GERMOL
GERMOL Logo

GERMOL

GERMOL é uma Marca de higiene pessoal da Shalina Healthcare que teve um impacto significativo na vida de milhões de pessoas na África Subsaariana. O seu objectivo é tornar a higiene e a boa saúde um estilo de vida para todos os consumidores. Presente em importantes municípios e vilas angolanas, a Marca GERMOL vende mais de um milhão de unidades, todos os anos.

trivia block illustration

Sabia que?

GERMOL foi o sabonete anti-séptico pioneiro em Angola. A Marca introduziu no mercado um líquido anti-séptico revolucionário que não só desinfecta as superfícies domésticas como também ajuda no tratamento de feridas e na higiene pessoal em geral.

Sabia que?

Em 2022, através do seu bem-sucedido programa de extensão escolar, a GERMOL impactou com sucesso mais de 30.000 alunos de escolas de Luanda. Este programa visa incutir hábitos saudáveis essenciais nas crianças desde a infância, capacitando-as para incorporar práticas de higiene no seu quotidiano para um futuro mais saudável.

Sabia que?

O Sr. GERMOL, a nova mascote da Marca, é adorado por todas as crianças em Angola.

Sabia que?

A linha de produtos GERMOL é fabricada em instalações de última geração, em cinco países diferentes.
brand avatar image
Anju Agarwal
Business Head for Angola
brand avatar image
Misbah Shaikh
Global Marketing Head
brand avatar image
Shalina Clifford
CEO
Visitar marca

Valores da marca

A Marca GERMOL defende a missão da sua empresa-mãe, Shalina Healthcare: fornecer cuidados de saúde de qualidade aos africanos. Foi lançada com o objectivo de combater a propagação de infecções e doenças causadas por níveis de higiene precários. Através dos seus produtos de alta qualidade e iniciativas educacionais abrangentes, a GERMOL tornou-se um nome familiar em Angola e em várias outras nações africanas. Hoje, a Marca GERMOL é sinónimo de excelência, higiene e saúde da família.

Produtos e desenvolvimentos futuros

A GERMOL tem uma ampla presença em toda a África Subsaariana. Lançada inicialmente como uma Marca anti-séptica e antibacteriana, oferece uma protecção higiénica completa para todas as famílias. Com fórmulas clinicamente testadas e ingredientes de qualidade superior, os produtos GERMOL são desinfectantes e anti-sépticos altamente eficazes. Com a confiança não apenas de milhões de consumidores, mas também de profissionais de saúde, os produtos GERMOL são amplamente utilizados em instalações médicas e domésticas. 

A gama actual de produtos GERMOL inclui anti-sépticos líquidos, creme, sabonetes, sabonetes líquidos e desinfectantes.

Num futuro próximo, com a abertura de uma instalação de produção local de sabão em Luanda, a Marca irá desenvolver formulações superiores e variantes especificamente adaptadas para atender às necessidades dos angolanos. Abrangendo milhares de metros quadrados, a fábrica cumpre rigorosas medidas de segurança e qualidade sem comprometer a excelência. Mantendo-se fiel ao seu objectivo, a Marca irá lançar ainda mais formatos inovadores para dar resposta à mais variadas necessidades de higiene. Ao melhorar continuamente a qualidade dos seus ingredientes e processos, procura garantir que todos os angolanos desfrutam de uma vida mais limpa, segura e saudável.

Beneficiado da forte presença da Shalina em farmácias e hospitais, a Marca GERMOL pretende reforçar a sua distribuição no comércio geral e moderno. Com uma extensa rede de distribuição que chega às áreas mais remotas e rurais, o seu objectivo é estabelecer a GERMOL como a primeira escolha de produtos de higiene. A GERMOL tem ainda planos de expandir a sua presença geográfica para outros países da região.

Mercado

O mercado de beleza e cuidados pessoais em África tem mostrado um crescimento significativo, estimando-se que o mercado de cuidados pessoais tenha uma taxa de crescimento anual de 8%, uma das categorias que mais tem evoluído na indústria de bens de consumo.

Relativamente à realidade angolana, os números apontam para o facto de 61% da população não ter acesso a instalações para lavar as mãos, sendo que nas zonas rurais esse número ascende a 74%, em comparação com 54% nas zonas urbanas. Além disso, apenas cerca de um terço das casas de banho do País são separadas por sexo. Essa realidade representa uma barreira significativa para as meninas, que dependem do acesso a casas de banho separadas e limpas, bem como a instalações para lavar as mãos, para garantir os cuidados essenciais durante os seus períodos menstruais. Segundo a USAID, “quase metade da população de Angola (49,3%) não tem acesso a água potável e (54,7%) dos domicílios não têm acesso a instalações sanitárias adequadas”. Isto mostra a falta de instalações adequadas de higiene pessoal no País e o papel que Marcas como a GERMOL podem desempenhar para colmatar essa lacuna.

Comunicação

A higiene eficaz das mãos é muito importante para assegurar cuidados de saúde seguros e eficientes. É uma medida de saúde pública altamente económica, crucial para a protecção contra várias doenças, como a pneumonia e a diarreia. A Marca GERMOL tem como missão a sensibilização da população com o seu claro posicionamento de “O Escudo da Sua Família”, centrando-se na importância da higiene pessoal e no seu papel na prevenção das doenças associadas. Para isso, desenvolve várias actividades na media tradicional, em mercados, escolas, hospitais e lares de idosos, entre outros. 

No último ano, a GERMOL envolveu-se activamente com mais de 100 escolas, atingindo mais de 30.000 alunos, através da campanha “Lavagem das Mãos”. A campanha teve como objectivo educar as crianças sobre técnicas adequadas de lavagem das mãos, de uma maneira divertida e memorável. Também foram distribuídas amostras de sabão GERMOL para reforçar as boas práticas de higiene.

Nas suas últimas campanhas de comunicação multimeios, a GERMOL apresentou um novo embaixador da Marca – Sr. GERMOL. Este super-herói entregou conteúdos educativos e informativos de forma envolvente e de fácil compreensão, garantindo um impacto duradouro junto do público, em particular das crianças que são o futuro de Angola. A par desta campanha multimeios, a GERMOL vai estender o seu programa escolar para impactar ainda mais crianças, educando-as sobre a importância da saúde e higiene.

Vantagens competitivas

A GERMOL conquistou a confiança e o amor dos angolanos, e tem como objectivo melhorar a acessibilidade a produtos de qualidade e expandir a sua gama para atender às necessidades de higiene da população em Angola. A Marca compreende genuinamente as necessidades e expectativas dos angolanos e empenha-se em ir ao encontro destas. O seu compromisso é reforçado pela produção de produtos de alta qualidade em instalações de última geração, garantindo o cumprimento da sua promessa de excelência. 

Comprometidas com as melhores práticas internacionais, as unidades fabris da Marca obtiveram a certificação ISO 9001:2000 por mais de 15 anos. Estas fábricas possuem ainda a certificação de Boas Práticas de Fabricação (GMP) – ISO 22716, a certificação de Organização de Padrões da Arábia Saudita (SASO) e o Certificado OSHAS 18001, a mais alta certificação para Saúde e Segurança Ocupacional.

A matéria-prima do sabão GERMOL, com um grau de qualidade excepcional 80:20, é proveniente de um dos principais fabricantes mundiais, WILMAR, membro da Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável desde 2004, com sede na Indonésia. A sua utilização mostra o compromisso da Marca com a sustentabilidade e o futuro do planeta.

A Marca mantém ainda altos padrões de qualidade nas suas embalagens. Todos os seus sabonetes são embalados em material PP de 30 mícron, o que os protege contra contaminações e ajuda a manter a sua integridade, reduzindo a perda de humidade. As embalagens dos sabonetes GERMOL são feitas de papelão virgem, ecológico e reciclável.