No início de Fevereiro, o Brandstorming "Covid. Que Marca?" juntou Ana Rita Fernandes (Directora de Marketing da LMC), Diogo Caldas (CEO da Refriango) e Teodoro Fernandes (Director de Marketing da Unitel) numa conversa moderada pelo Director do Expansão, João Armando que em conjunto com Pedro Diogo Vaz (Senior Partner da Superbrands Angola) procuraram perceber as diferentes formas como a pandemia da Covid-19 impactou as Empresas e as Marcas, obrigando a vários ajustes nas suas atividades.

Brandstorming Fev 22 geral02

A pandemia afetou as empresas de várias formas, levando ao fim de operações de muitas delas, mas noutros casos, permitindo a algumas explorar áreas de mercado que sobressaíram, fazendo inclusive surgir novas empresas e negócios que floresceram no contexto pandémico.

Na perspectiva dos enormes desafios destacam-se a rápida necessidade de adaptação que as entidades ligadas à saúde tiveram de conseguir implementar, como referiu Ana Rita Fernandes, no caso do Luanda Medical Center ou a necessidade de, em apenas 3 dias de preparação, conseguir adaptar todos os procedimentos para colocar 800 pessoas a trabalhar 24h sobre 24h, durante 2 meses, como foi implementado na Refriango, porque a Indústria não podia parar para continuar a garantir os bens necessários a nível social, como refere Diogo Caldas. Também no caso da Unitel, refere Teodoro Fernandes, apesar de todos os receios que se colocaram com a pandemia e as restrições, as operações de telecomunicações não puderam parar, obrigando a UNITEL a readaptar as suas operações e a gestão das suas equipas em poucos dias.

Em termos de ensinamentos para o futuro, houve vários aspectos positivos destacados. Apesar da valorização da tecnologia, é evidente que a maior parte das organizações passou a valorizar mais a humanização e a importância das relações interpessoais com as equipas. O E-commerce - que foi muito acelerado como forma de entrega de produtos durante o encerramento do comércio - é outra realidade a que Angola (e Luanda em particular) rapidamente teve capacidade de se adaptar, valorizando também os canais digitais da Comunicação.

Finalmente, uma das grandes lições que a pandemia nos permitiu voltar a valorizar, foi a importância que deveremos dar às tendências, por forma a conseguirmos estar preparados para mudanças bruscas.

Veja o filme em: Brandstorming™ | COVID, que Marca? (Fev'22)

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