LUANDINA
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LUANDINA

A LUANDINA é uma cerveja 100% puro malte e 100% angolana, produzida na mais sofisticada fábrica de bebidas em África. Nascida em Angola, feita por angolanos e para angolanos, a LUANDINA representa o melhor que há na natureza e no orgulho de um povo. Uma Marca única e de excelência, que oferece a máxima qualidade e frescura. Uma cerveja que, todos os dias, abraça as suas origens e celebra a sua sede de futuro.

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Sabia que?

As Placas do Naná, criadas pela LUANDINA, são um conceito de franchising para 

Sabia que?

o mercado informal, altamente pioneiro, que visa empregar dezenas de jovens e tem como embaixador o artista Nagrelha. Um projecto da Marca que promove o empreendedorismo jovem em Angola.

Sabia que?

É possível fazer uma visita guiada 360º à fábrica da LUANDINA, no Bom Jesus, acompanhada por uma locução em quatro línguas (português, inglês, francês e chinês). Esta visita permite mostrar ao Mundo o nível de sofisticação e a qualidade do processo de produção da Marca.

Sabia que?

O Bar LUANDINA tem vindo a bater records semanais de audiências na TV Zimbo e nas redes sociais.

Sabia que?

A LUANDINA gravou o seu primeiro projecto de marketing de conteúdo digital, "A Nossa Viagem", em português e em chinês, com 

Sabia que?

o objectivo de mostrar a melhor oferta turística de Angola além-fronteiras.

Valores da marca

Produzida e engarrafada pela SODIBA – Sociedade de Distribuição de Bebidas de Angola, no Bom Jesus, a LUANDINA é uma cerveja apaixonada pelas suas raízes, criada para refrescar o convívio e celebrar a alegria de viver, todos os dias, entre amigos ou com a família. Inspirada em Angola, pela sua gente e identidade cultural, os valores da LUANDINA passam pelo seu espírito comunitário de entre–ajuda, em que a proximidade e a relevância em tudo o que se propõe fazer são as palavras de ordem que pautam a forma como a Marca impacta a vida dos angolanos. Uma Marca que celebra Angola e o que Angola tem de melhor, nas artes, nas paisagens, nas pessoas e na sua cultura quotidiana. A cerveja que brinda aos momentos de festividade e que está presente na adversidade. A LUANDINA está sempre onde estão os angolanos.

Produtos e desenvolvimentos futuros

O mercado de Angola é muito dinâmico e a categoria de cervejas tem vindo a crescer e a aumentar a variedade da sua oferta.

No entanto, a LUANDINA continua a assegurar o seu lugar de destaque, muito por causa do seu carácter inovador. É a primeira Marca angolana a produzir uma cerveja 100% puro malte, com uma embalagem diferenciadora
e um produto de alta qualidade. A produção da cerveja LUANDINA destaca-se das restantes por respeitar a Lei da Pureza das Cervejas, utilizando na sua produção somente três ingredientes: água, lúpulo e malte.

A LUANDINA nasceu em Novembro de 2017 e, a partir desse momento, marcou e inovou o panorama nacional de cerveja, com a oferta de todos os formatos, que vão ao encontro da preferência de cada consumidor. Começou com a LUANDINA em garrafa tara perdida e tara retornável 33cl, em caixas de 12 e 24 unidades e grades de 24 unidades, e com a lata de 33cl, também disponível em packs de 12 e 24 unidades. 

Em 2018, lançou a LUANDINA Mini tara perdida 25cl, oferecendo ao consumidor a máxima frescura até à última gota, num formato ainda mais fácil de beber. Simultaneamente, lançou os barris de 50L e de 30L, o que permitiu aos pontos de venda LUANDINA oferecer uma cerveja à pressão 100% puro malte, em todas as refeições e momentos de convívio. 

Em 2020, e dada a forte procura no mercado, principalmente no mercado informal, de formatos mais pequenos em tara retornável, a LUANDINA lançou a garrafa de 25cl, em grades de 24 unidades.

Mercado

A LUANDINA chegou ao mercado angolano numa fase economicamente bastante complexa. Apesar dos inúmeros desafios que o País atravessou e atravessa, a LUANDINA, enquanto Marca angolana, sempre soube que não podia deixar de nascer, viver e acreditar em Angola. Para além da crise económica instalada no País nestes últimos anos, a pandemia provocada pela COVID-19 obrigou as Marcas a reinventarem integralmente os seus planos e formas de actuação. Com todas as contingências de mobilidade, acessibilidade, escassez e incerteza, a LUANDINA decidiu
que ser uma Marca de referência na vida dos angolanos é estar presente e ajudar o mercado e as pessoas, através de pequenas acções que fazem a diferença. É manter a comunidade artística activa e remunerada, é ajudar os promotores e produtores de eventos a conseguirem fontes alternativas de rendimento. É dar a mão aos clientes para que não fechem ou para que reabram os seus negócios. E é cimentar novas parcerias com quem genuinamente quer fazer acontecer: Administrações Municipais, Associações e Fundações, artistas e pessoas individuais com visão, empreendedorismo e sentido de responsabilidade.

Para além da presença nas 18 províncias de Angola, a LUANDINA expandiu-se para diversos mercados internacionais: China, Portugal, África do Sul, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, entre outros. 

Uma Marca verdadeiramente empenhada em oferecer ao Mundo o melhor de Angola.

Comunicação

A evolução da estratégia de comunicação da LUANDINA, sempre com o foco na proximidade e na relação com o consumidor e o público em geral, colocou a tónica na humanização da Marca, na responsabilidade social, na relevância do conteúdo e na intervenção junto das dinâmicas mais informais. A LUANDINA decidiu estar onde faz efectivamente a diferença.  

Para apoiar mais os seus parceiros a Marca reinventou a sua forma de comunicar em tempo de crise. Investiu em conteúdos diferenciados, que permitiram ao público estar em contacto com os seus artistas preferidos e conhecer grandes revelações no mundo da música. Através do projecto Bar LUANDINA, a Marca abraçou o desafio de apoiar os artistas, os produtores e os promotores, e democratizar o acesso à música, dentro e fora de Angola. Os angolanos passaram a ter acesso a um espectáculo musical, disponível através da televisão ou dos meios digitais.

Esta nova forma de comunicar reforçou a presença da Marca nos meios digitais, ampliando o alcance dos seus conteúdos exclusivos. Por exemplo, através do projecto “A Nossa Viagem”, os angolanos ficaram a conhecer o melhor do seu País, sem saírem de casa ou do conforto do seu sofá. 

A LUANDINA comunica também através de murais de arte urbana, que revitalizam vários espaços públicos, como praças centrais e paragens de táxis. No âmbito do projecto “LUANDINA Mora no Meu Bairro”, a Marca criou novas e mais interessantes condições de espera e mobilidade, dando exposição a trabalhos artísticos que, de outra forma, só estariam acessíveis em galerias de arte ou em catálogos.

Vantagens competitivas

A grande vantagem competitiva da cerveja LUANDINA, enquanto receita, é ser produzida apenas com cereais da mais alta qualidade, respeitando a Lei da Pureza, o que faz dela uma cerveja com uma qualidade superior a todos as outras produzidas em Angola. Sem corantes nem conservantes, a LUANDINA é uma cerveja 100% natural e 100% puro malte. 

A estratégia de distribuição da LUANDINA, altamente capilarizada, tem tido um papel muito importante na sobrevivência e crescimento da Marca. Mesmo num período especialmente desafiante, como o que se vive actualmente, a Marca não deixou de acompanhar todos os seus clientes, vendendo porta-a-porta, entrando dentro do coração dos bairros, com um preço acessível a todos, garantindo assim uma dinâmica cadeia de valor e o cumprimento da sua missão de assegurar a proximidade e a sustentabilidade dos seus stakeholders.