Edições

ENSA

2009

Mais do que manter a liderança do mercado segurador e ser reconhecida como uma Marca cuja filosofia empresarial assenta na eficiência, idoneidade e solidez financeira, a ENSA – Seguros de Angola, S.A. continuará a ter cada vez melhores produtos, mais adaptáveis às necessidades dos angolanos. A ENSA oferece actualmente cerca de 38 produtos, um conjunto abrangente de seguros dos ramos vida e não vida.

ENSA
valores da marca

A ENSA pretende assumir no mercado o papel de líder, participando activamente na promoção do desenvolvimento sócio--económico, através de uma oferta diversificada e competitiva.

A Marca ENSA é reconhecida pela sua excelência, qualidade e rigor no tratamento dos seus Clientes, tendo junto do público uma imagem credível e responsável.

Com mais de três décadas de história, esta Marca sempre viveu sobre cenários de mudança, onde a participação existe. a todos os níveis da organização. A procura permanente da excelência, a orientação para o Cliente e uma oferta diversificada e competitiva, fazem da ENSA, nos dias de hoje, uma referência do sector segurador angolano.

O sucesso desta Marca deve-se aos seus modelos de negócio, à preocupação de efectuar uma distribuição de proximidade e de seguir as melhores práticas nos métodos de abordagem e assistência personalizada.

produtos e desenvolvimentos futuros

A sua vasta carteira de Clientes abarca as principais instituições públicas e privadas, incluindo empresas dos ramos industrial, comercial e de serviços, designadamente dos sectores petrolífero, mineiro, construção, transportes, telecomunicações, hotelaria, turismo, entre outros.

A ENSA oferece uma gama de produtos que se adaptam às reais necessidades do mercado angolano, com taxas e coberturas muito atractivas e competitivas.

Actualmente a ENSA coloca ao dispor dos seus Clientes mais de 30 produtos, sendo estes: seguros do ramo vida (vida, vida crédito, fundo de pensões) e seguros do ramo não vida (seguro automóvel, seguro de saúde, acidentes de trabalho, incêndio e riscos afins, multiriscos, habitação, assistência em viagem, entre outros).

Mais de 30 anos de actividade no mercado de seguros, a ENSA esteve sempre ligada aos grandes empreendimentos de Angola. Esta ligação com o desenvolvimento e comprometimento com o seu país, é já uma imagem de Marca da ENSA Seguros de Angola, S.A.

mercado

Antes da liberalização do mercado segurador de Angola, a ENSA detinha o monopólio deste sector.

A sua política de expansão e crescimento esteve sempre ligada ao desenvolvimento económico e social de Angola. Antes de reatar o conflito armado, em 1992, a ENSA estava implantada em todo o território nacional, situação que se alterou ficando reduzida ao litoral e algumas agências no interior. Actualmente, a empresa desenvolve um programa de expansão da sua actividade, cobrindo todo o território nacional.

Esta pretensão, tem sido paulatinamente conseguida, na medida em que novas agências vão sendo abertas e outras vão estando em construção. O único objectivo da ENSA com esta nova fase de expansão é poder satisfazer a crescente procura e oferecer melhores serviços e produtos.

COMUNICAÇÃO

A ENSA, enquanto empresa pública, considera como sendo uma “obrigação” do sector empresarial, associar o espírito de negócio à responsabilidade social.

Esta entreajuda é essencial para o crescimento harmonioso de Angola, sendo também necessária para a concretização dos objectivos sociais de uma nação, pois de outro modo seriam inalcançáveis.

O valor de apoiar “causas nobres” está na génese desta Marca, e os projectos com o cunho da ENSA já assumem forte preponderância na sociedade angolana.

O Prémio ENSA-Arte é um destes bons exemplos. Actuando no domínio das artes plásticas, este prémio visa apoiar os jovens artistas na criação e exposição das suas obras. É disto exemplo a obra "Olhos no Mar II" do autor Fernando Costa Andrade "Ndunduma", apresentada neste Case.

De duas décadas de existência, o ENSA-Arte tornou-se o reflexo artístico da identidade angolana.   

Mas o empenho e comprometimento desta Marca é também visível noutras áreas.

A ENSA é patrocinadora oficial do Comité Olímpico Angolano, bem como Seguradora Oficial da Selecção Angolana de Futebol que marcou presença na Alemanha durante o Mundial de 2006. A ENSA como seguradora que explora o seguro automóvel, também procura sensibilizar a população para a elevada taxa de sinistralidade rodoviária em Angola. Desta forma a Marca tem vindo a lançar campanhas, propondo aos automobilistas uma condução responsável.

vantagens competitivas

O seguro desempenha, pela sua natureza, uma importante função sócio-económica enquanto instrumento financeiro privilegiado de captação de riqueza, eficaz complemento da segurança social e um meio de protecção dos bens patrimoniais da sociedade. A actividade seguradora tem vindo a sofrer, ao longo dos tempos e a nível mundial, profundas alterações tecnológicas e estruturais.

A ENSA tem vindo a valorizar os seus Recursos Humanos, procedendo à formação dos seus técnicos locais nas áreas de aconselhamento e relacionamento com Clientes e Parceiros. Esta estratégia visa prestar um serviço mais completo

e personalizado actuando como factor de preferência no processo de escolha.   

Campanhas de informação sobre o sector segurador, sobre os benefícios de um seguro e a diferença que este pode fazer

no dia-a-dia do povo angolano, são responsabilidades que a Marca assume e pretende contribuir, como tem contribuído, para o desenvolvimento de Angola.

ENSA
sabia que?

ENSA foi a primeira seguradora angolana a oferecer o Seguro de Saúde e é a única a comercializá-lo em grande escala.

A ENSA assume, desde 2012, a Presidência da Associação das Seguradoras de Angola (ASAN).

Em 2013, a ENSA realizou o 1.º Workshop Nacional sobre o Seguro no Desporto.

Com o lançamento do Fundo de Pensões Aberto, a ENSA procura corresponder à necessidade de dar cobertura a profissionais liberais e empresários que não dispõem actualmente de qualquer benefício da segurança social pública, bem como aos que, já contando com benefícios no quadro da segurança social, pretendam constituir um complemento de reforma.

O Seguro de Acidentes de Trabalho é obrigatório em Angola e a ENSA é líder neste segmento e referência no mercado. Explora ainda o Seguro de Assistência em Viagem, tendo Acordos com reconhecidas seguradoras internacionais.

A ENSA é a Seguradora Oficial da Federação Angolana de Futebol (Palancas Negras), do Comité Olímpico e Paralímpico.

MATILDE GUEBE
MATILDE GUEBE

Administradora

contactos