Para conter a pandemia e proteger os seus colaboradores, muitas empresas tiveram que pedir aos seus colaboradores para trabalharem a partir de casa. Esta situação traz alguns desafios para quem não está habituado a esta forma de trabalhar, tem os filhos em casa ou prefere simplesmente estar no escritório. Temos alguns conselhos para ajudá-lo a manter a produtividade e motivação.

1 - Escolha um local adequado 

O seu espaço de trabalho influencia directamente a produtividade e a disposição para trabalhar. É por isso importante escolher um espaço iluminado, livre de distracções e com mobiliário adequado que permita ter uma boa postura enquanto trabalha.

Mantenha o espaço o mais limpo e organizado possível.

2 - Planeie o seu dia ou semana

A falta de rotina por estar num ambiente de trabalho diferente do habitual pode causar alguma sensação de falta de controlo nas suas tarefas. Estabeleça um plano diário ou semanal para cumprir com os seus objectivos e para manter a sua produtividade. 

3 - Estabeleça uma rotina

Fazer pausas ajuda a manter o foco e a produtividade. Faça pausas para beber um café, beber água ou simplesmente para descansar a vista, como as que habitualmente faz no seu local de trabalho. Tente manter uma rotina o mais semelhante possível à que tinha.

4 - Esteja em contacto com os seus colegas 

Mantenha uma comunicação diária ou regular com os seus colegas de trabalho. É importante para manter o trabalho em equipa e continuar a ser produtivo mas também para combater o afastamento físico que é imposto neste momento. 

5 - Mantenha um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Faça um plano para as suas actividades pessoais e de lazer. Se, por exemplo, é uma pessoa que faz exercício regularmente, mantenha esse hábito e não trabalhe fora de horas apenas porque está a trabalhar a partir de casa. Reserve algumas horas por semana para actividades que promovam o seu bem-estar. 

Pôr em prática estas dicas pode ajudá-lo para que tenha um ambiente de trabalho e rotina o mais semelhante à que tinha. No entanto, pode haver situações em que não seja possível. Por exemplo, se os seus filhos estiverem em casa e precisarem da sua atenção ou se tem um familiar também a trabalhar em casa e que tem uma videochamada marcada para a mesma hora que a sua, o que pode sobrecarregar a internet. 

É importante gerir as suas expectativas e a dos seus colegas de trabalho. A sua capacidade de se adaptar e de ser flexível são essenciais para que esta nova rotina não seja um problema. Seja honesto consigo e com os seus colegas sobre as suas condições de trabalho e certifique-se que todos sabem que está a fazer o seu melhor.

Siga-nos na sua rede favorita.