EXPANSÃO

2009

O EXPANSÃO surgiu em Angola a 12 de Fevereiro de 2009, transformando para sempre o panorama nacional dos media. Trouxe informação económica e financeira de qualidade, e marcou um novo padrão na forma de produzir e divulgar informação sobre economia e negócios. A credibilidade, a qualidade, o rigor e a inovação são a essência do Jornal, que se afirma como líder do seu segmento e que, semana após semana, marca a agenda económica do País.

EXPANSÃO
valores da marca

Integrado na plataforma de comunicação social do Grupo Score - a Score Media, o jornal Expansão tem como principal missão contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do seu país, com uma oferta clara e rigorosa de informações sobre Angola e o Mundo, respeitando um patamar de qualidade e de especialização superior que atenda às expectativas do seu público--alvo. O objectivo é consolidar a Marca Expansão como referência de qualidade, inovação e liderança na informação económica em Angola.

A Marca Expansão considera que rigor, verdade, transparência, isenção e seriedade são valores inalienáveis para o desenvolvimento da sua actividade. Com uma forte aposta na formação de jovens jornalistas e orientada para a produção de análises rigorosas e especializadas sobre os sectores estruturantes da economia, o Expansão assume-

-se na vanguarda de uma nova escola de jornalismo em Angola. Com efeito, mais do que uma publicação, o Expansão posiciona-se sobretudo como promotor de debates de reflexão, sendo um agente activo na promoção da economia e das empresas nacionais dentro e fora do país.

Em síntese, a definição de uma identidade forte, credível, relevante, distinta, sustentável e apelativa traduz todos os elementos estratégicos que servem de base à Marca Expansão, que tem como objectivo principal permanecer na liderança da informação económica de Angola.

A Marca Expansão fez um ano, e neste espaço verificou-se um crescimento quer em qualidade, quer em variedade de conteúdos, sempre em níveis superiores de exigência, com foco na conquista da confiança dos leitores e clientes, apostando sobretudo no rigor e no profissionalismo.

produtos e desenvolvimentos futuros

A Marca Expansão proporciona produtos de comunicação social de orientação fundamentalmente económica. O primeiro produto da Marca é o jornal Expansão, o primeiro órgão de referência no mercado, em termos de imprensa de especialidade económica. Do ponto de vista de conteúdos, o jornal oferece informação variada sobre as diferentes áreas da actividade económica, tornando-se num parceiro privilegiado dos agentes económicos públicos e privados na divulgação das iniciativas de negócios e de investimentos destes que dinamizam a economia nacional.

Mas é entendimento da Marca que o ritmo de crescimento da economia nacional coloca à Marca desafios imediatos no que respeita à sua capacidade de resposta rápida e imediata, na divulgação das múltiplas iniciativas dos agentes económicos.

Nesta conformidade, a Marca prevê estender-se a outros produtos de “media”, com o objectivo de afirmar o Expansão na liderança de informação económica.

mercado

O mercado da comunicação social no país encontra-se em franco crescimento, o que se tem traduzido numa melhoria da oferta e no aumento da competitividade entre os players. Para o Expansão a intensificação concorrencial é salutar, na medida em que serve de estímulo para uma constante superação e consequente entrega de um produto melhor ao leitor. A Marca Expansão é recente no mercado angolano, mas a sua intervenção no segmento de mercado em que opera já produziu resultados assinaláveis, tendo em conta os objectivos a que se propôs. Seja pela profundidade da análise temática que orienta decisões sobre as oportunidades de negócios, seja pela promoção do debate em torno de matérias de relevância económica, através de conferências internacionais, o Expansão assume-se como um parceiro do processo de desenvolvimento de Angola.

COMUNICAÇÃO

A génese da actividade do Expansão coloca a Marca perante a necessidade de um exercício permanente de sintonia com o seu público-alvo. Por conseguinte, a sua campanha de comunicação assente na ideia “o seu especialista em economia” é sustentada com abordagens dos principais temas de relevância económica e que devem responder aos desafios mais prementes para o almejado desenvolvimento sustentando do país.

Mais do que isso, é entendimento do Expansão que a interdependência cada vez mais assinalável entre as economias, responsável em parte pela concepção do mundo como uma aldeia global, impõe à Marca a exigência de trazer para os seus decisores as melhores práticas de gestão, tornando o Expansão um verdadeiro veículo de uma “economia sem fronteiras”.

vantagens competitivas

O recurso a um jornalismo que se paute pelo rigor, pela isenção e pela verdade, com enfoque em análises temáticas profundas e ilustrações gráficas que facilitem a leitura e a interpretação dos conteúdos, é uma exigência que se coloca a esta actividade. Esta Marca aposta  muito no aspecto visual do Expansão (a cor salmão e a qualidade de impressão do jornal), trazendo ao mercado angolano padrões de qualidade aceites nos mercados mais exigentes, em termos de jornais de especialidade económica.

Em suma, a preferência pela qualidade de execução não só é um dos valores intrínsecos à Marca Expansão, mas a sua principal vantagem competitiva.

EXPANSÃO
sabia que?

Em Junho de 2016, o EXPANSÃO e o Novo Jornal, ambos pertencentes ao Grupo Nova Vaga, foram os primeiros jornais em Angola

a vender as suas edições digitais no Multicaixa, em moeda nacional.

Dada a relevância da sua informação, 

o EXPANSÃO é frequentemente citado nos meios de comunicação estrangeiros, nomeadamente nos portugueses, e em agência de notícias internacionais.

A capa de cada edição do Jornal é colocada no seu site às sextas-feiras, pelas 7 horas, sendo rapidamente partilhada por inúmeros seguidores do Jornal no Facebook. Os artigos de opinião do EXPANSÃO batem muitas vezes recordes de visitas no site do Jornal.

Em 2013, o EXPANSÃO revelou pela primeira vez os nomes dos principais accionistas da Banca angolana, numa edição denominada Especial Banca, publicada anualmente por ocasião do Fórum Banca, a cimeira da alta finança angolana que já vai na sua nona edição.

Em 2016, o EXPANSÃO renovou a sua imagem e as suas secções, e reformulou o seu alinhamento editorial. Em 2020 prepara-se para lançar um novo site e uma App inovadora.

O EXPANSÃO é conhecido nas embaixadas estrangeiras, sedeadas em Luanda, como 

o “Financial Times” de Angola.

João Armando Neves
João Armando Neves

João Armando Neves
Director Editorial

contactos