N’GOLA
A N’GOLA é uma Marca do portefólio de cervejas do Grupo Castel em Angola, e ambiciona atingir o estatuto de Marca de culto, reconhecida por representar um produto de qualidades únicas, e um marco de identificação de uma região e um povo, procurando desse modo ser a primeira escolha do consumidor na categoria de cervejas.
Valores da marca
A 11 de Maio de 1974, na Huíla, nasceu uma cerveja que se tornou um ícone da região que a viu nascer: NGOLA.
Na língua quimbundo, a palavra Ngola significa força. No Kikongo significa rigor, robustez, fortaleza ou força. Na história de Angola, Ngola foi o título de um Rei Mbundu, o Rei Ngola Kiluange kya Samba, cujo o aportuguesamento do nome deu origem à palavra Angola.
É sobre essas matrizes que a cerveja NGOLA se posiciona no mercado: como uma Marca de força, que resiste às adversidades, fiel aos seus consumidores, aos seus valores e às suas características intrínsecas, que a distinguem das restantes cervejas angolanas.
O seu aroma sofisticado, a sua frescura inigualável e o seu sabor único, fazem dela a “Lager Beer” mais apreciada no país, justificando assim o seu slogan: N’GOLA é Angola.
A excelência é o mínimo que a Marca exige: desde a escolha das melhores matérias-primas, ao seu rigoroso processo de transformação, que resultam numa cerveja excelente para consumo.
Juntamente com o orgulho da mão-de-obra que a trabalha, e com os ingredientes da mais elevada qualidade, é inevitável referir que em todo o processo que culmina com a fabricação desta excelente cerveja, a Mãe-natureza tem um papel crucial, pois brindou a região da Tundavala com uma água inigualável.
A Marca ambiciona ser sempre a primeira escolha do consumidor. E mais do que isso, ser um marco de identificação da região e do povo, ser uma Marca de culto: a fortaleza da qualidade da cerveja na região Sul do País.
Produtos e desenvolvimentos futuros
A cerveja N’GOLA pode ser apreciada em garrafas retornáveis de 310ml e no formato único em Angola de 500ml, que os consumidores carinhosamente apelidaram de “túbia”. A garrafa de 310ml também pode ser encontrada em formato não retornável. Para os apreciadores de um bom fino, a N’GOLA comercializa barris de 50lts e 30lts.
Qualquer que seja a escolha do consumidor, em garrafa ou em fino, este estará sempre diante de uma cerveja única no seu aroma e paladar.
Mercado
A cerveja N’GOLA é fabricada na cidade do Lubango, província da Huíla, mas a sua qualidade permitiu que conquistasse toda região Sul do País. Nas províncias da Huíla, Namibe e Cunene, a Marca detém cerca de 90% da quota de mercado. Cuando-Cubango, Benguela e Huambo já têm, também, uma presença bastante forte da Marca. Mesmo sem estar implantada ainda em outras Províncias, a cerveja N’GOLA é consumida, embora em pequena escala, por quase todo o país.
Comunicação
A Marca N’GOLA é original e dinâmica. As suas campanhas de comunicação são sofisticadas e joviais, por vezes arrojadas para transmitir maior emotividade e permitir uma conexão e interacção com o público-alvo que pretende atingir. Focam-se sempre na região que a viu nascer, seja através de paisagens ou da presença de figuras públicas ligadas umbilicalmente à região.
A comunicação da Marca procura ser sempre diferente, passando por vários meios, como TV, material e decoração de pontos de venda, pinturas de paredes e muros, rádio, entre outros. Acções inovadoras, como a criação do festival de música N’GOLA Live, os concursos Miss Cerveja N’GOLA e DJ N’GOLA, por exemplo, são fundamentais para um relacionamento envolvente entre a Marca e o consumidor. A N’GOLA está sempre presente no quotidiano dos habitantes do Sul de Angola. As acções sociais com a Miss Cerveja N’GOLA (Cicilley de Sousa), o apoio aos eventos culturais com o rosto masculino da Marca (músico da produtora Galáxia, Melvin), bem como o patrocínio aos desportistas locais (piloto de Superbikes Erikson Carvalho e antiga campeã angolana em maratonas, Ana Isabel), são exemplos de algumas das activações da Marca. Paralelamente, a cerveja realiza vários “happy hours”, caldos e festas nos vários pontos de venda N’GOLA. As festas da Nossa Senhora do Monte, que acontecem anualmente em Agosto no Lubango, albergam inúmeras actividades sociais, recreativas e desportivas ao longo do mês e têm a N’GOLA como o seu principal parceiro, há mais de 10 anos. As Festas do Mar no Namibe e as Festas de Ondjiva são também coloridas e enriquecidas com a presença da Marca. O aspecto social das comunidades em que está envolvida, é outra das bandeiras da Cerveja. O apoio a lares de crianças e idosos, escolas e projectos culturais e desportivos, indicam a materialização das acções sociais dos profissionais da N’GOLA.
Vantagens competitivas
A qualidade da cerveja N’GOLA, já premiada internacionalmente por diversas vezes, é apenas um estímulo para a Marca, que ambiciona um melhoramento e superação contínuos, que vão desde a qualidade das suas matérias primas, como a água que utiliza, à distribuição da Marca e formação de recursos humanos. A água da Tundavala, com que é produzida a cerveja N’GOLA, nasce a aproximadamente 2000 metros de altitude e as suas características físicas são ideais para o fabrico de cerveja. A N’GOLA garante a entrega rápida e gratuita do produto ao cliente, graças a um sistema de distribuição dinâmico e eficiente que está implementado na região Sul e cobre aproximadamente 420.000 km2. Há mais de um ano, que a N’GOLA forma gratuitamente os funcionários de vários estabelecimentos onde é vendido o fino N’GOLA. A formação contempla matérias que vão da higiene ao funcionamento e manuseamento das máquinas.