Superbrands partilha a visão do Mercado e dos Consumidores Angolanos

O Hotel Epic Sana Luanda foi o palco da apresentação dos resultados do estudo realizado ao Consumidor angolano que permitiu perceber quais as Marcas mais relevantes, contando com uma vasta presença de órgãos de comunicação social de várias das Marcas de referência no mercado.

O estudo, desenvolvido pela Keyresearch Angola, parceira Superbrands e consultora internacional especializada em Market inteligence, tenta perceber junto dos consumidores quais as Marcas fazem parte dos 5 sentidos dos angolanos, num painel de consumidores que representam a demografia da população angolana, nas principais faixas etárias e estratos sociais.

O método de avaliação foi realizado por meio de questionamentos onde foram indicados pelos mesmos de forma espontânea, três Marcas por diferentes dimensões de avaliação, sendo: Notoriedade, Identidade, Satisfação de Necessidades, Unicidade e Confiança. Pode conhecer aqui a metodologia em detalhe.

No TOP 20 das referências, Marcas de Moda, Tecnologia e Bebidas surgem como as mais mencionadas genericamente pela população, com 79% das referências, enquanto ao nível da menção de Marcas Nacionais, as Bebidas predominam, seguidas da Distribuição e Alimentação, com 87% das referências da população.

Na dimensão de Marcas exclusivamente nacionais, as Marcas CUCA, NOCAL e EKA surgem como as Marcas mais referenciadas, seguidas de PURA, BLUE, COCA-COLA e BOOSTER, com os sectores das Bebidas e Distribuição a representar 76% do Top 20 de Marcas referenciadas.

Na referenciação genérica, as Marcas NIKE, ADIDAS e SAMSUNG surgem como as Marcas mais referenciadas pela população

Pedro Diogo Vaz

créditos: superbrands

A propósito desta análise, Pedro Diogo Vaz, Senior Partner da Superbrands Angola destaca que esta permite perceber três aspectos relevantes:

“Primeiro, que, ao contrário do que se verifica em muitos outros mercados, a elevada percentagem da população angolana em idade jovem, torna o mercado muito “padronizado”, sem grandes diferenças em termos de faixas etárias ou estrato económico. Em segundo lugar, a relevância dada pela população às áreas de Moda,Tecnologia e Bebidas, permite perceber que são áreas atrativas para as empresas, mas já altamente concorrenciais. Finalmente, à semelhança de outros mercados, a Tecnologia e Telecomunicações são muito valorizadas como áreas de grande relevância em termos sociais, acompanhando as mudanças sociais que o mundo em geral vai experienciando. A elevada percentagem da população angolana em idade jovem, torna o mercado muito “padronizado”, sem grandes diferenças em termos de faixas etárias ou estrato económico.”

A Keyresearch, uma das mais antigas empresas de estudos de mercado e monitorização de media a operar em Angola, é a responsável pela elaboração do estudo em 18 pontos amostrais da província de Luanda. Nestes termos garante-se que o painel de respostas é representativo da população nacional, em termos de idade, género, estrato económico e localização geográfica.

créditos: superbrands

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