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CUCA

2019

"Em Angola, cerveja é CUCA". É com este "statement" que a Marca de cerveja líder em Angola procura consolidar o seu posicionamento no mercado e no coração dos angolanos. Deixou de se conseguir distinguir o produto da sua própria categoria e quando isso acontece, estamos perante uma Marca na sua plenitude. Com uma quota de mercado invejável, e um elevado capital de afinidade e confiança junto dos consumidores, a CUCA é um dos activos mais valiosos do Grupo Castel.

CUCA
valores da marca

Quando se pensa numa cerveja de qualidade em Angola, CUCA é a Marca de referência quer nacional quer internacionalmente. Desde a sua fundação, que a Marca assume a responsabilidade de colocar à mesa dos angolanos a cerveja perfeita, fruto da selecção dos melhores ingredientes e do trabalho da sua qualificada equipa de produção, sempre comprometida com a missão dos seus fundadores – fazer bem e sempre melhor.

Os 67 anos de CUCA foram ainda marcados por grandes investimentos em Angola, e nos angolanos, através da construção de novas unidades fabris nas províncias de Luanda, Huambo, Benguela, Cabinda e ainda de vários centros de negócios, espalhados por todo o País.

produtos e desenvolvimentos futuros

Desde 1952 que CUCA se assume como uma Marca pioneira no mercado cervejeiro em Angola, nomeadamente através de novas extensões de gama. Produzida segundo os métodos tradicionais, a CUCA faz uso da tecnologia de ponta nas suas indústrias, que garante um padrão de qualidade internacional.

As três variedades de CUCA – Loira, Preta e Ruiva – com características endógenas e exógenas diferenciadas, vieram satisfazer várias necessidades e expectativas de diferentes públicos-alvo. Estas variedades são produzidas com ingredientes de qualidade devidamente seleccionados, como água, malte, cereais não maltados e lúpulo.

CUCA Loira é reconhecida pela sua cor dourada, pela espuma branca, o borbulhar intenso,
o aroma suave e o seu paladar único. É a principal referência da Marca, e a primeira escolha dos maiores apreciadores de cerveja em Angola. CUCA Preta é caracterizada pela sua cor escura, pela sua essência encorpada, o aroma intenso e
o sabor torrado. CUCA Ruiva seduz pela sua cor quente e acobreada e pela sua textura suave, que traz consigo um sabor intenso e equilibrado, entre o doce e o amargo.

É possível encontrar CUCA em lata de 33cL, barril de 30L e 50L, em garrafa descartável 25cL (NRB); retornável tubiacanga 50cL (RGB) e na inconfundível garrafa retornável de 31cL (RGB).

mercado

CUCA é uma "Love Brand". É a Marca do coração da maioria dos apreciadores de cerveja em Angola e, naturalmente, a Marca líder de mercado das cervejas, destacando--se da concorrência em vários domínios: na qualidade – tem sido a cerveja de eleição dos consumidores; na variedade – está na linha da frente no lançamento de novos produtos, o que se traduz numa oferta ampla para os diferentes palatos dos angolanos; e na proximidade – é detentora do maior capital de relacionamento e identidade com os consumidores, sendo uma constante na vida dos angolanos, geração atrás de geração.

COMUNICAÇÃO

Ao longo dos anos, foram várias as assinaturas da Marca, bem como as suas campanhas de comunicação, que impactando a sociedade e consolidando a posição de CUCA no "top of mind" dos consumidores de CUCA em Angola: “A número um”; “Está comprovado”; “Um prazer que pede bis”; “A melhor cerveja de Angola”, entre outras.

Com assinatura “Somos CUCA”, a Marca lançou a sua última campanha de comunicação. Mais do que uma simples campanha, CUCA quis criar uma plataforma de comunicação capaz de rejuvenescer e democratizar a Marca e ajudá-la a reafirmar a sua posição de líder incontestado no mercado de cervejas em Angola, aumentando a força da Marca.

A criatividade desta campanha reforçou a posição já anteriormente seguida pela CUCA, apresentando-a como a Marca bandeira de um país, que quer aproveitar a sua herança, capitalizando-a para o futuro como um elemento agregador de todas as diferenças em Angola. Uma campanha 360°, que une os angolanos na sua diversidade e singularidade, transmitindo um forte sentimento de união e pertença. Com uma criatividade centrada nas pessoas – nas suas histórias e nas suas manias, nos seus sentimentos e nas suas ambições – esta comunicação apresentou resultados que provam uma eficácia muito superior à esperada, comparada com a concorrência: +18,23% de notoriedade espontânea; +27% de recordação publicitária espontânea; +319% de Pontos de Venda activos e -50% de investimento publicitário (Fonte: Key Research Angola, Estudos de Notoriedade e Recordação 2017/18).

vantagens competitivas

O investimento financeiro feito pela CUCA ao longo do tempo, com a construção de várias fábricas em diferentes províncias e o alargamento de vários centros de negócio de forma estratégica, trouxeram grandes vantagens competitivas à Marca.

Para além deste propósito de investimento no País e no seu povo, há ainda a considerar o que, para muitos, é visto como o maior investimento da Marca: a sua relação de proximidade e confiança com os consumidores, ao ponto de gerar um sentimento de orgulho e pertença dos angolanos a uma Marca de Excelência, capaz de representar o melhor da produção nacional de qualidade.

O facto de CUCA integrar o grande grupo Castel, detentor de uma fábrica de garrafas em território nacional, permite-lhe ainda um lugar de destaque no parque de vasilhame em Angola. A Marca tem a maior capacidade de reposição de garrafas do País e prevê-se que assim continue por muito mais tempo.

CUCA
sabia que?

• A CUCA é a Marca de cerveja angolana com mais visibilidade nas redes sociais, contando com mais 70.000 seguidores no Facebook.

• A CUCA esteve sempre muito ligada às vertentes culturais e desportivas em Angola, tendo apoiado vários eventos e patrocinado, entre outros, Luis Sá Silva, o piloto angolano que procura entrar na Formula 1, disputando as provas de GP2 com a carteira de Macau, onde iniciou a sua carreira como profissional, em 2006.

• Em 2015, a Marca CUCA estará presente pela primeira vez na 56.ª edição da Bienal de Viena, um dos eventos mais importantes de mostra de arte contemporânea.

• Em 2013, a CUCA lançou o projecto CUCARTE que consistiu numa plataforma de promoção da arte inspirada nos valores da Marca.

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