Edições

ENSA

2011

Mais do que manter a liderança do mercado segurador e ser reconhecida como uma Marca cuja filosofia empresarial assenta na eficiência, idoneidade e solidez financeira, a ENSA – Seguros de Angola, S.A. continuará a ter cada vez melhores produtos, mais adaptáveis às necessidades dos angolanos. A ENSA oferece actualmente cerca de 38 produtos, um conjunto abrangente de seguros dos ramos vida e não vida.

ENSA
valores da marca

Reconhecida pela excelência, qualidade e rigor no tratamento dos seus Clientes, tendo junto do público uma imagem credível e responsável, a ENSA é uma empresa pública que participa ativamente na promoção do desenvolvimento sócioeconómico do país, através de uma oferta de produtos diversificados e competitivos.

Com mais de três décadas de experiência no setor, marcada por vários cenários de mudança, a ENSA é hoje um exemplo de sucesso tanto no modelo de negócio que desenvolve, como na relação de proximidade e confiança que tem com os seus Clientes.

O sucesso da Marca ENSA resulta de uma excelente política de gestão por parte do Conselho de Administração e da Direção dos Recursos Humanos que tem permitido atrair e preservar os melhores profissionais, bem como a criação de uma equipa de excelência dos quadros da empresa.

Outro indicador de Marca é o rejuvenesci-mento da empresa. Atualmente, a média etária varia entre os 30 e 34 anos e esta realidade traduz-se numa maior eficiência e foco no rigor das operações e na satisfação dos Clientes.

produtos e desenvolvimentos futuros

Atualmente, a ENSA conta com mais de 38 produtos desde os Seguros do ramo Vida (vida, vida crédito, vida, fundo de pensões) aos Seguros do ramo Não Vida (automóvel, saúde, acidentes de trabalho e doenças profissionais, incêndio e riscos afins, multiriscos habitação, assistência em viagem, entre outros). Esta gama de produtos adapta-se às reais necessidades do mercado angolano, com taxas e coberturas muito atrativas e competitivas.

A sua vasta carteira de clientes é composta por instituições públicas e privadas, incluindo empresas dos ramos industrial, comercial e de serviço, designadamente dos setores petrolífero, mineiro, construção, transportes, telecomunicações, hotelaria, turismo, entre outros.

Nestes mais de 30 anos, há a destacar ainda o comprometimento com os grandes empreendi-mentos do país. Esta ligação com o desenvolvimento é uma das provas da excelência da Marca ENSA.

Um dos eixos que demonstra o compromisso de aproximação e fidelidade com os Clientes é o lançamento, em 2010, do site www.ensa.co.ao e do serviço de Call Center, que funciona 24/24 horas. Através de um simples telefonema para o número 222 692 500 é possível obter dados sobre a compra de um seguro, a tramitação dos processos de sinistros que estejam pendentes, além de outras informações.

Em 2010 foi ainda lançado o seguro Assistência em Viagem, para Estudantes no exterior, o primeiro em Angola. Este seguro cobre eventuais riscos a que o estudante possa estar sujeito no país onde efetua os seus estudos.

Com base numa proposta de valor voltado aos seus produtos, a ENSA segmentou o Seguro Automóvel tendo criado uma linha de produtos RUCA, direcionados aos mais variados segmentos de mercado, em que o cliente pode escolher o pacote que melhor lhe convém.

mercado

Antes da liberalização do mercado segurador em Angola, em 2000, a ENSA detinha o monopólio deste setor, mas com a entrada de outras seguradoras teve de se preparar para fazer face à nova realidade. É assim que em 2007 deu início ao processo de reestruturação e modernização da empresa, denominado “ENSA Futuro”.

Este processo consubstanciou-se na expansão da empresa, com o surgimento de novas agências, e no aumento da qualidade da rede de distribuição dos seus produtos e serviços.

Na verdade, o objetivo que continua a perseguir é o mesmo desde a sua criação: “manter o privilegiado posicionamento que ocupa no mercado segurador, disponibilizando e diversificando os produtos que correspon-dam cada vez mais às necessidades e expetativas dos consumidores, e cultivar uma relação de proximidade e confiança com os agentes económicos”.

Esta convicção resultou de tal forma que, mesmo com o aumento da concorrência, a ENSA continua a ser a líder destacada com uma quota de mercado acima dos 50%.

No que diz respeito aos canais de distribuição, a Marca ENSA é a única seguradora presente em todo o território nacional, com mais de 30 agências (mais do que o dobro que tinha em 2007).

COMUNICAÇÃO

No mundo globalizado em que vivemos, sabemos que nem só de lucros vivem as grandes empresas. Fazendo fé a essa máxima, os executivos da ENSA associaram o espírito de negócio à responsabilidade social.

Este “casamento” é essencial para o crescimento harmonioso de Angola, sendo também necessária para a concretização dos objetivos sociais de uma nação, pois de outro modo seriam inalcançáveis.

Depois do já conceituado Prémio ENSA-Arte (voltado para as artes plásticas), com mais de duas décadas de existência, a líder do mercado segurador lançou em 2011, aquando do seu 33º aniversário, o Prémio ENSA Arte Musical que propõe lançar no mercado novos talentos da música angolana.

Quanto ao ENSA-Arte, importa ainda referir que os trabalhos apresentados passaram a fazer parte da coleção ENSA, que agrupa várias gerações de artistas, desde Viteix, António Ole, Jorge Gumbe, Marco N’Tangu, Hildebrando de Melo, Fernando Nunes, Afó, entre outros. “Hoje a ENSA tem um dos maiores acervos disponíveis sobre a história da arte angolana”.

Entretanto, o empenho e comprometimento desta Marca não é exclusivo ao mundo cultural. Recentemente, a ENSA foi um dos patrocinadores da Seleção infanto-juvenil de Ginástica, é a patrocinadora oficial do Comité Olímpico Angolano e da Seleção Nacional de Futebol (Palancas Negras), através da Federação Angolana de Futebol (FAF).

Como seguradora que comercializa o seguro automóvel, a ENSA procura sensibilizar a população para a elevada taxa de sinistra-lidade rodoviária em Angola. Desta forma tem vindo a lançar campanhas, propondo aos automobilistas uma condução responsável.

No âmbito da atividade corporativa, aproveitou a concentração de mais de 600 empresas reunidas na Feira Internacional de Luanda 2011, para realizar uma palestra sobre o Seguro de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais e o Seguro de Engenharia (Construção e Montagem). O objetivo foi despertar a atenção dos empresários sobre a importância dos respetivos seguros.

vantagens competitivas

A experiência e a presença em todo o país associadas à solidez, fiabilidade e relação qualidade/preço dos produtos e serviços são alguns dos pontos fortes que conferem à ENSA a prestigiosa posição de líder do mercado segurador em Angola.

Mais do que conferirem vantagens em relação à concorrência, estes itens respondem ao principal propósito da atividade financeira em que se enquadram os seguros. Ou seja, a Marca ENSA contribui para o desenvolvi-mento do Produto Interno Bruto (PIB), do setor bancário e de outras iniciativas que, no plano económico, têm reflexos profundos na vida das populações. A estratégia de boa relação com as instituições do Estado é também um compromisso da ENSA. 

Tendo em conta a velocidade da informação e a exigência cada vez maior do público consumidor, além da convicção de melhor servir o mercado, a ENSA fez um investimento tecnológico com o que de melhor existe na indústria seguradora. Hoje, a empresa está toda ligada em rede, o que facilita a comunicação em tempo real e o acesso à informação.

ENSA
sabia que?

ENSA foi a primeira seguradora angolana a oferecer o Seguro de Saúde e é a única a comercializá-lo em grande escala.

A ENSA assume, desde 2012, a Presidência da Associação das Seguradoras de Angola (ASAN).

Em 2013, a ENSA realizou o 1.º Workshop Nacional sobre o Seguro no Desporto.

Com o lançamento do Fundo de Pensões Aberto, a ENSA procura corresponder à necessidade de dar cobertura a profissionais liberais e empresários que não dispõem actualmente de qualquer benefício da segurança social pública, bem como aos que, já contando com benefícios no quadro da segurança social, pretendam constituir um complemento de reforma.

O Seguro de Acidentes de Trabalho é obrigatório em Angola e a ENSA é líder neste segmento e referência no mercado. Explora ainda o Seguro de Assistência em Viagem, tendo Acordos com reconhecidas seguradoras internacionais.

A ENSA é a Seguradora Oficial da Federação Angolana de Futebol (Palancas Negras), do Comité Olímpico e Paralímpico.

contactos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.