NOVA SOTECMA
NOVA SOTECMA Logo

NOVA SOTECMA

A Nova Sotecma afirma-se como uma empresa de excelência em Angola,  reconhecida pelos sectores da indústria e da construção, como fornecedora de soluções, produtos e serviços de confiança, nas áreas da manutenção industrial, soldadura, equipamentos de protecção individual e segurança contra-incêndios, sistemas de bombagem e abastecimento de água, assistência técnica e formação especializada.

trivia block illustration

Sabia que?

Ao abrigo do projecto de responsabilidade social, a Nova Sotecma entregou diverso material à Congregação das Hermanas Oblatas del Santíssimo Redentor, no Lobito. Fez também um importante trabalho no Orfanato Mamã Muxima, em Luanda, nomeadamente através da doação de produtos que comercializa e material que fabrica.

Sabia que?

A Nova Sotecma foi a primeira empresa angolana a obter a Certificação ISO 9001, pela empresa alemã TÜV Rheinland.

Valores da marca

Com sede em Luanda e filiais em Viana e no Lobito, os valores da Marca Nova Sotecma baseiam-se numa estratégia de prestação de serviços de qualidade, orientada para o cliente e numa forte ambição de crescimento, assente na Inovação, Qualidade, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

A atenção para com os seus colaboradores em particular, e para com a sociedade, em geral, garante-lhe a criação de valor para o país e assegura um crescimento sustentado e contínuo da empresa, que prepara o futuro com base num presente consciente.

Produtos e desenvolvimentos futuros

Há 19 anos, a Marca iniciou um processo de renovação e revitalização de uma estrutura que, de um período áureo de implantação no mercado das indústrias agrícolas (milho, mandioca e café), passou a um período estatizado e de actividade agrícola e industrial decrescente, até à quase inactividade de 1994.

Em 1995, a empresa foi refundada com o nome de Nova Sotecma, reposicionando-se como uma empresa comercial com alguma actividade produtiva, com aspirações a ser o parceiro da indústria angolana no fornecimento e prestação de serviços para a manutenção industrial, segurança industrial e bombagem de água.

Passados 19 anos, a Marca considera que os objectivos traçados foram alcançados.

A notoriedade da Marca cresceu e alargou a comercialização de produtos a Marcas-líder mundiais. A prioridade é dar continuidade ao plano de expansão territorial para os próximos anos.

Mercado

O país está num processo de revitalização do tecido empresarial, implantação de novas indústrias e desenvolvimento económico.

A Nova Sotecma tem adaptado a sua gama de produtos à evolução do parque de equipamentos instalado em Angola e tem crescido sempre mais que a taxa de crescimento do país.

As apostas para 2014 são: expansão territorial, tendo inaugurado mais uma filial em Viana e estando prevista uma nova área comercial na Catumbela; e o contínuo empenho no desenvolvimento de Angola – 95% dos trabalhadores Nova Sotecma são angolanos.

Comunicação

Em 2008, a Nova Sotecma apostou no seu total “rebranding” e numa assinatura que lhe confere patriotismo: “A Marca da Indústria Angolana”.

Esta nova imagem vai ao encontro do posicionamento da Marca: uma empresa idónea, presente no mercado há mais de 60 anos, com os olhos postos no futuro e muita sede de crescer, confiante na sua qualidade, quer na prestação de serviços, quer na comercialização de Marcas profissionais topo de gama.

Seguiu-se a campanha “A Nova Sotecma Tem”, que foi um sucesso e que pretendeu chegar ao grande público, tratando-se da primeira fase da estratégia de comunicação da Marca. Num segundo momento a Nova Sotecma lançou

a campanha “Não complica”, redireccionando a comunicação para um público-alvo decisor. Em 2014, com o lançamento de uma nova campanha, a Marca pretende consolidar a comunicação institucional, reforçando o seu reposicionamento na área dos serviços.

A empresa tem mantido ainda presença assídua nas principais feiras de expositores (FIB e Projekta) e apostou numa estratégia de marketing promocional pontual, com vista a um “push” das vendas.

A Marca acredita que a aposta nas novas tecnologias é o futuro. Assim, como empresa líder de mercado, acompanha as tendências e está preparada para essa aposta. Fazem parte da sua estratégia de marketing e comunicação, as redes sociais Facebook e LinkedIn.

O  website, lançado há cinco anos, reúne a informação institucional e permite agilizar o processo de compra através de “pedido de orçamento”, estando prevista a evolução para a “compra online”.

Vantagens competitivas

Com instalações próprias em Luanda, Lobito e recentemente em Viana, a empresa tem previsto continuar o seu plano de expansão, desta vez na Catumbela. Desta forma, haverá um aumento da gama de produtos e um incremento da prestação de serviços, numa relação de maior proximidade e envolvimento com os actores locais e a indústria angolana em geral.

A Nova Sotecma ambiciona ser uma empresa de excelência em Angola, reconhecida pela indústria e pelos profissionais da área, como uma entidade fornecedora de soluções, produtos e serviços de confiança.

Estabeleceu uma relação de parceria com as principais Marcas que comercializa, das quais se destacam: a SKF, produtos e serviços de manutenção industrial; a Grundfos, equipamentos de bombagem; e a Kaeser, ar comprimido. A Marca comercializa produtos internacionalmente reconhecidos, presta serviços de qualidade e assume-se como uma empresa de Confiança, com preocupações na área da Responsabilidade Social. Consciente das fragilidades da sociedade, apoia projectos que promovem a qualidade de vida das populações. A Marca implementou ainda o Sistema de Gestão da Qualidade que lhe concedeu a Certificação ISO 9001 pela TÜV Rheinland.

Vencedora do Prémio de Boas Práticas Sinase 2013, a Nova Sotecma conta, hoje, com mais de 130 colaboradores, sendo uma referência para a indústria no fornecimento de máquinas, equipamentos e ferramentas de qualidade.