EKA
EKA Logo

EKA

EKA é uma cerveja angolana de sabor excepcional, feita à medida do gosto e personalidade dos verdadeiros amantes de cerveja. Ela é a própria imagem de uma tradição cervejeira de excelência e de uma qualidade “premium”.

trivia block illustration

Sabia que?

Na década de 70 a EKA era conhecida como a "Loura Tropical".

Sabia que?

Após os anos de guerra, só em 1994 é que foi possível retomar um nível regular de produção da cerveja EKA.

Sabia que?

Com a instalação de uma segunda linha de engarrafamento, em 2007, a Marca elevou a sua capacidade total de produção de 7 milhões de garrafas, para 20 milhões de garrafas por mês.

Valores da marca

Desde 1971, que na fábrica do Dondo (Kwanza Norte), se juntam às matérias-primas e aos ingredientes da mais elevada qualidade, a água rica em minerais e cristalina do rio Cuanza. É desta ligação que se obtém uma cerveja de qualidade superior e uma das Marcas estrela do Grupo Castel em Angola – a cereveja EKA.

Ao longo dos seus mais de 43 anos de existência, a EKA tem acompanhado a vida dos seus clientes, os seus momentos de partilha, de convívio e de celebração.

Depois da sua juventude, durante a década de 70, a “Loura Tropical” como ficou conhecida, atravessou a década 80 com as dificuldades conhecidas, retomando o seu desenvolvimento durante a década 90 e o ano 2000, quando foi adquirida pelo Grupo Castel, um especialista em bebidas alcoólicas (vinho e cerveja) e um líder global no sector de bebidas, com uma forte presença no continente Africano.

Esta aquisição pelo Grupo Castel, permitiu serem efectuados investimentos significativos em instalações e capacidade produtiva, de forma a melhorar a qualidade da produção, mantendo, assim, a Marca fiel ao seu ADN – a qualidade acima de tudo. O resultado é uma cerveja com um sabor e qualidade reconhecidos por todos os amantes de cerveja “premium” angolanos. Esta cerveja é a própria imagem da Angola de hoje e de quem procura manter uma tradição de bom gosto
e qualidade, que foi reconhecida em prémios em diversas Feiras internacionais.

Produtos e desenvolvimentos futuros

Desde Junho de 2011, a EKA adoptou uma nova garrafa, chamada T21, em vidro descartável que surgiu também com um novo rótulo. Todas estas medidas tiveram como objectivo aumentar a presença da Marca nos pontos de venda por todo o território angolano, em especial nos supermercados. Em 2013, a Marca lançou a EKA Mini (25cl), aumentando assim o seu portefólio com mais opções de consumo e uma imagem mais apelativa fruto de um “lifting” no design da Marca, permitindo desse modo uma maior consistência na comunicação e adequação ao posicionamento que tem definido – a cerveja “premium” de Angola.

Mercado

A EKA é uma das Marcas históricas de Angola, com particular relevância na região
do Dondo onde é produzida. Por conseguinte, a sua presença nas províncias do Zaire, Uíge, Malange, Kwanza Norte, Kwanza Sul, Lunda Norte e Lunda Sul é muito forte.

Em Luanda, a concorrência é mais feroz com a presença de cervejas nacionais e importadas, contando igualmente com um público mais conhecedor e exigente, o que leva a Marca a um maior esforço de comunicação. Conquistar quota de mercado na capital e no sul do país constitui um dos seus objectivos estratégicos.

A EKA tem hoje uma capacidade de produção de mais de 600.000 hectolitros por ano, graças às suas instalações de produção e à sua equipa de 385 funcionários, firme na vontade de consolidar esta Marca que já faz parte da cultura cervejeira de Angola.

Comunicação

A EKA sofreu uma reformulação da sua imagem através de um “restyling” do seu logótipo, que procurou realçar os seus atributos “premium”. Reforçaram–se os tons de azul, amarelo e dourado que marcam o seu carácter elegante e exclusivo, diferenciando-a, também visualmente, da concorrência.

A Marca prevê ainda fortalecer a sua posição no mercado, com uma maior presença em pontos de venda seleccionados, o que se trata de uma aposta clara no segmento Mini (25cl).

Vantagens competitivas

A EKA é produzida na histórica fábrica do Dondo, no Cuanza-Norte. Dado que faz parte do universo do Grupo Castel, tem uma implantação muito mais vasta, abrangendo todo o território angolano, tendo sempre stock disponível para responder às necessidades dos revendedores espalhados pelo País.
A distribuição é vasta e eficaz, chegando rapidamente a todos os locais de Angola, seja em Luanda ou nas restantes províncias. Por outro lado, o Grupo Castel nunca descura a formação dos seus quadros e trabalhadores, entre os quais os que fazem da EKA uma grande cerveja.

A constante monitorização das condições de fabricação, as acções de formação e aperfeiçoamento, os estudos para melhoria da produtividade e a percepção das alterações das necessidades dos consumidores, fazem parte do vasto conjunto de factores que os responsáveis da fábrica do Dondo nunca perdem de vista, e que permitem à EKA estar na vanguarda da produção cervejeira. O futuro da cerveja em Angola continuará a ser azul e amarelo.