TIO LUCAS
TIO LUCAS Logo

TIO LUCAS

Tio Lucas quer ser a força motora da auto-suficiência alimentar e nutricional de Angola. Quer ser a Marca preferida dos angolanos que atende às necessidades e exigências do povo. Em 2024, Tio Lucas continua o seu forte investimento na produção de milho, feijão, trigo e soja, e pretende, até ao final de 2024, colher mais de 365.000 toneladas de cereais.

trivia block illustration

Sabia que?

A Marca está empenhada em unir as comunidades através do desenvolvimento de projectos que envolvem agricultores locais que produzem todos os produtos necessários para o desenvolvimento da sua cesta básica, nomeadamente, milho, trigo, feijão e arroz. Tio Lucas pretende continuar a desenvolver mais projectos em mais comunidades, tendo passado para isso de 58.000 para 155.000 produtores e, até 2030, pretende chegar aos 2.000.000, em todo o país.

Sabia que?

No futuro, a Marca quer continuar a investir na comercialização dos seus produtos, incluindo na criação de embalagens mais apropriadas para a forma como os produtos são comercializados, tanto no mercado formal como no mercado informal.

Sabia que?

O Grupo Carrinho está a investir num segundo Complexo Industrial que irá ter o dobro da capacidade de produção do que existe actualmente em Benguela. Passará da produção de 2.4 para 4.8 milhões de toneladas por ano. Isso vai permitir à Marca Tio Lucas crescer no mercado nacional e internacional.
brand avatar image
Iury Amor Rodrigues
Head Office Marketing e Comunicação
Visitar marca

Valor da marca

“Tio” é um termo afectuoso e culturalmente significativo, usado para descrever membros respeitáveis e confiáveis da comunidade, como vizinhos ou pessoas mais velhas. Inspirada nesse conceito, a família Carrinho criou Tio Lucas, uma Marca que se identifica com Angola e com os angolanos. À semelhança do “Tio” da comunidade, a Tio Lucas está sempre ao lado dos seus clientes, preocupando-se com eles, fazendo-os sentirem-se confortáveis e optimistas, com sentido de humor.

Assim, a Marca assume três importantes personalidades: o “Herói”, sempre pronto a enfrentar qualquer desafio, que simboliza a capacidade de se reinventar e investir sem medo; o “Cuidador”, uma solução para promover uma vida melhor para os clientes, não medindo esforços para que isso aconteça e para tornar Angola auto-suficiente e com fortificação alimentar; e o “Brincalhão”, com o objectivo de levar alegria ao mundo, graças ao seu perfil divertido, alegre e irreverente.

Os angolanos sabem que podem contar com a Marca Tio Lucas para ter alimentos ao melhor preço e nutricionalmente fortificados, que os ajudam a aproveitar ao máximo todos os dias. Tio Lucas é a Marca de alimentos em que mais confiam e que cria oportunidades para as empresas locais prosperarem.

TIO LUCAS

Produtos e desenvolvimentos futuros

A principal missão da Tio Lucas é a produção da cesta básica, sendo a mais antiga entre as Marcas pertencentes ao Grupo Carrinho e a primeira a sair das linhas de produção do seu Parque Industrial. A Marca Tio Lucas está empenhada em oferecer alimentos fortificados de alta qualidade a preços acessíveis a todos os seus clientes.

Para garantir produtos de elevada qualidade ao melhor preço, a Marca Tio Lucas conta com 155.000 produtores do sector familiar, numa área de 90.000 hectares, em 51 municípios e 175 comunas das 18 Províncias de Angola. Graças à colaboração de milhares de famílias agrícolas angolanas, a fuba de milho amarelo e branco Tio Lucas é 100% nacional. Esta é a primeira de muitas conquistas que a Marca pretende atingir para se tornar a primeira Marca alimentar 100% angolana.

TIO LUCAS

Mercado

Em 2020, a Marca Tio Lucas deu início a um novo capítulo com a sua unidade de negócios, a Carrinho Agri, um catalisador no processo de transição agrícola em Angola. Composta por uma equipa diversificada de técnicos agrícolas altamente qualificados, a Carrinho Agri trabalha em estreita colaboração com os agricultores locais para cultivar produtos essenciais que influenciam directamente a alimentação diária das famílias angolanas, incluindo milho, feijão, soja, trigo e arroz. Comprometida em reintegrar a agricultura familiar na economia nacional, a Carrinho Agri já responde por cerca de 80% da produção total do sector.

Comunicação

A partir da visão do Grupo Carrinho e do seu lema “Porque Angola Merece o Melhor”, nasceu a essência da Marca Tio Lucas, “O Nosso Cota”. Uma Marca fiável, saudável e acessível que, ao longo do tempo, se dedica a satisfazer e nutrir as famílias angolanas, criar valor, servir e apoiar as comunidades locais, promover a gestão comunitária e estar presente no quotidiano dos seus clientes através dos seus produtos básicos.
Um dos valores da Marca é o seu compromisso com o cliente.

A sua atenção é direccionada às necessidades e expectativas dos seus clientes, os quais são a razão de ser da Carrinho. Assim, a notoriedade e a mensagem que o mercado passa da Tio Lucas é muito positiva. Como dizia a Tia Mariana Ndongoloca, “faço compras na Bem Barato há dois anos, e Tio Lucas é a minha Marca de confiança. Gosto dos produtos, são bastante acessíveis e têm qualidade. Em minha casa produto é Tio Lucas”.
Tio Lucas é a Marca feita por mãos angolanas que pretende continuar presente no dia-a-dia de todas as famílias como “O Nosso Cota”.

TIO LUCAS

Vantagens competitivas

Tio Lucas posiciona-se como a Marca do “campo para a mesa”, por fazer a integração local de toda a sua cadeia de abastecimento. Desde o campo (origem), passando pela transformação, embalamento, transporte e comercialização. No que toca à origem, a Marca conta com o apoio da Carrinho Agri, e com a sua vasta equipa de técnicos agrícolas altamente qualificados que, junto com os agricultores locais, fazem o acompanhamento da produção de toda a matéria-prima que é depois transformada e embalada no complexo industrial do Grupo.

TIO LUCAS