ALIMO
ALIMO Logo

ALIMO

A Alimo, a Marca do coração, como é conhecida junto dos seus consumidores, tem actualmente uma vasta gama de produtos alimentares. O seu principal objectivo continua a ser aliar a qualidade à melhor relação custo-benefício, garantido o seu lugar à mesa de todos os angolanos. A Alimo é uma das Marcas alimentares do Grupo Mafcom/Mafricom, presente em Angola desde 2005.

trivia block illustration

Sabia que?

A Margarina ALIMO foi a primeira margarina a ser produzida em Angola e é neste momento um dos campeões de vendas da Marca no mercado nacional.

Sabia que?

Todos os produtos ALIMO são criados especificamente para ir ao encontro das preferências dos consumidores angolanos.

Sabia que?

Em 2021, a ALIMO iniciou a produção de massas e salsichas de aves em Angola.
brand avatar image
Wasim Alimohamed
CEO
Visitar marca

Valores da marca

A Alimo é uma Marca reconhecida pela sua responsabilidade social, área que leva muito a sério no seu dia-a-dia e no desenho da sua estratégia global. Sob a promessa “Apenas o melhor para os nossos consumidores”, a Alimo acredita que é necessário retribuir à sociedade, em geral, e ao seu público, em particular, toda a confiança que estes continuam a depositar nos seus produtos.

A Marca mantém a sua actividade filantrópica em colaboração com Entidades Governamentais e com Organizações Não Governamentais. Em estreita colaboração com estas entidades, desenvolve iniciativas que contribuem para o bem-estar dos mais desfavorecidos e que procuram melhorar, continuadamente, a qualidade de vida de quem mais precisa. A Direcção da Alimo acredita e segue o lema “somos o que comemos” e, por isso, luta diariamente para fornecer produtos de qualidade superior, nutricionalmente equilibrados, a preços acessíveis. Cientes de que os recursos humanos são um factor-chave para alcançar a qualidade de um produto ou serviço, a Empresa procura ainda criar, continuamente, oportunidades de emprego locais.

ALIMO

Produtos e desenvolvimentos futuros

Os produtos Alimo estão inseridos no mercado angolano, na República Democrática do Congo e na República do Congo desde 2011.

Em Angola, e seguindo a vontade do seu Executivo no país de substituir ou reduzir as importações, privilegiando a produção nacional, a Empresa decidiu apostar na diversificação da sua actividade implementando projectos locais. Começou com a venda de óleo de soja, queijo e leite condensado e, hoje, a sua oferta está cada vez maior e mais diversificada, tanto na importação, como na produção e no embalamento local de diversos produtos.

Através de um estudo de viabilidade, realizado em Agosto de 2019, a Marca optou pela implementação de mais um projeto – a já famosa gama Margarina Alimo. Actualmente, a Alimo é reconhecida, não só pelas suas margarinas produzidas e embaladas em Angola, como por muitos outros produtos que constituem o seu portfólio: milho de pipoca, feijão, açúcar, grão-de-bico, arroz (todos embalados localmente), óleo vegetal, entre outros. A mais recente aposta da Marca na produção nacional são a sua gama de esparguete (esparguete e esparguete premium) e as salsichas de frango, de produção 100% Nacional.

O Grupo Mafcom/Mafricom tem apostado, com perseverança, na produção e embalamento nacionais, aumentando assim o seu impacto na economia local, uma tendência que continua no horizonte para os próximos anos. O lema é, e continuará a ser, fornecer produtos de qualidade a preços acessíveis, criando valor e tendo um impacto na vida da população dos países onde está presente.

No futuro, o Grupo continuará a trabalhar arduamente para desenvolver Angola e para construir gerações mais fortes e saudáveis, tudo por um futuro melhor.

ALIMO

Mercado

A distribuição dos produtos Alimo permite-lhe chegar a toda a extensão do território nacional. A localização estratégica dos seus pontos de venda tem sido fundamental para o sucesso da Marca.

Com uma extensa rede de distribuição e produtos de máxima qualidade, a Alimo continua a crescer a um ritmo sustentável e a expandir o seu negócio por todo o continente africano. A sua vasta rede de distribuição apresenta vários desafios, como assegurar a qualidade
dos produtos em todos os pontos de venda das províncias de Angola, bem como garantir a sua entrega atempadamente, sem colocar em causa o compromisso de excelência que a Alimo tem com todos os seus
consumidores.

ALIMO

Comunicação

A estratégia de comunicação da Alimo passa pela sua presença em diversos eventos empresariais, mais focados no B2C (business to consumer), que permitem à Marca ter um contacto mais próximo com os seus consumidores. Paralelamente, e sobretudo no caso da Margarina Alimo e dos cremes para barrar, as redes sociais têm-se revelado um pilar de crescimento da Marca. Nestes canais, são regularmente publicadas receitas que ajudam os consumidores a utilizar os produtos Alimo de forma correcta e variada. Uma inspiração que a Marca oferece e os consumidores agradecem.

ALIMO

Vantagens competitivas

O Grupo Mafcom/Mafricom está presente na República Democrática do Congo, na República do Congo, em Angola e no Gana. Tem escritórios, fábricas e centros de distribuição nestes quatro países. Esta posição estratégica é, sem dúvida, uma mais-valia para a conquista de outros mercados para os produtos Alimo de produção nacional. Nos últimos anos, a Empresa criou uma equipa de técnicos de qualidade que, diariamente, analisa os produtos nos seus laboratórios internos de controlo de qualidade. A Empresa mantém a aplicação de um código de boas-práticas adequado à realidade nacional, e encontra-se em processo de implementação do sistema de gestão da qualidade alimentar HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points). Através de um sistema interno de gestão da qualidade, de uma abordagem preventiva e de uma estreita relação com laboratórios oficiais, a Alimo assegura a máxima qualidade da sua oferta, em toda a extensão do território angolano.

ALIMO