SONANGOL
SONANGOL Logo

SONANGOL

A Sonangol é um exemplo de competência e confiança, uma referência em África e no mundo, cumprindo assim a dupla tarefa de se realizar como empresa integrada e actuar como força produtora e transformadora dos recursos petrolíferos em Angola.

trivia block illustration

Sabia que?

Na edição de 2009 da Feira Internacional de Luanda, a Sonangol ganhou 2 “Leões de Ouro” (melhor stand do Pavilhão dos Petróleos e melhor stand da FILDA).

Sabia que?

A Sonangol tem duas publicações trimestrais de distribuição gratuita. As “Revista Sonangol” e "Sonangol Universo" têm como missão dar a conhecer as actividades do Grupo aos trabalhadores da empresa e ao mundo exterior.

Sabia que?

Tendo em conta a actuação internacional do Grupo Sonangol estas revistas são publicadas em duas línguas - Português e Inglês.

Sabia que?

Através da ESSA (Empresa de Serviços de Sondagens de Angola) a Sonangol oferece, entre outros, serviços de formação em segurança industrial para o sector petrolífero.

Valores da marca

Criada em 1976, a partir da nacionalização da Angol, a Sonangol é concessionária exclusiva para a exploração de hidrocarbonetos líquidos e gasosos no subsolo e na plataforma continental de Angola. As suas actividades abrangem a prospecção, pesquisa, desenvolvimento, comercialização, produção, transporte e refinação dos hidrocarbonetos e dos seus derivados, actividades que podem ser desempenhadas de forma autónoma ou em associação com empresas estrangeiras.

Neste contexto, a Sonangol trabalha para se tornar uma referência no mercado internacional e, em particular, no mercado africano, cumprindo a dupla tarefa de se realizar como empresa integrada e de actuar como força transformadora de Angola. Com esse objectivo, concretiza os pressupostos fundamentais de uma empresa inserida na economia de mercado (investimento em tecnologia, orientação para o cliente, conduta ética, comprometimento com as comunidades onde actua).

Para além disso, a Sonangol assume integralmente, o seu papel de empresa pública, cujas conquistas devem reverter directamente a favor do desenvolvimento sustentado do seu país.

Concentrada na sua visão, a Sonangol procura orientar-se para: a diversificação das suas actividades; o desenvolvimento da refinação, da comercialização de petróleo e da distribuição de derivados.    

Produtos e desenvolvimentos futuros

A Sonangol conta actualmente com uma força de trabalho de aproximadamente 9.000 colaboradores. Para garantir o crescimento contínuo da organização e do país, a Sonangol concentra-se na diversificação das actividades, de forma a diminuir a dependência em relação às oscilações do mercado petrolífero, e na criação de opções para o reposicionamento das áreas de suporte ao negócio primordial.

Hoje a Sonangol conta com a força das suas empresas subsidiárias e de parcerias nacionais e internacionais, para transformar a maior riqueza natural de Angola numa oportunidade de realização, orgulho e bem-estar social para os angolanos.

Mercado

A indústria petrolífera angolana arrancou em 1955, com a descoberta de petróleo na orla marítima do vale do Kwanza.

A principal expansão desta indústria teve lugar no fim dos anos 60, quando se descobriu petróleo em “offshore”, ao largo do Enclave (Cabinda). Em 1973, o petróleo passou a ser a principal exportação de Angola e, desde então, foram feitas numerosas descobertas, não só na área de Cabinda, mas também noutras áreas ao largo da costa de Angola. Em 1978,

o governo angolano autorizou a Sonangol a adquirir uma participação de 51% nas concessões de Cabinda e QA costeira (agora FS e FST). Actualmente a produção anual da Refinaria de Luanda, do tipo “HidroSkimming”, atende parte da demanda interna no abastecimento de combustíveis, com capacidade instalada de destilação de 2,8 milhões de ton/ano.

A vontade de inovar e a capacidade de conquistar novos mercados, leva hoje em dia, a Sonangol Pesquisa & Produção a ser responsável pela produção diária de cerca de 100 mil barris de petróleo, marcando presença em vários blocos, águas rasas, águas profundas e ultra profundas. Esta Marca continua a sua expansão estando presente nos mercados internacionais do Gabão e Nigéria.

Comunicação

Mais de 30 anos após a sua criação, a Sonangol cresceu e é actualmente um enorme grupo corporativo de empresas. Assim sendo, para unificar o conjunto das subsidiárias com a Sede, em 2004 o Conselho de Administração instituiu uma única identidade visual que passou a ser a imagem de todo o Grupo Sonangol.

A nova Marca Sonangol é uma versão moderna da identidade visual antiga e mantém as cores originais.

Já se pode ver o novo logótipo aplicado em quase todos os bens do Grupo Sonangol (camiões cisterna, aviões, helicópteros, bombas de gasolina e tanques de armazenagem).

Vantagens competitivas

A aposta na formação contínua de quadros nacionais, o uso de tecnologias de ponta, a modernização e a internacionalização constituem prioridade permanente da Sonangol.

A petrolífera Estatal Angolana é hoje um exemplo de competência e confiança, uma referência em África e no Mundo, uma empresa integrada que actua como força produtora e transformadora dos Recursos petrolíferos em Angola.