Edições

BLUE

2009

A Blue é sinónimo de sumo de fruta e festa em Angola. É o ícone da nova geração angolana, símbolo do crescimento e da evolução do país. Podemos afirmar que a presença da Blue no mercado agigantou-se. Hoje é uma verdadeira Marca global, com presença em dez países e dois continentes diferentes. Uma orgulhosa bandeira da difusão de Angola no Mundo.

BLUE
valores da marca

É possível estabelecer em Angola, um período AB (antes de Blue) e DB (depois de Blue). Esta Marca produzida pela Refriango veio revolucionar por completo o mercado angolano, afirmando-se desde a primeira hora como um refrigerante feito por angolanos para angolanos. Blue é uma Marca jovem, irreverente e divertida. As suas campanhas de publicidade marcam também elas uma ruptura no que diz respeito à forma de comunicar com o mercado e mostram aos angolanos, que “a vida é uma festa” ou que “tá tudo numa Blue!”.

Esta Marca, numa palavra, é festa. É festa, é alegria, música e diversão. Blue é saber viver intensamente os momentos e aproveitar o lado bom da vida. Não importa o dia ou a hora, é uma energia positiva que contagia todos os angolanos, de Cabinda ao Cunene.

produtos e desenvolvimentos futuros

Blue é um sumo com gás e com oito sabores diferentes: ananás, coco-ananás, framboesa, laranja, lima-limão, maçã, manga e maracujá. Está disponível nos formatos lata 33cl, Pet 0,5L, Pet 1,5L contando estar brevemente em tara retornável. Sempre atenta às preferências dos seus consumidores, a Marca aposta fortemente em produtos inovadores. Para breve, e pela primeira vez em Angola, serão os consumidores angolanos a escolher o próximo sabor Blue.

mercado

A Refriango detém um vasto know-how sobre o mercado angolano, quer no que respeita às melhores formas de actuação, quer no que respeita aos gostos do povo angolano. Fruto de estar implementada em Angola há vários anos, a Refriango conhece a organização do mercado e a melhor abordagem a Clientes e distribuidores.

Actualmente a Refriango apresenta um portfólio que já conta com 17 Marcas em várias categorias (Gasosas, Health Drinks, Águas e Bebidas Alcoólicas).

A Blue supera a concorrência internacional sendo a Marca mais vendida da Refriango. A Blue assume hoje uma posição de liderança no mercado, com um reconhecimento superior a 80% por parte dos consumidores angolanos.

Ao ser produzido na fábrica da Refriango em Viana, num mercado tradicionalmente assente na importação de produtos, a Blue assume-se como o verdadeiro refrigerante angolano. Com presença em mais de 150.000 pontos de venda espalhados por todo o país, a Blue faz a festa nos “mercados”, nos quintais, na rua, em qualquer lugar a qualquer hora.

COMUNICAÇÃO

Tá tudo numa Blue! Dificilmente se encontrará um angolano, seja qual for a sua idade, que não reconheça esta frase. As campanhas publicitárias da Blue ficaram famosas pela sua estética moderna, pelo ritmo Hip-Hop, pelos jingles e refrões que não saem do ouvido, pelas coreografias que todos dançam. As bolas de espelhos e os Dj´s são presença obrigatória quer nos anúncios de televisão, quer nos outdoors que embelezam as cidades de Angola. Mas o orgulho angolano não se limita apenas ao território de Angola e já chega a outros continentes: Blue também marca presença nos estádios onde joga a Liga Portuguesa de Futebol, algo inédito numa Marca angolana. Mas há outras iniciativas: como o “Blue Festival”, um evento onde figuram Dj´s internacionais e que acolhe anualmente 2500 pessoas; ou o “Canta com Blue”, um concurso que percorreu 28 escolas (18 em Luanda, 10 em Benguela, Lubango e Huambo) em busca dos melhores cantores; ou ainda o “Road Show Blue”, um tour que pretende levar às províncias as grandes revelações da  música angolana.

vantagens competitivas

Em 2005, a Refriango lançou no mercado uma nova gama de refrigerantes de Marca própria, para satisfazer as reais necessidades do povo angolano. Demonstrando originalidade, a Marca Blue surge com sabores nunca antes comercializados no mercado de Angola de refrigerantes com gás. A Blue apresenta campanhas publicitárias que estão sempre associadas à festa e ao lado bom da vida.

Blue é sinónimo de confiança, qualidade e Paixão por Angola. Ao ser produzida em Angola, a Marca assegura uma presença estável e regular no mercado. A fábrica da Refriango em Viana destaca-se pela tecnologia de ponta e por um rigoroso controle de qualidade. A título de exemplo, 50 parâmetros diferentes (físicos, químicos e microbiológicos) são analisados diariamente ao longo do processo produtivo dos produtos Refriango. Por outro lado, periodicamente, são realizados estudos de mercado junto dos consumidores angolanos que permitem “escutar” quais são os gostos e as preferências dos mesmos. Na verdade, nenhum produto é lançado sem a aprovação destes consumidores.

BLUE
sabia que?

O Facebook Blue já tem mais de 75 mil fãs.

O fato do astronauta do filme de Blue Polpa veio directamente dos EUA e é o mesmo que foi usado no filme Apollo 13.

O número de latas Blue vendidas daria para metade do planeta já ter tido acesso a 1 lata Blue.

contactos