DSTV
DSTV Logo

DSTV

Há 25 anos, a plataforma DSTV trouxe o mundo do entretenimento internacional para Angola e contribuiu para mudar a forma como os angolanos olhavam para o mundo. A sua presença comercial e o investimento no desenvolvimento de talentos fizeram dela a principal referência de entretenimento televisivo no País. O papel pioneiro da DSTV continua a guiar os seus passos, com a visão é ser a plataforma preferida dos angolanos, enriquecendo as suas vidas com entretenimento e serviços tecnológicos de qualidade.

trivia block illustration

Sabia que?

O lançamento da My DSTV, em parceria com uma bem-sucedida start-up angolana, foi uma abordagem extremamente inovadora no mercado. Foi a primeira app em Angola com opção de pagamento integrado. 

Sabia que?

Com o lançamento do inovador DSTV Móvel, foi possível aos clientes da Marca experimentar o melhor entretenimento da DSTV Angola, independentemente do local onde se encontram, desde que tenham uma ligação à Internet. Com o Catch Up podem ainda guardar os seus programas favoritos para verem mais tarde.

Sabia que?

O Box Office, um serviço de clube de vídeo conveniente e acessível, disponibiliza os mais recentes êxitos de bilheteira, apenas três meses depois de saírem das salas de cinema. Num futuro próximo, a DSTV prevê continuar a lançar soluções inovadoras para os clientes, quer em termos de experiência de visualização de conteúdo, quer em termos de pontos de contacto digitais com a Empresa.

brand avatar image
RUI CONCEIÇÃO

Head of Marketing

Valores da marca

Desde a sua concepção, inteiramente enraizada na cultura africana, a DSTV Angola cultiva valores que tornam a Marca diferenciadora no mercado. O espírito de propriedade com que os seus colaboradores actuam, proporciona uma experiência única aos clientes, através de um atendimento individualizado, com produtos inovadores e um conteúdo verdadeiramente imbatível.

A DSTV Angola é uma empresa apaixonada por contar estórias africanas, de africanos para africanos. A Empresa compromete-se em criar experiências e servir, corajosamente, de plataforma para dar visibilidade a empreendedores locais das indústrias criativas, permitindo-lhes exibir o seu talento, inspirar e revolucionar o mercado, sempre com o propósito de enriquecer vidas.

Usando a tecnologia e a inovação, a DSTV quer estar na vanguarda das tendências do entretenimento, oferecendo mais escolha e criando mais valor para os seus subscritores, com serviços cada vez mais adaptados às suas necessidades e desejos.

Produtos e desenvolvimentos futuros

Desde cedo, a DSTV Angola percebeu que é indispensável conhecer o cliente e que a essência do negócio está no desenvolvimento de conteúdo local. Por isso, a Empresa foi o primeiro operador privado a investir na criação de um canal dedicado à produção de conteúdo local, o Jango Magic. Este canal adaptou formatos internacionais de grande sucesso, como o Big Brother e o The Voice Angola, com a participação de grandes nomes, até então desconhecidos, da televisão angolana. Foi também o berço das primeiras produções privadas de ficção nacional, nomeadamente, “Makongo”, “Casei com a Família”, “Salão de Beleza”, “Cipher” e “Depois das 10”. Produções que lançaram nomes como Sílvio Nascimento, Karina dos Santos, José de Belém, Laurinda Santos, Cláudia de Carvalho, Lelis Tewevekamba, Solange Feijó ou Yuri de Sousa.

Para além disso, deu voz a diversos empreendedores angolanos que, através da DSTV Angola, puderam lançar canais exclusivos e formatos inovadores no mercado. Projectos como o Palanca TV, Vida TV, Banda TV não teriam existido sem o forte compromisso da DSTV Angola com o conteúdo local. 

Com a criação do canal Kwenda Magic, em Janeiro de 2022, a DSTV Angola entrou numa nova era da produção local e elevou o patamar da qualidade das produções em Angola: melhor storytelling visual, maior riqueza do conteúdo dramático e maior 

Mercado

A DSTV Angola faz parte do MultiChoice Group, para o qual é essencial a diversidade de visões e perspectivas na criação de conteúdo para clientes de várias idades e culturas, e com múltiplos interesses.

Nestes 25 anos em Angola, o investimento da plataforma na produção de conteúdo permitiu-lhe apoiar realizadores, produtores, actores e artistas angolanos, promovendo a cultura e o talento nacional e criando oportunidades de emprego.

As produções da plataforma constituíram o primeiro impulso para alavancar as indústrias criativas nacionais e inspirar jovens profissionais a perseguirem o sonho da televisão e do cinema e apostarem no seu desenvolvimento profissional.

Tatiana Durão, Dicla Burity, Dinamene Cruz, Magda Burity, Alfredo Lázaro, Nayela Simões, Luís Sebastian e Lil’Vincy, entre outros, tiveram uma projecção a partir das suas passagens por reality shows da plataforma DSTV Angola.

Foi com paixão e compromisso com o desenvolvimento de conteúdos que Dorivaldo Fernandes, Mawete Paciência, Yuri de Sousa, Beto Max, Eliane Silva, Imperador, Jaime Joaquim, Leonora de Carvalho, Laurinda Santos, Cayaya Júnior, Grace Mendes, Freddy Costa e Neurite Mendes marcaram várias épocas.

Comunicação

Em 2018, graças à MultiChoice Talent Factory (MTF), uma iniciativa de responsabilidade social do grupo, iniciou-se uma nova era na formação de profissionais das indústrias criativas angolanas. Este programa de formação no exterior, melhora as competências técnicas (teóricas e práticas) e o domínio da língua inglesa dos estudantes, abrindo-lhe a porta para o mercado de trabalho. A DSTV Angola orgulha-se de a formação da MTF ter levado um dos seus formandos a dirigir uma série de produção nacional para o canal Kwenda Magic. Paulo Idalécio, formado pela turma MTF de 2020, é co-realizador da série “Njila”, demonstrando o compromisso do programa com o futuro da indústria cinematográfica e de televisão de África. O programa de formação da MTF inclui ainda Master Classes, ministradas por técnicos especialistas em várias matérias, que promovem a inovação técnica e novas formas de abordar os desafios da produção. Com o crescente investimento em conteúdo local, o programa de formação da MTF torna-se cada vez mais relevante para a estratégia da Marca: contar estórias, com mais paixão, melhor técnica e muito mais talento.

Vantagens competitivas

Desde 1998 que a DSTV Angola, através dos seus serviços inovadores, traz diversão e educação às famílias angolanas com a aposta em conteúdos educativos e de entretenimento, abraçando uma identidade local, mas com forte orgulho em ser parte de uma das maiores Marcas do continente berço da humanidade (África).

Para o futuro, a DSTV Angola mantém a promessa de continuar a utilizar a tecnologia e a inovação para conhecer melhor as preferências dos seus clientes, apostando em conteúdos diferenciadores e produtos tecnológicos que oferecem mais comodidade e opções de escolha, a qualquer hora e em qualquer lugar.

A Marca quer continuar ainda a melhorar as suas parcerias estratégicas com os seus stakeholders, a indústria criativa, parceiros e fornecedores locais para criar valor para os seus clientes e accionistas, de forma responsável e sustentável.