CANDANDO
CANDANDO Logo

CANDANDO

O CANDANDO é uma Marca de distribuição moderna, de capital 100% angolano, que surgiu com o objectivo de melhorar o dia-a-dia das famílias angolanas, através do acesso a melhores serviços, produtos e novas experiências. As suas lojas são espaços que combinam a sofisticação moderna com a autenticidade dos mercados tradicionais, conduzidos por uma equipa que trabalha todos os dias para ser merecedora da confiança e preferência dos angolanos.

trivia block illustration

Sabia que?

• O símbolo do CANDANDO representa o mundo e um abraço que envolvem um centro, transmitindo a universalidade, a proximidade e o foco da Marca. O vermelho evoca o coração angolano, reflectindo a paixão com que desenvolve a sua actividade. O amarelo representa a alegria do povo angolano e o compromisso da Marca em proporcionar, sempre, uma experiência surpreendente e optimista.

Sabia que?

O CANDANDO tem uma Escola de Retalho – a CANDANDO Escola de Retalho (CER), onde forma todos os seus colaboradores.

Sabia que?

75% de todos os produtos frescos comercializados pelo CANDANDO são produzidos em território nacional.

Sabia que?

No âmbito da sua estratégia global de Responsabilidade Social, o CANDANDO já doou 700 milhões de akz em produtos alimentares, a diferentes instituições de solidariedade.

Valores da marca

Sob a promessa “Fica tudo melhor”, o CANDANDO surgiu para transformar o mercado e o país e melhorar a qualidade de vida, não só dos seus clientes, mas também dos seus colaboradores, parceiros de negócio e comunidades onde se insere. Assente em valores fortes – como a Confiança, Angolanidade, Modernidade, Inovação e Qualidade – o CANDANDO aposta no recrutamento e no desenvolvimento de quadros nacionais, empregando directamente centenas de colaboradores. A empresa contribui ainda para o aumento do emprego indirecto, através do desenvolvimento dos seus parceiros de negócio e fornecedores. O CANDANDO trabalha de perto com os seus fornecedores, ajudando-os a planear o crescimento da sua actividade de forma sustentável, valorizando, promovendo e apresentando os melhores produtos nacionais. A empresa assume ainda um papel activo e dialogante junto das comunidades em que insere, partilhando as suas preocupações e procurando soluções para aumentar a qualidade de vida das populações.

É neste âmbito que efectua, diariamente, doações alimentares a diferentes instituições e que, em 2016, lançou o projecto Arredonda que beneficia o Hospital Pediátrico David Bernardino, tendo já entregue a este Hospital 40 milhões de akz em equipamentos e consumíveis de natureza diversa, que nomeadamente ajudaram na renovação da climatização do Hospital.

Produtos e desenvolvimentos futuros

No CANDANDO encontra-se o melhor de Angola: os melhores sabores da terra, toda a frescura do mar, variedade de produtos alimentares e não alimentares e um conjunto alargado de serviços, num espaço que se diferencia pela combinação da modernidade e tradição e pela excelência do seu serviço.

O CANDANDO pretende afirmar-se como o hipermercado de referência em Angola, liderando a preferência e a confiança dos angolanos.

O seu plano de expansão está neste momento focado na abertura de lojas de proximidade no centro de Luanda, que permitem uma maior adaptação às necessidades de cada comunidade.

Mercado

O mercado alimentar em Angola é altamente competitivo, com os clientes a dividirem-se entre os mercados informais e o retalho organizado.

De modo a diferenciar-se no mercado, onde os concorrentes oferecem serviços e preços semelhantes, o CANDANDO procura oferecer uma experiência de compra superior, combinando o melhor dos mercados tradicionais com o melhor da distribuição moderna.
A empresa promove e disponibiliza, diariamente, produtos nacionais com a melhor qualidade e frescura disponíveis em Angola, assegurando, sempre, um serviço de excelência.

De momento, a insígnia conta com três hipermercados – no Morro Bento, Talatona e Viana – e inaugurou, recentemente, três supermercados no centro de Luanda – na Liga Africana, Largo das Ingombotas e Avenida Comandante Valódia. Com estes novos supermercados no centro da cidade de Luanda, a Marca reforça a sua proximidade com as famílias angolanas, respondendo às suas necessidades do dia-a-dia de forma prática, cómoda e eficaz.

Comunicação

O CANDANDO comunica em diferentes plataformas. A comunicação above the line da Marca dá sobretudo visibilidade à oferta CANDANDO dirigida aos momentos de grande consumo na vida dos angolanos e evidencia a democraticidade da Marca.

Em 2018, sob o lema “As mamãs precisam, o CANDANDO tem” o CANDANDO lançou uma campanha onde mostra como a Marca dá resposta às necessidades, anseios e ambições das representantes máximas das famílias angolanas, algo natural para uma insígnia que partilha da mesma missão que as mães, ou seja, levar o melhor às famílias angolanas.

Em 2019, dando continuidade a esta linha e reforçando, uma vez mais, a democraticidade da Marca e o seu esforço de adaptação ao contexto, o CANDANDO lançou a campanha Essenciais CANDANDO, assumindo o compromisso de ter sempre uma proposta de preço baixo nos artigos essenciais à vida das famílias angolanas.

A força da comunicação CANDANDO tem tido reflexo ao nível da notoriedade da Marca, sendo de destacar a sua liderança no ranking do estudo Publivaga da Marktest, em períodos como o Natal, onde tipicamente comunica com formatos disruptivos.

Vantagens competitivas

O CANDANDO é um projecto angolano, para os angolanos e é por isso que a Marca aposta no talento e na produção nacional e tem uma operação focada na entrega de uma experiência única de consumo. A Marca aposta na formação, no progresso e na carreira de todos os seus colaboradores, acreditando que é com base no talento de cada um, que se constrói o futuro da empresa. Nesse sentido, criou a primeira Escola de Retalho de Angola, a CANDANDO Escola de Retalho (CER), onde são desenvolvidas as competências de todos os colaboradores. Aqui, promove-se o sentimento de pertença e de orgulho,
para que cada colaborador tenha um impacto positivo no negócio, sempre com orientação para o cliente e a sua máxima satisfação. Hoje, o CER já ministrou mais de 166.000 horas de formação.

No âmbito da sua política de apoio à produção nacional, o CANDANDO privilegia os legumes, a frutas, o peixe e a carne nacionais, porque têm o sabor único de Angola e porque dessa forma garante o abastecimento regular de uma grande diversidade de frescos, cujo processo de produção consegue acompanhar de perto. A exigência com o cumprimento de normas de higiene e segurança alimentar em todas as fases de produção e a preocupação extrema com a frescura dos produtos que coloca à venda, dão ao cliente a tranquilidade de encontrar no CANDANDO frescos de qualidade superior. O apoio do CANDANDO aos produtores nacionais é também uma forma da Marca contribuir para o crescimento sustentado da economia nacional. Actualmente, é possível encontrar nas suas lojas uma oferta integralmente nacional ao nível das carnes de aves frescas, bovino e porco refrigerado. 80% das frutas e legumes e do peixe e marisco frescos também são adquiridos em território nacional.

Por fim, os espaços da Marca – que combinam a sofisticação de áreas como a área gourmet, a cafetaria e a área de moda e o ambiente tradicional das áreas de frescos -, o cuidado com o cliente e a dinâmica da sua actividade, transportam o cliente para uma loja que surpreende e entrega uma experiência de compra superior.