ENSA
ENSA Logo

ENSA

A história da ENSA confunde-se com a própria história de Angola e do seu mercado segurador. Desde 1978 que a ENSA foi sempre um símbolo de protecção e tranquilidade quando os imprevistos acontecem, seja com particulares, seja com as empresas, mesmo nos períodos mais desafiantes da história do país. Mas o papel da ENSA vai muito para além do papel de uma seguradora. E, nesse sentido, a importância da ENSA para os angolanos não tem paralelo.

trivia block illustration

Sabia que?

• A ENSA foi fundada em 1978, agregando todo o negócio segurador existente no período anterior à independência de Angola. Durante mais de duas décadas, segurou todos os riscos do país, nomeadamente durante os momentos mais desafiantes da sua recente história.

Sabia que?

A Marca ENSA é uma das Marcas com maior notoriedade e reputação em Angola.

Sabia que?

Líder no mercado dos seguros angolanos desde a sua fundação, a ENSA emprega cerca de 500 colaboradores, dispersos por todas as 18 províncias do país.

Sabia que?

Em 1991, a ENSA instituiu o Prémio ENSARTE que tem vindo a promover, premiar e apoiar os maiores talentos das artes em Angola.

Sabia que?

A ENSA foi a primeira seguradora em Angola a oferecer um seguro de saúde internacional.

Sabia que?

A ENSA dispõe de aplicações móveis que permitem aos clientes gerirem os principais aspectos dos seus seguros.

Sabia que?

Cerca de metade dos fundos de pensões em Angola é gerida pela ENSA e o maior fundo de investimento imobiliário de Angola em número e valor de activos é participado pela seguradora.

Sabia que?

Uma parte do capital social da ENSA será privatizado através da sua cotação e venda em bolsa.
brand avatar image
MÁRIO MOTA
PCE
brand avatar image
MATILDE GUEBE
Administradora Executiva
Visitar marca

Valores da Marca

A Marca ENSA continua a apostar na defesa dos seus valores. Trata-se da história, da persistência, da consistência e da solidez na assunção de responsabilidades. Mas trata-se também da robustez da cultura organizacional defendida pelos colaboradores e parceiros que, no dia-a-dia, ajudam a desenvolver a Marca. Num passado recente, a eficiência, a inovação, a transparência, a ética e a responsabilidade social ganharam especial espaço no universo da ENSA e estão cada vez mais presentes nas acções e atitudes em prol da excelência e da entrega do serviço ao cliente. No global, a missão da ENSA, para além de fornecer protecção financeira contra riscos, é contribuir para o crescimento e progresso das comunidades locais e do país como um todo.

Produtos e Desenvolvimentos Futuros

Os produtos da ENSA Vida e Não-Vida continuam a ser ajustados e disponibilizados ao mercado em função das necessidades manifestadas e identificadas. Os seguros obrigatórios continuam a ser os mais procurados por força da legislação, que visa a cobertura de riscos considerados essenciais para a população em geral.

Para além dos seguros obrigatórios, a ENSA continua a oferecer uma carteira diversificada de soluções, em especial na área dos cuidados de saúde. Os segurados beneficiam da app ENSA-SAÚDE, que permite uma melhor gestão e acompanhamento das principais interacções associadas ao seguro de saúde. Trata-se de uma inovação relevante.

Os fundos de pensões abertos e fechados geridos pela ENSA são soluções cada vez mais procuradas pelo mercado, onde a ENSA tem revelado, uma vez mais, a sua liderança. Quase metade do mercado dos fundos de pensões é gerida pela seguradora. Os seus benefícios, como complemento de reforma e relativos a outros níveis assistenciais, têm sido relevantes numa lógica de reforço do sistema público da segurança social.

A ENSA encontra-se, mais uma vez, a ser pioneira no mercado, relançando o seguro agrícola, ajustado às necessidades actuais, que certamente será um contributo relevante no apoio ao respectivo sector em Angola.

Mercado

A exigência e a concorrência no mercado continuam a ser uma realidade a todos os níveis. Manter a liderança torna-se ainda mais desafiante, pois requer produtos robustos, mas inovadores, respeito pela legislação, excelente relação com os parceiros comerciais e a rede de prestadores de serviços associados, e uma rigorosa ética na gestão do dia-a-dia.
A contínua liderança do mercado dos seguros mantém a ENSA como a principal preferência dos angolanos. A origem e actividades dos seus clientes são extremamente diversificadas, abrangendo desde o sector público, até às grandes, médias e pequenas empresas do sector privado, verificando-se ainda uma grande cobertura dos clientes particulares.
Ao nível dos sectores, a abrangência também é considerável: agricultura, transportes, indústria, comércio e serviços. No portfólio da ENSA incluem-se ainda sectores-chave para a economia nacional, como o aeronáutico, mineiro e petrolífero.

É na inovação e nas soluções digitais que a ENSA tem centrado os seus esforços de desenvolvimento. Desde o incremento da qualidade e fiabilidade dos dados, até ao desenvolvimento de soluções para uma maior e melhor interacção com parceiros comerciais e clientes, a tendência é de uma crescente digitalização do negócio, sem descurar a realidade do país.

ENSA

Comunicação

Em relação à comunicação, a ENSA continua a apostar quer nos canais tradicionais, quer nos canais digitais, contribuindo cada vez mais com informação relevante para o aumento da literacia financeira em matéria de seguros e um melhor conhecimento dos produtos e serviços de que dispõe.

A campanha alusiva aos 46 anos da ENSA assinala o novo posicionamento da Marca, com uma narrativa mais próxima, mais actual e mais colaborativa em relação aos clientes, uma imagem mais moderna e sofisticada, e que acontece em paralelo com a modernização e o uso de novas tecnologias em produtos inovadores, especialmente adequados ao futuro de Angola e dos angolanos.

Faz também parte da sua estratégia de comunicação a aposta em acções de responsabilidade social que, obedecendo a um calendário regular que já dura há várias décadas, continua a promover e desenvolver os artistas plásticos nacionais.

Neste domínio, destaca-se em especial o Prémio ENSARTE que, desde 1991, selecciona, premeia e apoia o melhor da arte angolana. Este evento tem-se desdobrado em várias outras iniciativas, como a que levou as respectivas obras à Bienal de Veneza, conduzindo a um prémio de reconhecimento da ENSA.
A Marca é, também, uma regular apoiante do desporto em Angola, das selecções nacionais ao desporto escolar, em diversas modalidades e localizações.

Vantagens Competitivas

O histórico da ENSA e a história associada à sua Marca têm-se revelado excelentes bases para que esta se desenvolva, se inove e torne cada vez mais competitiva e robusta no tempo.

Em virtude da sua origem pioneira, a ENSA formou e contou com várias gerações de profissionais de seguros, beneficiando, dessa forma, do maior know-how do país neste sector. Consequentemente, formou e facultou experiência profissional a vários profissionais que foram fundando e desenvolvendo várias outras seguradoras. Não obstante, a ENSA dispõe, hoje, de uma equipa jovem, especialmente motivada e capacitada para os novos desafios do sector.
Por outro lado, a ENSA dispõe de uma dimensão de capital humano e de dispersão pelo território nacional ímpares.

Tratam-se de cerca de 500 colaboradores presentes nas 18 províncias do país, habilitados para dar seguimento a qualquer solicitação ou evento ocorrido em qualquer ponto de Angola.
A aposta na qualidade e fiabilidade dos dados, na inovação digital e nos canais digitais tem sido um dos principais focos da ENSA nos mais recentes anos. Para tal, tem desenvolvido parcerias com fornecedores de tecnologia multinacionais relevantes, levando à gradual introdução de soluções que permitem aos clientes uma cada vez maior capacidade de gestão diária dos seus seguros.

ENSA