MILLENNIUM
O Banco Millennium Angola reflecte, hoje, a vitalidade do mercado financeiro angolano, tendo a ambição de chegar a uma quota de mercado em linha com as exigências e o dinamismo de um mercado mais competitivo. A sua missão passa por apoiar o desenvolvimento e crescimento económico de Angola, assumindo um papel-chave na bancarização do país, através da oferta de produtos e serviços financeiros inovadores e portadores de valor acrescentado para
os Clientes.
Sabia que?
O Banco Millennium Angola foi reconhecido por diversas publicações internacionais, das quais se destacam: dois anos Best Foreign Bank em Angola (Emeafinance); Banco do Ano (The Banker) pela segunda vez consecutiva; Melhor Banco (Euromoney); Melhor Grupo Bancário (World Finance); Banco Mais Inovador (Emeafinance); Marca de Excelência (Superbrands Angola).
Sabia que?
Em 2013, o Banco desenvolveu as capacidades de "straight through processing" (pagamentos electrónicos via site Millennium Angola) que recebeu o atestado de qualidade de software, com base na Norma ISO/IEC 25010 das empresas ISQapave e SQS Portugal - Sistemas de Qualidade de Software.
Sabia que?
A estrutura accionista do Banco é composta por: Millennium bcp 50,1%, Sonangol 29,9%, Banco Privado Atlântico 15% e Globalpactum 5%.
Valores da marca
O valor da Marca Millennium Angola encontra-se extremamente dependente da eficácia da comunicação e do seu nível de notoriedade, da lealdade à Marca, da qualidade percebida e da imagem de Marca, e contribui de forma crítica para o valor do Banco como um todo.
A confiança, o respeito pelas pessoas e pelas instituições, o enfoque no Cliente, a ética, a responsabilidade e a vocação de excelência são os valores do Banco Millennium Angola, reconhecidos na solidez, credibilidade, eficácia, qualidade, dinamismo e inovação atribuídos à Marca.
O Millennium não receia o futuro, é um Banco que está atento à mudança social e tecnológica; que procura antecipar o amanhã e aposta na criatividade como garantia de actualização permanente; que acredita que a confiança é um valor intrínseco e que para ter um lugar no mercado é preciso conquistar um lugar na sociedade.
É um Banco integrado na vida dos Clientes e que reconhece o papel do sector financeiro na promoção do desenvolvimento sustentável. Usa o crédito para incentivar a inovação e o empreendedorismo, bem como a inclusão dos desfavorecidos. No entanto, as suas acções não estão limitadas ao negócio. O bem-estar da comunidade e o seu desenvolvimento merecem a garantia da sua melhor atenção, sendo que o Banco pratica uma política de patrocínio e responsabilidade social coerente, apoiando a cultura, música e instituições de solidariedade que se dedicam a causas maiores.
Produtos e desenvolvimentos futuros
O Banco Millennium Angola procura oferecer um serviço diferenciador, inovador e adequado às necessidades financeiras de cada segmento de negócio: Particulares & Negócios e Empresas & Corporate.
Ao longo do ano de 2013 foram lançadas novas aplicações financeiras como o Depósito Mais Amigos, no qual os Clientes que trazem outros ao Banco vêem a sua taxa de juro incrementada; o Depósito Renda Certa, com taxas de juros atractivas em AOA e USD; o Plano Poupança Júnior, para Clientes que queiram fazer uma poupança para as crianças; e o Crédito Pessoal Super Ágil, que ajuda os Clientes a realizarem os seus desejos de forma rápida e vantajosa.
Foram também lançados serviços de Mobile Banking, Leasing e Factoring, venda de Seguros (parceria com a GA Angola Seguros S.A. e Universal Seguros) e serviços de Internet Banking. No âmbito do programa “Angola Investe”, o Banco preparou-se com o desenvolvimento de sistemas e com a formação de colaboradores para este programa tão estratégico, que visa estimular o empreendedorismo nacional, apoiando o crescimento das empresas angolanas e da economia do país. Em resultado do seu forte empenho, o Banco Millennium Angola lidera o Programa em número de financiamentos e montante desembolsado, sendo já responsável pela criação de mais
de 5 mil novos postos de trabalho.
Mercado
Com apenas oito anos de existência no mercado, o Banco ultrapassou já os 400 mil Clientes, emprega 1.085 colaboradores, passou de três Balcões, em 2006, para os actuais 82, sete centros Prestige e seis centros de empresas e Corporate, um dos quais vocacionado para a Indústria Petrolífera, totalizando assim 95 espaços comerciais.
O “know-how” obtido pela integração num grande grupo multinacional que tem já uma metodologia de segmentação muito testada, com adequado posicionamento da Marca, o forte crescimento da rede de balcões pelas diversas províncias do País e um comportamento comercial pró-activo e centrado na utilidade ao Cliente, constituem as chaves-mestras da estratégia comercial e explicam o forte crescimento do Banco.
Comunicação
Desde 2010 que a cantora Yola Semedo é o rosto e protagonista regular das campanhas publicitárias do Banco Millennium Angola, dadas as suas características pessoais e de imagem que se adequam de forma coerente aos valores da Marca Millennium Angola. Esta parceria tem reforçado positivamente os níveis de reconhecimento espontâneo da Marca e contribuído para o crescimento do negócio. Na sua estratégia de comunicação, em 2013, o Banco passou também a contar com a participação do reputado apresentador Ernesto Bartolomeu, que protagonizou a campanha institucional dos novos Centros Prestige “Ser especial é ser prestige”.
No domínio cultural, o Banco tem contribuído para o desenvolvimento da cultura angolana, sendo que em 2013 inaugurou a exposição “Arte Partilhada” no Instituto Camões – Centro Cultural Português, onde apresentou a sua colecção particular de pintura Angolana. No âmbito do apoio aos Artistas Nacionais, o Banco teve a honra de patrocinar duas exposições de conceituados artistas plásticos Angolanos – Marco Kabenda e VAN.
Na quadra natalícia, a verba destinada a presentes reverteu num donativo a favor da Cáritas Angola para a construção de uma casa no Cacuaco, onde será possível acolher, alimentar e educar crianças carenciadas.
Vantagens competitivas
Pioneiro em Angola na abertura de 48 Balcões aos Sábados de manhã, o Banco Millennium acrescenta, assim, mais um “dia útil” de
serviço aos seus Clientes, servindo-os com maior conveniência.
A sua equipa é constituída por um conjunto de pessoas competentes, com elevada capacidade técnica e conhecimento do sector, fortemente motivadas em volta de objectivos comuns. A combinação destes factores resulta no desenvolvimento de produtos e serviços verdadeiramente inovadores.
O investimento na formação contínua mantém–se uma prioridade para o Millennium. Ao longo de 2013 realizaram-se mais de 4.500 horas de formação, o que abrangeu cerca de 90% dos seus colaboradores.
A Academia Millennium Atlântico, por exemplo, é um projecto que tem como promotores a Sonangol, o Banco Privado Atlântico e o Banco Millennium Angola e que pretende formar, na área financeira, banca e seguros, cerca de 10 mil angolanos até 2015.
O Banco deu continuidade à atribuição de bolsas de estudo a jovens talentos de sucesso. Em 2013 foram atribuídas quatro bolsas externas a alunos da Universidade Agostinho Neto e Católica e duas bolsas internas concedidas a colaboradores do Millennium.