano. Este trabalho continuado estimula o desenvolvimento económico de populações agrícolas no interior de Angola e a sua fixação no meio rural. Os consumidores angolanos reconhecem no café GINGA uma Marca genuína e irreverente, presente no seu dia-a-dia, que procura ir ao encontro dos seus gostos e necessidades. Valorizam o facto de ser angolana, de incorporar os valores angolanos e de contribuir activamente para o desenvolvimento da indústria nacional.