GRUPO CARRINHO
GRUPO CARRINHO Logo

GRUPO CARRINHO

O Grupo Leonor Carrinho foi fundado pela Dona Leonor Carrinho em 1993. Tudo começou com o Bar no quintal da sua residência, o meio de subsistência familiar. Com o apoio dos seus três filhos e de uma sobrinha, superou as adversidades e criou as bases do que é hoje um Grupo de referência em Angola. Actualmente, o Grupo Carrinho é uma empresa familiar, 100% nacional, comprometida com a construção de um futuro melhor para todos os angolanos.

trivia block illustration

Sabia que?

Em 2023, o Grupo Carrinho realizou um evento internacional na cidade de Benguela, sob o lema "Carrinho 2030". O mote principal foi a apresentação do Grupo e contou com mais de 2000 convidados vindos de várias partes do mundo.

Sabia que?

Entre os convidados esteve Graça Machel, Ex-Primeira Dama de Moçambique e da África do Sul, activista pelos direitos humanos, líder política e uma das 100 mulheres mais influentes do mundo.

Sabia que?

Como oradores e moderadores estiveram economistas, académicos, líderes empresariais e associativos, nomeadamente José Manuel Durão Barroso, actual Presidente não-executivo do Banco Goldman Sachs International.

Sabia que?

A conferência aconteceu no âmbito da comemoração dos 30 anos de existência do Grupo Carrinho. Abordou temas como “agricultura e auto-suficiência alimentar”; “financiamento ao sector produtivo”; “industrialização e integração do sector primário”; “investigação e inovação no sector agrícola”; e “impulso para a auto-suficiência e financiamento externo ao sector empresarial privado”.
brand avatar image
Iury Amor Rodrigues
Chefe do Departamento de Marketing e Comunicação
Visitar marca

Valores da marca

A Marca Carrinho tem a visão de ser a força motora na auto-suficiência alimentar e nutricional em Angola. “Nunca houve um momento melhor para cultivar o potencial com que o continente fervilha. A nossa essência leva-nos a questionar e redefinir corajosamente o que significa uma Angola próspera – não apenas para nós, mas para o mundo. Erguemo-nos, orgulhosamente e audaciosamente para reclamar o nosso legítimo lugar na história de um grande povo. Somos africanos. E este é o nosso tempo.”

O Grupo Carrinho deu grandes passos na contribuição para a auto-suficiência da segurança alimentar do nosso país através da construção da maior e mais sofisticada fábrica de embalagens e produção de alimentos em Angola. Continuamos comprometidos em encontrar formas inovadoras e revolucionárias de impulsionar o nosso país e o seu povo para patamares ainda mais elevados, um projeto de cada vez. Comprometemo-nos a continuar a abrir novos caminhos, audaciosamente, com o povo vibrante e desafiador de Angola, e aguardamos ansiosamente prosperar juntos consigo.” Esta é a promessa da Marca para o país. Porque Angola merece o melhor.

GRUPO CARRINHO

Produtos e desenvolvimentos futuros

O Grupo Carrinho está empenhado em desenvolver a primeira estrutura organizacional verticalmente integrada do sector alimentar em Angola, gerindo todas as etapas do processo, desde a origem (produção), passando pelo transporte, armazenamento, transformação e comercialização.

Através da Carrinho Agri, o Grupo responde à sua vontade de construir um relacionamento direto com os seus parceiros agrícolas nacionais. Desta forma, pode desenvolver e implementar uma agricultura sustentável.

No âmbito do transporte e do armazenamento, a Carrinho visa garantir que todos os produtos e matérias-primas sejam entregues segundo os mais elevados padrões de qualidade. Estes serviços foram criados dentro do Grupo, permitindo-lhe gerir eficazmente as compras, o armazenamento, todas as fases do transporte e a manutenção das suas viaturas, com a criação de uma oficina própria. Com uma capacidade de armazenar 100 mil toneladas de cereais e 55 mil m³ de produtos oleaginosos, esta área é considerada o “pulmão” do Grupo Carrinho, “injectando oxigénio” para que toda a estrutura pulse sem sobressaltos, 24 horas por dia.

A transformação é assegurada pela Carrinho Indústria, composta por 19 fábricas, que garante uma transformação eficiente e sustentável, seguindo os mais elevados padrões de qualidade e segurança, promovendo a produção nacional. Este é um pilar importante no processo de evolução e progresso da indústria nacional. Actualmente, estão ainda em construção duas fábricas, uma de açúcar e outra de sementes, que terá capacidade de produzir 3.000 toneladas por ano.

A Carrinho Distribuição tem a responsabilidade de levar mais de 1,4 mil toneladas de produtos ao consumidor, incluindo as Marcas e produtos fabricados pela Carrinho Indústria – Tio Lucas, Gira, Kipão, B!, Kitandeira, entre outras. Todos os produtos produzidos pela Carrinho são nacionais, da melhor qualidade e vendidos a um preço justo. A empresa ambiciona crescer de forma sustentável, apoiando o desenvolvimento de Angola e do povo angolano, liderando os mercados em que actua.

No âmbito da comercialização, a Carrinho opera através das suas lojas Bem Barato Eskebra, com um plano de expansão para
este ano de 35 lojas. Até 2030, o Grupo prevê ter 250 lojas abertas em todo o país, destacando-se no mercado como uma
referência para o povo angolano.

GRUPO CARRINHO

Mercado

Actualmente, Angola importa a maioria dos seus produtos alimentares. Um dos grandes objectivos da Carrinho é mudar essa realidade através da produção de uma ampla variedade de produtos no seu Parque Alimentar, em Benguela, incluindo arroz, massas, farinha de trigo, milho, biscoitos, óleo alimentar, maionese, margarina, ketchup e cereais, entre outros. Além da produção, a Carrinho também assegura o embalamento dos seus produtos finais, utilizando processos sofisticados e altamente automatizados de produção e logística.

Segundo Nelson Carrinho, CEO do Grupo, “A missão da Carrinho é transformar Angola. Queremos que o país tenha a capacidade de se abastecer novamente de alimentos. O nosso objectivo é construir toda a cadeia de valor da produção alimentar em Angola.”

GRUPO CARRINHO

Comunicação

O Grupo Carrinho é uma empresa multimarcas com um portfólio de mais de 20 Marcas registadas, presente em todo o mercado nacional. Através das suas Marcas e das suas lojas, está próximo dos seus consumidores, tanto nos canais offline como online, nomeadamente através das redes sociais. As suas Marcas são nacionais e promovem o desenvolvimento do país através da produção local e de parcerias com indústrias produtoras em Angola.

Vantagens competitivas

O Grupo Carrinho, através do seu modelo empresarial, procura acrescentar valor em toda a cadeia de abastecimento, desde a origem, o transporte, o armazenamento, a transformação, a comercialização, até à mesa do consumidor. O seu parque industrial é uma das grandes vantagens competitivas da empresa, permitindo-lhe processar arroz, trigo, milho e refinar óleo, além de transformar e embalar mais de 20 bens de consumo diversos. Este projecto veio transformar o mercado em Angola.

Os seus edifícios estão equipados com tecnologia, equipamento e maquinaria de última geração, incluindo robôs totalmente automatizados para carregar embalagens em paletes. As fábricas têm ainda espaços dedicados à saúde, com uma enfermaria que oferece assistência gratuita, uma cafetaria e uma academia para formação e educação contínua. Quando concluído, este parque prevê produzir, diariamente, 610.000 toneladas de alimentos básicos: 180.000 toneladas de arroz, 250.000 toneladas de farinha de trigo e 180.000 toneladas de farinha de milho. Essa quantidade de alimentos é suficiente para alimentar quase metade da população angolana, ou seja, aproximadamente 15 milhões de pessoas.

GRUPO CARRINHO