KIKOVO
A KIKOVO é a Marca de ovos líder no mercado angolano. O seu nome é uma homenagem à zona do Kikuxi, na província de Luanda, onde se localiza a sua fazenda – A Pérola do Kikuxi. Aqui, a Marca é brindada com o melhor da terra, excelentes condições climáticas, abundância de água, a melhor mão-de-obra e, acima de tudo, um lugar de destaque, mesmo à porta do mercado.
Sabia que?
A KIKOVO tem um programa de apoio à mulher zungueira.
Sabia que?
A Marca ganhou o Prémio Sirius, na categoria de gestores do ano.
Sabia que?
A KIKOVO tem um programa de reintegração de reclusos que já cumpriram um terço da pena. Dentro da sua unidade são trabalhadores comuns que, muitas vezes após o cumprimento integral da pena, têm-se mantido voluntariamente na empresa.
Sabia que?
As 1.200.000 aves da KIKOVO consumem 20 toneladas de ração por hora.
Sabia que?
A KIKOVO emprega directamente 560 trabalhadores.
Sabia que?
A empresa produz um milhão de ovos por dia com a validade fixa de 28 dias.
Sabia que?
A KIKOVO é liderada por uma mulher angolana e as suas principais clientes finais são mães angolanas.
Valores da marca
O Grupo Diside, detentor da Marca KIKOVO, impôs-se o desafio de criar um projecto de produção de ovos em Angola, de elevada qualidade, em quantidade, com responsabilidade e rastreabilidade. Graças a esta sua ambição, que levou à criação do primeiro projecto completamente integrado e funcional do País,
o Grupo foi repetidamente apelidado de utópico em virtude de todos os constrangimentos existentes a nível nacional. Mesmo ciente do risco que corria em avançar, a KIKOVO jamais equacionou agir de forma diferente.
É este posicionamento que diferencia a KIKOVO e que lhe confere a qualidade de Marca bandeira em Angola. O seu posicionamento no mercado é servir o povo angolano, com um produto, uma equipa e proprietários angolanos. Actualmente, a Marca distingue-se dos seus concorrentes directos pela sua capacidade de produção ímpar em Angola: um milhão de ovos por dia, com garantia de qualidade e segurança alimentar.
A textura da clara e da gema do ovo KIKOVO, são o maior trunfo da Marca, a par do seu elevado rigor e rastreabilidade, outra das políticas do Grupo, fruto do seu elevado compromisso com a saúde de todos os consumidores, nomeadamente através da fixação da validade do produto em 28 dias.
Produtos e desenvolvimentos futuros
A KIKOVO é a Marca de ovos de confiança de todos os angolanos, graças à excelência e credibilidade dos seus produtos e serviços. A empresa ambiciona posicionar-se como parceira estratégica das grandes organizações angolanas, continuando a fidelizar o consumidor final nacional, estando, neste momento, a preparar-se também para a sua internacionalização. Futuramente, a KIKOVO quer apoiar terceiros na produção de ovos, colocando ao seu dispor todo o seu know-how, acompanhando todo o processo produtivo e comercializando esse produto por via da sua cadeia de distribuição. Posteriormente, a KIKOVO quer apostar nos derivados do ovo, nomeadamente o ovo líquido e o ovo em pó.
Mercado
A sede da KIKOVO situa-se no Kikuxi, em Luanda, mas a Marca está presente nas restantes 17 províncias do País, através de parceiros locais. Contudo, os seus maiores clientes estão em Luanda, no mercado B2B e Resellers. A oferta da KIKOVO é transversal aos vários mercados, apresentando produtos para cada segmento. Com uma quota de mercado na ordem dos 30%, o Grupo Diside está a criar condições para aumentar esse número, significativamente.
A KIKOVO é responsável por colocar na mesa dos angolanos, diariamente, a proteína essencial para uma alimentação equilibrada. E como o ovo é a proteína mais acessível, a KIKOVO tem uma responsabilidade acrescida na vida das famílias angolanas e é por isso que a Marca trabalha afincadamente na redução do custo da unidade, apesar do elevado custo das matérias-primas. Desde a sua entrada no mercado, tem procurado contribuir para a estabilização do preço do ovo, situação que forçou várias vezes o Executivo a intervir no mercado para evitar a especulação dos preços. A KIKOVO consegue balizar os seus preços dando a cada interveniente uma margem em função das margens estipuladas por lei, procurando sempre estimular a produção nacional de qualidade.
Comunicação
“KIKOVO. O Ovo de Angola” tem sido o mote da Marca para comunicar com todos os consumidores, nomeadamente nas redes sociais, um meio de fácil acesso e próximo de todos os angolanos. A Marca comunica com uma linguagem simples, directa e com um vocabulário angolano, dado a sua proximidade aos clientes e consumidores. Este facto permite-lhe usar uma linguagem de quem é família, de quem faz parte do dia-a-dia, todos os dias. Paralelamente, a KIKOVO desenvolve acções inovadoras, como o “Dia do Ovo”, em que junta as crianças de várias instituições, como a Mamã Muxima, e de colégios, como a Escola Portuguesa de Luanda, para mostrar e explicar todo o processo de produção dos seus ovos. Estas acções educativas terminam com um momento de diversão, onde cada criança pinta um ovo, que posteriormente é leiloado, revertendo as receitas para instituições de caridade.
Vantagens competitivas
A determinação, a perseverança e a confiança pautam o vocabulário diário do Grupo Diside que, hoje, se orgulha de ter os recursos e a capacidade de superar as expectativas dos clientes, de forma constante e consistente. Tudo graças à sua estratégia de integração vertical que inclui, na empresa KIKOVO, a produção de ração animal; os laboratórios internos de controlo de qualidade; um matadouro de aves; os pavilhões especialmente desenhados para todas as fases da postura do ovo e um centro de classificação e embalamento com um nível de automação “state of the art”. A KIKOVO não é um mero produtor de ovos, é um símbolo da confiança que os consumidores têm em cada ovo que sai da sua fazenda: um ovo com a máxima qualidade, de produção nacional, de fácil acesso e sempre disponível.
Ao longo do tempo, muitas são as evidências da aposta do Grupo em tecnologia de ponta e na formação de equipas dos melhores profissionais, o que resulta numa produção optimizada, consistente e com uma qualidade reconhecida no mercado. Olhando para o passado, a KIKOVO consegue aferir facilmente a evolução da sua penetração no mercado, todos os patamares que atingiu ao nível de produção e o conhecimento que, hoje, tem do sector. Olhando para o futuro, a Marca quer continuar a ser uma bandeira da produção nacional, pautando-se pelas melhores práticas e criando os standards da indústria deste sector. Para isso, a KIKOVO vai continuar a apostar na excelência do seu produto que lhe tem merecido reconhecimento nacional e internacional, nomeadamente em França, na Polónia e nos Estados Unidos da América, locais onde tem sido convidada a mostrar o seu trabalho e os seus produtos.