FORD
FORD Logo

FORD

A Ford está representada em Angola desde 1926 pelo Importador Robert Hudson, a mais antiga e prestigiada empresa do sector automóvel.

Está hoje presente em Luanda, Lobito, Benguela, Malanje, Lubango, Namibe, Huambo, Cuando Cubango, Bié, Moxico e Cabinda, através de delegações ou agentes.

É líder no mercado das “pick up” e apresenta uma diversificada oferta aos seus clientes, desde modelos utilitários a
SUV de luxo.

trivia block illustration

Sabia que?

A Ford tem uma vasta oferta para os seus clientes, que vai desde o utilitário simples ao SUV de luxo, passando pelos veículos comerciais e de transporte de passageiros.

Sabia que?

A Ford Ranger ocupa o primeiro lugar de vendas no segmento das "pick up" em Angola, pelo 3.º ano consecutivo.

Sabia que?

A Ford é a Marca de automóveis mais antiga em Angola.

Sabia que?

A Ford está presente, através de delegações e agentes, em dez províncias de Angola, cobrindo 65% do território nacional.

Valores da marca

Em Angola, Ford é Robert Hudson e Robert Hudson é Ford. São o motor de Angola desde 1926. Este motor reflecte a antiguidade e a forte presença no mercado.

A Marca tem apostado fortemente na maior e melhor cobertura do território nacional e na criação de infra-estruturas que permitem prestar um melhor serviço aos seus clientes. Também na formação dos seus quadros, a Marca investe nas melhores práticas e técnicas aplicadas à garantia de qualidade que a Ford pretende ter em todo mundo.

Em 2013, Angola foi nomeada como país piloto no grupo dos países da África subsariana para a implementação de um programa internacional da Ford denominado CEM – “Consumer Experience Movement”, um movimento que envolve o público interno na identificação de problemas e soluções para a prestação de um serviço de excelência ao consumidor. A nível mundial, Angola é um país de referência para o projecto.

A Ford apostou também, em 2013, numa política de apoios a projectos culturais e humanitários, dos quais se destacam a parceria com o projecto Palanca Parade, para o qual a Ford desenvolveu a Ranger Palanca, e de responsabilidade social com o apoio ao projecto Criança Feliz.

Produtos e desenvolvimentos futuros

A Ford e a Robert Hudson procuram a melhoria contínua da prestação dos seus serviços aos clientes, nomeadamente em áreas de reconhecida dificuldade, como a das peças e a dos serviços de oficina. Em 2013, foi inaugurada a Central de Peças em Luanda, no Patriota, que centraliza 90% do stock de peças da Marca Ford. Garante uma maior disponibilidade de peças, uma maior comodidade para o cliente e um serviço de entregas em todo o país.

A política de expansão geográfica tem sido progressiva e sustentada. Em 2010, a Ford tinha a sua sede em Luanda, e filiais em Benguela, no Lobito e em Malange. Em 2013 assegura uma cobertura de 65% do território Angolano, com presença em Luanda, Lobito, Benguela, Malanje, Lubango, Namibe, Huambo, Cuando Cubango, Bié, Moxico e Cabinda.

Mercado

A Ford tem apresentado um crescimento regular e sustentado. Entre 2010 e 2013, a Ford cresceu 73% em vendas, em Angola. Os modelos americanos foram aqueles que apresentaram maior índice de crescimento, tendo evoluído 195% entre 2010 e 2013. No importante segmento das “pick-up”, a Ford é líder de mercado desde 2012 com o modelo Ranger.

Comunicação

Em 2013, a Ford desenvolveu um ambicioso plano de comunicação para toda a sua gama e adaptado ao cliente-alvo. Destacam-se as campanhas de preço, para os modelos mais económicos e comercias, e as campanhas aspiracionais para os modelos “Premium”.

A Marca assegurou uma presença regular nos meios de comunicação: na imprensa, na rádio, em outdoors e na televisão. Destaque para a comunicação realizada também nas províncias e com forte impacto na maior procura das viaturas anunciadas nos stands locais.

Em 2013, a Ford estabeleceu uma parceria com o apresentador e jornalista Pedro N’Zagi, que dá voz e representa a Ford em diversos acontecimentos, quer internos, quer externos. Esta parceria reforça a presença da Marca em Angola e junto dos angolanos.

A Ford, a nível internacional, investiu directamente em Angola, durante o ano de 2013, mais de 500.000 USD em comunicação, pelo reconhecimento do trabalho realizado para alavancar a Marca no mercado nacional.

Vantagens competitivas

A Ford em Angola apresenta um crescimento sólido e gradual, apostando numa maior cobertura geográfica, na criação de serviços que constituem mais-valias para os clientes e na formação dos seus quadros.

O Grupo Salvador Caetano tem contribuído fortemente, através de investimento e partilha de conhecimentos, para que a Robert Hudson, e a Ford, se tornem um dos mais importantes operadores do mercado.

Em Angola, a Ford beneficia também de um forte apoio da Marca a nível internacional, com destaque para as áreas técnica e comercial.