GRINER
GRINER Logo

GRINER

Adoptando e praticando sistematicamente firmes princípios de ética profissional e de correcção técnica, de atitudes e comportamentos francos e honestos nas suas relações com parceiros, clientes e com a sociedade em geral, a Griner exerce efectivamente e pretende manter-se como uma empresa participativa, empenhada e reconhecida no segmento económico da Construção Civil e Obras Públicas. Criar obra, deixando um legado de qualidade para o futuro, é essa a sua visão e o seu compromisso.

trivia block illustration

Sabia que?

A Griner tem neste momento cerca de 493 mil m2 em construção.

Sabia que?

A Estrada Nacional 225 é um troço com cerca de 152 km, o maior troço adjudicado à construtora até hoje.

Sabia que?

A Griner já construiu mais de 50 agências do Banco Angolano de Investimento, em Angola.

Valores da marca

Perseguindo uma estratégia de crescimento e de desenvolvimento empresarial, a Griner nunca deixa de apostar na solidez, no rigor, na eficiência dos bens e das empreitadas que realiza, apostando na honestidade e na correcção das relações que mantém com os seus clientes, procurando desta forma alcançar uma posição de referência no sector da Construção Civil e Obras Públicas, ao mesmo tempo que, como empresa nacional, contribui necessária e eficazmente para a afirmação de Angola no contexto africano e mundial.

Assim, a par da actividade empresarial e económica que pratica, a Griner assume o compromisso da defesa e da elevação de uma Marca angolana, como sinónimo e demonstração de capacidade de resposta a todos os desafios, em todas as áreas da construção e, desta forma, demonstrar a sua vontade, o seu empenho e a sua contribuição para a criação de um país melhor. Para que tal aconteça, a Griner, em simultâneo com a adopção e aplicação sistemática de valores e práticas empresariais que, entre outros, visam a formação técnica contínua dos seus quadros, incentiva os seus colaboradores na prática consciente de valores estruturantes e orientadores das suas relações com os seus pares e com a sociedade em geral. De entre esses valores destacam-se a Angolanidade, a Inovação, o Humanismo e a Ambição, os quais se configuram como reconhecidos lemas modeladores de atitudes e comportamentos, ao mesmo tempo impulsionadores de auto-estima e promotores da cidadania.

Produtos e desenvolvimentos futuros

Enquanto detentora do nome Griner, a empresa afirmou-se rapidamente no mercado, em várias áreas e competências. Após um natural princípio de actividade que passou pela construção de edifícios de escritórios, residenciais, comerciais e industriais, enveredou de seguida por desafios de maior envergadura e maior impacto técnico de engenharia, nomeadamente construção de infra-estruturas rodoviárias, de distribuição de energia, de abastecimento de águas e de redes de saneamento.

Hoje, a Griner possui mais de 40 obras em carteira, muitas das quais de grande porte físico e de significativa dimensão financeira, espalhadas por todo o território angolano. Entre elas, podem destacar-se: um troço de 152 km de estrada, na EN225, na Lunda–Norte, ligando Quimbonge, Camaxilo e Xaua; as Torres Kianda, na Av. 4 de Fevereiro, em Luanda (obra em consórcio); a 2.ª fase da Assembleia Nacional (obra igualmente em consórcio), bem como outros edifícios de escritórios e de habitação, no centro da cidade capital. Com início previsto para o corrente ano, a Griner tem também em carteira a nova ponte sobre o Rio Kwanza, localizada perto da foz deste rio e próxima da ponte actual, na Barra do Kwanza.

A adopção de um modelo de organização e gestão baseado em unidades de negócio, permite à Griner ganhar e consolidar o seu espaço empresarial e económico no mercado angolano, através de uma intervenção operacional descentralizada, ao mesmo tempo que sustentada numa delegação de competências e na repartição de capacidades técnicas criteriosamente planeadas. Simultaneamente, a Griner pretende aumentar a sua actividade no segmento imobiliário, aceitando e promovendo parcerias, designadamente intervindo de forma directa, ou tão só participando de forma indirecta, nas diversas áreas de actividade do grupo económico no qual se integra.

Mercado

Integrada num relevante sector de actividade económica nacional e que tem aumentado de forma estável a sua quota de participação no PIB – de 3.5% em 2003, para 8.9% estimados em 2012 -, a Griner vem apresentando um crescimento contínuo e consolidado, sedimentado na criação, promoção e valorização de competências, atingindo assim a capacidade de ombrear com os grandes agentes do mercado, alguns deles com mais de 50 anos de experiência. A Griner actua no mercado há já quatro anos, como Griner Engenharia, S.A., tendo hoje cerca de 1250 colaboradores. O mérito e o esforço envolvidos no alcance e na manutenção de uma posição de referência nacional, manifestam-se não só na competição com empresas líder do mesmo sector económico, como também formando parcerias e consórcios com essas mesmas empresas, designadamente para a execução de grandes obras de engenharia. Este  posicionamento no mercado permite à Griner ser reconhecida como uma empresa à imagem do país, atravessando um ciclo de crescimento sustentado.

Comunicação

Em 2010, na sequência da sua reconversão a partir da empresa-mãe Grinaker-LTA, a Griner Engenharia, S.A., adquiriu a sua actual imagem após um processo de “rebranding”, o que também permitiu à Marca assumir uma nova voz e um novo discurso no mercado angolano, designadamente adoptando o slogan “Criamos Obra”. Assim, juntamente com a associação de novas cores que identificam claramente a empresa, simultaneamente com a adopção de uma linha gráfica verdadeiramente distinta e com evidente impacto visual, a Marca transmite ao público-alvo a sua nova personalidade: rigorosa, sólida e audaz, mas acima de tudo, humana. Dois anos depois, a Marca lançou a sua primeira campanha institucional que fez a promoção dos valores e das valências que a empresa já detinha enquanto construtora angolana, à medida que ia conquistando o seu espaço no território e no mercado nacional.
Tal conquista vem fazendo parte e está integrada num plano estratégico abrangente e inovador no sector da construção, onde o planeamento estruturado, a implementação rigorosa e a contínua manutenção da imagem da Marca nas obras se destaca, não só entre a concorrência mas também entre o público-alvo. No que concerne à comunicação interna, a Griner defende uma política de transparência e pertença com todos os colaboradores, onde a informação flui transversalmente e o contributo de todos é valorizado.

Vantagens competitivas

Conforme espelhado nos seus valores e na sua missão, a Griner tem apostado na nacionalização dos seus quadros e, com esse propósito, desenvolveu um modelo de gestão do capital humano que prima pelo esforço na contratação, formação e promoção de jovens talentos nacionais. Nesse sentido, a Griner tem privilegiado a contratação de quadros angolanos para desempenhar funções nas áreas de direcção, gestão e técnica, o que pode comprovar-se no facto de contar actualmente com 100% de directores de obra angolanos. Para conseguir alcançar tal proporção, a Griner vem desenvolvendo programas de oportunidade de carreira para engenheiros civis, arquitectos, gestores e técnicos especializados em medição, preparação, orçamentação e outras áreas e serviços de engenharia e construção. Ao acreditar no potencial dos jovens licenciados angolanos e ao atribuir-lhes responsabilidades de direcção, coordenação e gestão de obras, ainda que suportadas por técnicos experientes, a empresa proporciona uma mais rápida evolução de carreira e consolidação de competências. Deste modo, os objectivos da empresa fundem-se com os objectivos da nação, i. e., crescer, enquanto desenvolve e consolida os seus potenciais empresariais, técnicos, do conhecimento em geral, humanos e sociais.