KERO
KERO Logo

KERO

Há oito anos que a Marca KERO faz parte da vida dos angolanos. Consigo nasceu o conceito de hipermercado em Angola, uma nova etapa no mercado da distribuição do País. Reconhecida como uma referência nacional, é a maior cadeia de retalho e um dos maiores empregadores de Angola. Contribuir para a qualidade de vida dos angolanos, através de uma oferta de produtos e serviços diferenciadora, com os melhores preços de mercado e uma qualidade irrepreensível, tem sido a missão do KERO, ao longo destes anos.

trivia block illustration

Sabia que?

O KERO já conquistou mais de 15 milhões de clientes, desde o início da sua actividade.

Sabia que?

O Cartão KERO tem mais de 2 milhões de clientes, tendo crescido, no último ano, 30% do seu volume de vendas.

Sabia que?

O KERO tem mais de 3000 colaboradores, a quem proporcionou cerca de 52.506 horas de formação, dez vezes mais do que no seu primeiro ano de actividade.

Sabia que?

Em 2018, o KERO doou cerca de 200 milhões Akz a 20 instituições de solidariedade social e o Natal Kandengue permitiu apoiar mais 1400 crianças, nesse ano.

Sabia que?

A página de Facebook do KERO tem mais de 380 mil seguidores. É a Marca de retalho nacional com mais seguidores.

Sabia que?

No seu parque de lojas consta o Maior Hipermercado de Angola, com cerca de 10.000 m2 de área de venda. Uma das maiores lojas de retalho do continente Africano.

Valores da marca

O KERO é uma empresa privada de capitais exclusivamente angolanos que se dedica à comercialização e distribuição de produtos alimentares e não alimentares, através de uma rede de hipermercados e supermercados.

Combinando a qualidade da sua vasta gama de produtos com o preço mais competitivo, o KERO assegura a fidelização e satisfação dos seus clientes.

Mas o sucesso do KERO começa nos bastidores, através da criação de uma cadeia de abastecimento regular que permite aos clientes encontrarem sempre os produtos que habitualmente consomem. Isto, aliado à promoção inequívoca da produção nacional, são os factores de diferenciação do KERO no mercado nacional. O KERO valoriza ainda a aposta nos seus colaboradores, especialmente nos quadros nacionais. O seu programa de recrutamento de jovens nas universidades nacionais e internacionais – Kima – e o seu programa de promoção interna de talento – Top Talent – são excelentes exemplos disso mesmo. Destacam-se ainda a formação interna contínua e a atribuição de vários benefícios sociais aos seus milhares de colaboradores – refeições diárias, transporte, cabaz de Natal, seguro de saúde extensível ao agregado familiar, entre outros.

Produtos e desenvolvimentos futuros

No seguimento de uma política de constante evolução, o KERO pretende continuar a investir no País, contribuindo para o seu crescimento sustentável e assumindo-se como um notável impulsionador da economia e qualidade de vida da população, no quadro da sua expansão em todo o território nacional. Em 2018, abriu mais um hipermercado – o KERO Huambo – que gerou mais de 750 postos de trabalho e permitiu absorver a produção local. Aquando da sua abertura, o KERO identificou mais de 200 produtores e associações de camponeses, nas províncias do Huambo e do Bié, que produziam frutas, mel e verduras e juntou-os à sua extensa carteira de fornecedores. Dentro desta estratégia de investimento no País, há ainda a destacar o Klube Nossa Terra, um projecto dedicado aos produtos nacionais, que tem como principal objectivo dar a conhecer o que de melhor se produz em Angola. Todos os anos, o KERO coloca à disposição dos clientes centenas de artigos – desde bens alimentares a bens não alimentares – como artesanato; calçado; têxteis; quitutes; entre outros. O KERO tem-se aproximado ainda mais dos produtores angolanos, incentivando o consumo de produtos nacionais. Esta aposta na produção nacional contribui, em larga escala, para garantir a sua liderança no mercado e o desenvolvimento económico do sector primário e secundário de Angola.

Para além deste constante investimento nos produtores, o KERO também inova junto dos seus clientes. Foi a primeira cadeia de retalho de Angola a lançar um cartão de fidelização, para particulares e empresas, que permite acumular “eskebra” e bónus. Em 2018, o KERO quis levar este projecto mais longe e transformou este cartão num meio de pagamento, protegido com um código de segurança (pin).

E porque o KERO acredita numa sociedade mais justa e responsável, desde cedo orientou as suas práticas no sentido de apoiar e promover a melhoria das condições de vida das crianças mais desfavorecidas, de vários Centros de Acolhimento. Neste âmbito, desenvolveu o programa KERO Kandengue, que consiste no apoio a um Centro de Acolhimento – entregando diariamente produtos frescos – sempre que inaugura uma nova Loja. Este programa apoia diariamente onze Centros de Acolhimento, com um total de cerca de 2000 crianças e o valor estimado de doação, em 2018, foi de 200 milhões de Akz.

Ainda em 2018, o programa KERO Kandengue foi mais longe e tornou-se no Natal Kandengue, com a participação de todas as Marcas do Grupo Zahara, o Grupo detentor da Marca KERO.

Mercado

O KERO é a maior cadeia nacional de retalho a operar no País, com mais de 40.000 referências de produtos, com os melhores preços, a máxima qualidade e uma garantia de satisfação total ao nível do serviço. Pertence ao Grupo Zahara que integra empresas líder na promoção e gestão de Hipermercados e Supermercados, centros Comerciais e Cinemas, e é reconhecido como o único grupo de retalho presente nas 18 províncias de Angola.

Comunicação

Uma das características que distinguem o KERO é a sua aposta numa comunicação diferenciada e de qualidade, tanto nos principais media, redes sociais, bem como dentro das próprias lojas. Assim, as campanhas de publicidade do KERO têm vindo a promover cinco eixos de comunicação indispensáveis para consolidar a imagem da Marca junto dos seus clientes: a qualidade e a variedade dos seus produtos apoiada por uma cadeia de abastecimento regular, a aposta na produção nacional, um atendimento de excelência e, obviamente, os preços baixos em toda a linha.

Em 2018, o KERO lançou a campanha “Compromisso Preço mais Baixo” em que se assumiu como a cadeia de distribuição nacional com os preços mais competitivos do mercado. Esta campanha implicou uma reestruturação profunda de toda a comunicação nas lojas, tendo sido também amplamente divulgada nos meios de comunicação tradicionais.

A capacidade de inovação da Marca também não foi esquecida: a atribuição de um pin ao seu cartão de fidelidade foi devidamente assinalada na comunicação da Marca, assim como as inaugurações de cada uma das lojas, com destaque para a última inauguração que aconteceu no Huambo e que gerou um grande buzz nos media.

Vantagens competitivas

O KERO criou hábitos, padrões de qualidade e opções para todos os consumidores e fê-lo com uma política de adequação à realidade nacional, de forma a que as novas modalidades de consumo pudessem ser acessíveis a uma faixa etária muito mais alargada de clientes. Apostando na oferta consistente dos preços mais baixos, na diversidade e na qualidade dos produtos disponíveis, na regularidade do abastecimento das lojas e no apoio aos produtores e fornecedores nacionais, o KERO conquistou uma posição de destaque. Preço, qualidade, variedade e grande oferta de produtos nacionais são as linhas orientadoras desta cadeia de retalho.