Edições

MILLENNIUM

2009

O Banco Millennium Angola reflecte, hoje, a vitalidade do mercado financeiro angolano, tendo a ambição de chegar a uma quota de mercado em linha com as exigências e o dinamismo de um mercado mais competitivo. A sua missão passa por apoiar o desenvolvimento e crescimento económico de Angola, assumindo um papel-chave na bancarização do país, através da oferta de produtos e serviços financeiros inovadores e portadores de valor acrescentado para
os Clientes.

MILLENNIUM
valores da marca

A atenção e dedicação ao Cliente, a vocação de excelência, a confiança, a ética, a responsabilidade e a consideração pelas pessoas e instituições, são os valores do Banco Millennium Angola, reconhecidos pela solidez, credibilidade, eficácia, qualidade, dinamismo, modernidade, inovação, arrojo, ambição, visão de futuro e êxito atribuídos à marca.
O Banco Millennium Angola procura contribuir para o bem comum, apostando em aperfeiçoar permanentemente a sua intervenção na sociedade e no mercado, desenvolvendo o seu negócio com forte responsabilidade social e ambiental e com critérios de sustentabilidade, de forma a passá-los a todos os stakeholders, com os quais pretende estabelecer relações duradouras.
As vidas e as necessidades das pessoas são a sua fonte de inspiração. Quando faz negócio está a cooperar no desenvolvimento de projectos que servem a comunidade. No entanto, as suas acções não estão limitadas ao negócio. O bem-estar da comunidade e o seu desenvolvimento cultural, económico e social são garantia da sua melhor atenção.
Tem uma política de patrocínio coerente, apoia a cultura, o desporto e a assistência social. Reconhece o papel do sector financeiro na promoção do desenvolvimento sustentável, pelo que deseja minimizar os impactos ambientais, directos e indirectos, causados pelo seu negócio. Usa o crédito para incentivar a inovação e o empreendorismo, bem como a inclusão dos desfavorecidos. Acredita que alargar o acesso ao crédito é o coração do seu negócio.

produtos e desenvolvimentos futuros

A oferta de produtos do Millennium Angola está adequada às necessidades e características específicas do mercado angolano e, mais concretamente, de cada um dos seus segmentos.
No segmento de Particulares & Negócios o Banco aposta numa oferta de produtos e canais que incentivam a rentabilização ao máximo do tempo e dinheiro dos Clientes.

No segmento de Empresas & Corporate a oferta engloba produtos financeiros de apoio ao crescimento das empresase aos seus projectos de investimento, a todas as operações sobre o estrangeiro usuais, soluções para pagamento a fornecedores e soluções eficientes de gestão de pagamentos a colaboradores.

mercado

O sector bancário é um dos sectores de ponta de Angola, com fortes "players" instalados, e com um potencial de crescimento muito grande devido à baixa taxa de bancarização da população. O Banco Millennium Angola, presente no país enquanto Banco de direito angolano desde 2006, tem evidenciado taxas de crescimento de penetração no mercado superiores à concorrência na carteira de recursos de Clientes, na carteira de crédito, no activo líquido, no crédito em volume e em depósitos totais, acompanhando o crescimento do sector bancário e, em simultâneo, caminhando no sentido de aumentar a quota de mercado.
O "know-how" obtido pela integração num grande grupo multinacional que tem já uma metodologia de segmentação testada, com adequado posicionamento da Marca, o forte crescimento da rede de balcões pelas diversas províncias do país e um comportamento comercial pró-activo e centrado na utilidade ao Cliente, constituem as traves mestras da estratégia comercial e explicam o forte crescimento do Banco. As plataformas automáticas e digitais de relacionamento com os Clientes são um instrumento decisivo de competitividade e de qualidade de serviço. Devidamente articuladas e correctamente geridas, estas plataformas – Balcões, Internet e ATM – garantem uma disponibilidade permanente em todas as geografias e para a generalidade dos serviços mais frequentemente necessários aos Clientes.

COMUNICAÇÃO

O valor de “franchise” da Marca Millennium, que hoje serve de símbolo a Bancos em diferentes geografias, está ancorado num modelo muito reflectido e testado de propor aos Clientes uma oferta comercial que produz utilidade e satisfaz emocionalmente.
Partindo de um propósito de permanente simplificação do produto e estruturando o processo bancário que suporta a relação de modo a tirar o máximo partido das novas tecnologias, o Banco chegou a uma fórmula de Marketing a que chama Modelo de Retalho Millennium (“Millennium Retail Model”) que aplica também no mercado angolano. Este modelo padroniza as iniciativas comerciais, concentrando no campo da comunicação o fundamental esforço de criatividade, com vista a promover acordos básicos sobre as ideias e os conceitos de vida que antecedem o produto e o justificam sociologicamente.

vantagens competitivas

O Banco Millennium Angola, ao integrar

o grupo Millennium bcp, tem acesso a uma partilha de “know-how” e de experiência na distribuição a retalho de produtos e serviços financeiros, vinda de várias geografias, permitindo-lhe implementar um modelo de negócio testado e uma fórmula de marketing eficaz, comprovada no sucesso das diversas operações que realiza. Beneficia ainda da presença de Clientes Millennium bcp em Angola e do forte reconhecimento internacional da Marca.

A sua equipa é constituída por um conjunto de pessoas competentes, com elevada capacidade técnica e conhecimento do sector, fortemente motivadas em volta de objectivos comuns. A combinação destes factores resulta no desenvolvimento de produtos e serviços, verdadeiramente inovadores, em que o Millennium Angola é pioneiro no seu lançamento no mercado.

A realização de parcerias estratégicas é uma forte aposta do Banco que reverte a favor

dos Clientes, assim como a expansão da rede de Balcões, que objectiva a cobertura total do território nacional num futuro próximo, para maior proximidade ao Cliente.

O Banco tira partido das vantagens competitivas que constrói, factor evidenciado pelos bons resultados alcançados na conquista de quota de mercado.

MILLENNIUM
sabia que?

O Banco Millennium Angola foi reconhecido por diversas publicações internacionais, das quais se destacam: dois anos Best Foreign Bank em Angola (Emeafinance); Banco do Ano (The Banker) pela segunda vez consecutiva; Melhor Banco (Euromoney); Melhor Grupo Bancário (World Finance); Banco Mais Inovador (Emeafinance); Marca de Excelência (Superbrands Angola).

Em 2013, o Banco desenvolveu as capacidades de "straight through processing" (pagamentos electrónicos via site Millennium Angola) que recebeu o atestado de qualidade de software, com base na Norma ISO/IEC 25010 das empresas ISQapave e SQS Portugal - Sistemas de Qualidade de Software.

A estrutura accionista do Banco é composta por: Millennium bcp 50,1%, Sonangol 29,9%, Banco Privado Atlântico 15% e Globalpactum 5%.

contactos