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A Televisão Pública de Angola é a mais antiga empresa audiovisual do país, presenteando diariamente os angolanos com um riquíssimo e singular acervo visual nacional, como as maravilhas de Angola e a pluralidade da sua gente.

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Sabia que?

A TPA possui vários centros emissores espalhados por diversas partes do país, cada um operando num canal específico nas bandas VHF ou UHF. Em Luanda, há três centros emissores para emissão analógica: em Viana, no Prenda – Lote 22 e na Cidade Alta – Palácio da Justiça, que também operam com emissões digitais.

Sabia que?

A TPA cobre a grande maioria do território nacional. As emissões da TPA 1 cobrem cerca de 83% do território, enquanto as da TPA 2 - criada no ano 2000 e com início da emissão em 2003 - cobrem cerca de 50% do território.

Sabia que?

Para a cobertura da Província de Luanda, a TPA tem três centros emissores (Viana, Prenda e Palácio da Justiça - Cidade Alta). Devido à curvatura da Terra, o sinal de televisão tem uma limitação de alcance, pelo que são necessários vários centros emissores ou repetidores para cobrir uma área maior.

Sabia que?

A comissão de estudo do processo de migração da transmissão analógica para a transmissão digital da televisão em Angola foi criada a 5 de Maio de 2014.
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Jael Ambriz
Chefe de Departamento de Marketing e Eventos

Valores da marca

“Somos Todos Nós” é o slogan da Marca que reflete a forte ligação da TPA com o seu público, destacando a popularidade e a importância da Estação. A TPA é sempre bem-vinda nos lares angolanos e além-fronteiras, demonstrando empatia e criando uma conexão emocional com os telespectadores através de conteúdos únicos, produzidos e exibidos com a qualidade que a audiência exige.

Produtos e desenvolvimentos futuros

Passados dois anos após a migração da emissão para HD, a TPA aproximou-se dos grandes players do mercado mundial, alinhando-se com a demanda de um consumidor cada vez mais exigente e participativo. Com o crescimento do consumo de conteúdos digitais, a TPA enfrenta o desafio de investir numa programação focada neste segmento, o que permitirá um posicionamento digital mais efectivo, atraindo os grandes consumidores deste mercado e promovendo uma maior interacção com o público em todo o país. A estratégia da TPA passa por manter uma presença cada vez mais forte em todo o território nacional e, como líder incontestável nos serviços noticiosos, com o único canal de notícias do país, lança em 2024 novos jornais regionais. O projecto de reestruturação da TPA prossegue, com investimentos na modernização dos estúdios de entretenimento, para que, em 2025, possa brindar os telespectadores com uma programação nova e arejada, e um novo canal de Desporto e Cultura, inédito no mercado angolano.

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Mercado

A TPA é um player importante num mercado audiovisual cada vez mais competitivo. Com o crescimento da media digital, a TPA mantém-se presente nas principais plataformas disponíveis, fazendo parte da sua estratégia de reestruturação uma presença mais efectiva neste segmento. Apesar disso, a TPA continua a ter um consumo significativo nos lares angolanos, fruto da resistência da media convencional.

A TPA tem noção do contexto extremamente desafiante para o sector, com alterações profundas e grandes desafios, mas também com novas oportunidades, onde os canais apresentam uma oferta mais temática, para dar resposta aos novos hábitos de consumo, principalmente para um público mais jovem.

Atenta ao mercado, a TPA ajustou a sua programação e oferta, bem como a sua comunicação de activação da Marca.

O processo de modernização permitiu o incremento da capacidade de cobertura, com a aquisição de novos equipamentos, com parâmetros internacionais, aliada à formação dos recursos humanos, de tal forma que a TPA pode orgulhar-se hoje de ser a televisão com a maior e melhor capacidade de cobertura de grandes eventos. É, por exemplo, a Estação principal de cobertura dos jogos da CAF e da FIFA, merecendo inclusive menções honrosas e elogios pela qualidade dos seus conteúdos.

A TPA está envolvida na cobertura televisiva de grandes eventos nacionais e na divulgação de produtos e serviços das Marcas nacionais e internacionais, com presença ininterrupta na FILDA, considerada a maior bolsa de negócios de Angola; no Angotic – Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação; na FIB – Feira Internacional de Benguela; entre outros eventos, posicionando-se como parceira de referência nas mais variadas áreas da sociedade.

No âmbito da sua responsabilidade enquanto serviço público de televisão, a TPA contribui activamente para o fortalecimento e divulgação da cultura, língua portuguesa e línguas nacionais, intensificando parcerias com agentes criativos, instituições e personalidades de mérito reconhecido no mercado cultural.

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Comunicação

De modo a alinhar as expectativas da Administração e consolidar a imagem da Marca no mercado, a TPA aproveita as ferramentas de marketing disponíveis para estreitar a relação com parceiros, clientes, fornecedores e colaboradores.

A TPA tem uma responsabilidade acrescida na informação que transmite, tanto no âmbito dos serviços noticiosos como de entretenimento, potenciando a formação e o esclarecimento adequado do cidadão, dinamizando o espaço público e a defesa da pluralidade de opiniões.

A TPA tem igualmente a responsabilidade de incentivar a criação e o desenvolvimento de uma indústria de conteúdos, geradora de conhecimento, com uma cultura de responsabilidade, ética e respeito pelos direitos e liberdade dos cidadãos. Várias acções têm sido desenvolvidas no sentido de uniformizar e aproximar a comunicação da Marca à missão da empresa: prestar o melhor serviço público de televisão, tanto na vertente informativa como de entretenimento.

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Vantagens competitivas

A Televisão Pública de Angola é a maior empresa do sector no país, com cobertura em todo o território nacional e três canais disponíveis 24 horas por dia. Pioneira no mercado audiovisual em Angola, a sua dimensão e alcance estão associados a factores como a estrutura física, com 19 Centros de Produção distribuídos pelo país; um canal de notícias em HD que transmite 24 horas por dia; e Unidades Móveis Compactas, conhecidas como UMJ’s, Unidades Móveis de Jornalismo.

Pensando sempre no telespectador, o “Canal Desporto e Cultura” será lançado em breve, acrescentando valor à emissão e oferecendo maior liberdade de escolha aos telespectadores com temáticas específicas. Para atingir uma elevada qualidade na prestação do Serviço Público de Televisão, a TPA deu início a um processo de reestruturação profundo, com o objectivo de reformular o seu plano de negócios, criando canais temáticos, investindo mais em conteúdos digitais, e modernizando as infra-estruturas para aumentar a interactividade e manter a fidelidade dos telespectadores.

A TPA também pretende promover a sinergia perfeita entre a produção de conteúdos e a parte comercial, permitindo o aumento de receitas comerciais para investir na produção de novos conteúdos. Entre as novidades dos equipamentos instalados, resultado do investimento efectuado pelo accionista, destaca-se o novo estúdio para transmissão do Telejornal, equipado com vídeo wall e realidade aumentada, bem como um estúdio virtual que permite multiplicar cenários num mesmo espaço, com câmaras e lentes de última geração e duas novas viaturas exteriores, com padrões de qualidade internacional para a transmissão de grandes eventos, como competições desportivas e outros.

A TPA está igualmente focada na valorização dos colaboradores, tendo em conta o seu impacto na qualidade da programação. A inauguração da nova central de notícias e o lançamento do canal de notícias transformaram a TPA numa especialista em noticiários, com um espaço exclusivamente dedicado à produção de notícias 24 horas por dia.

Apesar de transmitir em língua portuguesa quase toda a programação informativa, a TPA mantém também serviços informativos em oito das principais línguas nativas: Fyote, Cokwe, Nganguela, Kikongo, Kimbundu, Umbundu, Kwanyama e Nhaneka Humbe, para além da língua gestual.