SOL
SOL Logo

SOL

No início da sua actividade, o Semanário SOL traçou como objectivo a liderança nacional no segmento da imprensa escrita e a conquista de um posicionamento de destaque na vertente online. Em 2015, o Jornal mantém o mesmo objectivo para Angola, ambicionando ainda fortalecer o seu posicionamento de referência no segmento dos semanários lusófonos, com a missão de ser um jornal de informação de referência, pautado pelo rigor, inovação e criatividade editorial.

trivia block illustration

Sabia que?

O Jornal SOL também faz outros trabalhos editoriais, como a Revista VIVA!, da TVCabo Moçambique; o anuário da AIA – Associação Industrial de Angola; a Revista DWINE, da distribuidora Atlanfina; entre outros.

Sabia que?

O SOL é  parceiro das empresas organizadoras de feiras – Eventos Arena e FIL (Feira Internacional de Luanda).

Sabia que?

O Semanário elabora os cadernos oficiais temáticos das feiras, que são depois distribuídos juntamente com o Jornal, em Portugal e Angola.

Valores da marca

Desde o primeiro momento que o Semanário SOL se guiou por um conjunto de valores muito bem definidos, que não podiam deixar de estar presentes num jornal que se afirma livre e isento. Um semanário que é irreverente mas não inconsciente. Que sabe ser influente mas não propagandístico. Um jornal que surpreendente mas não é sensacionalista. Uma referência jornalística institucional mas não convencional.

Produtos e desenvolvimentos futuros

O Semanário SOL, para além do jornal propriamente dito, oferece aos seus leitores um conjunto de cadernos que se complementam, com as mais diversas e actuais temáticas.

O “Primeiro Caderno” aposta na investigação e aprofundamento dos grandes temas da semana. O “Confidencial” é um suplemento dedicado à Economia e Negócios. A “Caju” é uma revista atenta ao mundo, onde se pode encontrar o melhor do jornalismo e do entretenimento.

A “Trabalho & Lazer e Casas & Ideias” é uma revista única de duas faces, lançada no início de 2011: uma das faces é dedicada ao Emprego & Lazer e a outra a Casas & Ideias.

No universo digital, o SOL dispõe de um website com toda a actualidade noticiosa angolana que complementa a sua edição em papel, bem como uma aplicação para “smartphones” que vem complementar as versões em papel e online. O Semanário tem ainda previsto num futuro próximo assinaturas digitais do Jornal para PC e “tablets” que utilizam o sistema operativo Andróide.

Mercado

O mercado jornalístico em Angola tem assistido a uma evolução que passa não só pelo aumento de títulos, mas também por uma melhoria gráfica da imprensa na sua generalidade. Este salto qualitativo, no conteúdo e na forma, resulta num estímulo constante para a equipa do SOL.

O esforço colocado no desenvolvimento do País é outro dos motivos que aumenta a ambição da Marca que embora se assuma como uma referência lusófona, continua a apostar numa cada vez maior “angonalização” dos seus conteúdos.

Comunicação

A comunicação adoptada pelo Semanário SOL está estrategicamente dividida em duas vertentes: a “Comunicação aos Leitores” e a “Comunicação aos Anunciantes”.

A “Comunicação aos Leitores” tem como principal objectivo o aumento da notoriedade da Marca junto dos seus leitores. Para tal, o semanário desenvolveu duas abordagens diferentes: na primeira destacou os valores da Marca (exemplo: isenção) e o seu posicionamento no mercado; na segunda optou por promover as suas acções de marketing e fidelização, como o desenvolvimento de colecções que são oferecidas juntamente com a compra da edição, e implementadas ao longo do ano. Por norma, são acções direccionadas aos mais jovens, como por exemplo as colecções de DVD’s, livros ou cromos com personagens conhecidas, etc.. Estas acções são suportadas por campanhas de comunicação multi-media: televisão, rádio, imprensa, outdoors e material no ponto de venda.

Por outro lado, a “Comunicação aos Anunciantes”, focada e direccionada aos anunciantes e potenciais anunciantes, pretende realçar todo um conjunto de vantagens competitivas que o SOL oferece face aos seus concorrentes directos e indirectos, tendo em vista a captação de uma importante parcela do investimento publicitário. Um excelente exemplo é o facto do semanário ir em simultâneo para as bancas, à sexta-feira, em Angola e Portugal. Esta comunicação conta com e-mails marketing, “newsletters”, acções focadas e desenvolvidas junto dos principais anunciantes, entre outros suportes pertinentes para o cumprimento do objectivo da Marca.

Vantagens competitivas

Distinguido pelo 2.º ano consecutivo pela Superbrands em Angola, o Semanário SOL é o único meio de comunicação social que marca presença em Angola e Portugal. A publicação já foi premiada, nomeadamente, pela edição de 2011 dos prémios PAPIES que distinguiu o SOL com uma Menção Honrosa para Melhor Impressão. Estes prémios são uma iniciativa da Revista do Papel e têm como objectivo distinguir a qualidade dos trabalhos gráficos realizados pelas empresas do sector.