EXPANSÃO
O Jornal Expansão fez 15 anos em Fevereiro de 2024. Um tempo em que marcou, de forma única, a informação económica e financeira de Angola, assumindo um papel de liderança na opinião sobre o sector, suportada pela ideia de que “a Confiança se constrói com a Credibilidade”. A Marca é hoje uma referência no País e no mundo.
Sabia que?
Sabia que?
Sabia que?
Valores da marca
Credibilidade, Qualidade, Rigor e Sustentabilidade são a essência do Jornal Expansão e os valores pelos quais norteia toda a sua atuação. Nos últimos anos, o Jornal alargou a sua informação e o seu foco para outras áreas da economia, construiu a sua própria base de dados com estudos produzidos internamente e cruzou essa informação com os números oficiais do país e com os dados que as principais instituições internacionais apresentaram sobre Angola. Por tudo isso, assume-se hoje como a mais importante fonte de informação para as embaixadas, associações setoriais e investidores que pretendem entrar no mercado angolano. O seu maior objetivo é produzir informação de qualidade para que os operadores possam tomar boas decisões.
Produtos e desenvolvimentos futuros
O Expansão é muito mais que um jornal. É também o mais importante promotor de eventos e conferências para os setores da economia e finanças nacionais: tem cinco Fóruns anuais — Banca, Seguros, Indústria, Telecomunicações e Energia — e, em 2023, apresentou um novo, o Fórum Desconstruir, com uma fórmula inovadora para o mercado angolano. O Jornal Expansão tem participado na construção de inúmeras iniciativas com a classe empresarial, instituições públicas e organismos governamentais, sendo muitas vezes chamado a emitir a sua opinião a propósito de projetos estruturantes dessas entidades.
É também frequentemente referenciado na comunicação dessas instituições como suporte das ideias apresentadas. Atualmente, o Expansão está a fazer uma forte aposta no seu site, nas novas tecnologias e na comunicação multimédia, que teve uma face mais visível a partir do segundo semestre de 2023. Vai diversificar a sua relação com os leitores, aproveitando as potencialidades que cada um dos meios ou plataformas apresenta, mantendo em cada uma delas a mesma postura de rigor, verdade e transparência.
O Jornal vai manter nas suas páginas um grupo de colunistas reputados nos mais diversos setores de atividade, um suporte fundamental para a estratégia de inclusão que sempre defendeu, onde todos têm opinião desde que devidamente suportada. O Jornal acredita que o desenvolvimento se faz com a pluralidade de ideias e com respeito pela diferença. No futuro, o Expansão continuará a “abrir” portas a novos talentos que existem no país e que não têm outro espaço onde se possam afirmar.
Mercado
O Grupo Nova Vaga, proprietário do Jornal Expansão, é um exemplo de pioneirismo no mercado angolano. Em junho de 2016, o Expansão e o Novo Jornal, também pertencente ao Grupo, foram os primeiros jornais angolanos a vender as suas edições digitais no Multicaixa, em moeda nacional.
A concorrência no espaço da informação económica e financeira tem vindo a aumentar depois da pandemia de Covid-19, sendo que o Expansão considera isso salutar, desejado e bem-vindo. É um estímulo para todos os que trabalham no Jornal e um sinal de que o mercado que o Expansão tem vindo a “abrir” está vivo e de boa saúde. No futuro, a marca promete continuar a liderar na qualidade, nas notícias e na marcação da agenda económica de Angola, porque o Expansão sabe que é isso que o país espera dele.
Comunicação
Nos últimos anos, o Expansão renovou a sua imagem e as secções do Jornal, reformulou a sua linha editorial e, do lema “Velhos hábitos, Novas leituras”, evoluiu para “A Credibilidade constrói-se com a Confiança”. Esteve como media partner em inúmeras iniciativas de instituições nacionais e organizações internacionais. Juntamente com o Novo Jornal, iniciou uma mega-operação de colocação de expositores personalizados nos principais pontos de venda na cidade de Luanda, potencializando as vendas no formato físico.
Manteve uma presença regular nas principais plataformas eletrónicas, deu início a um projeto multimédia, disponível em vários canais, para apresentar as entrevistas e as reportagens do Jornal em vídeo, associando-se ainda a outros operadores para reforçar a sua exposição mediática.
Vantagens competitivas
O mais importante compromisso do Expansão é com Angola. Ajudar a construir e fazer um país melhor e mais inclusivo, publicando aquilo que mais contribui para o desenvolvimento económico, para a geração e distribuição justa da riqueza, para a imagem e credibilidade de Angola — dentro e fora das suas fronteiras — são os grandes desafios da marca e com os quais se compromete diariamente. Para isso, o Expansão mantém um forte compromisso com a verdade e com a transparência. Verdade nas notícias que produz e transparência no tipo de comunicação que estabelece com os seus leitores.
Na elaboração das suas matérias, o contraditório é obrigatório, o direito à diferença é respeitado e a sustentabilidade das ideias tem sempre uma avaliação positiva. A credibilidade é o património mais importante de qualquer meio de comunicação social, e isso é levado muito a sério pelo Jornal.
O Expansão é uma publicação de confiança para todos os que se interessam por economia e negócios, em geral, e para gestores, quadros médios e superiores, políticos, académicos e estudantes, em particular. Responsabilidade, Rigor, Verdade, Transparência e Seriedade são cinco conceitos retirados do estatuto editorial que conduziram o Jornal a uma posição ímpar na comunicação social angolana, que se pode resumir num outro conceito: Credibilidade. “Se saiu no Expansão, é porque é verdade”, ouve-se muitas vezes nas bocas dos leitores, ou lê-se em posts nas redes sociais. Essa confiança é considerada o “prémio e o maior elogio” que o Jornal, os seus jornalistas, gráficos, fotógrafos e toda a equipa podem receber. É um sinal da credibilidade que o Expansão tem e da importância que “conquistou” na sociedade angolana.
Além do reconhecimento dos seus leitores, o Jornal é também um dos meios de comunicação social mais premiados do país, tendo recebido praticamente todos os galardões nacionais ou empresariais que reconhecem a excelência de jornais e jornalistas em Angola.