EXPANSÃO

2011

O EXPANSÃO surgiu em Angola a 12 de Fevereiro de 2009, transformando para sempre o panorama nacional dos media. Trouxe informação económica e financeira de qualidade, e marcou um novo padrão na forma de produzir e divulgar informação sobre economia e negócios. A credibilidade, a qualidade, o rigor e a inovação são a essência do Jornal, que se afirma como líder do seu segmento e que, semana após semana, marca a agenda económica do País.

EXPANSÃO
valores da marca

Integrado na plataforma de comunicação do Grupo Score - Score Media, o Jornal Expansão tem como principal missão contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do seu País, com uma oferta clara e rigorosa de informação sobre Angola e o Mundo, respeitando um patamar de qualidade e de especialização superior que atende às expetativas do seu público--alvo. O objetivo é consolidar a Marca Expansão como referência de qualidade, inovação e liderança na informação económica em Angola.

A Marca Expansão considera que rigor, verdade, transparência, isenção e seriedade são valores inalienáveis ao desenvolvimento da sua atividade. Com uma forte aposta na formação de jovens jornalistas e na orientação para a produção de análises rigorosas e especializadas sobre os setores estruturantes da economia, o Expansão assume-se na vanguarda de uma nova escola de jornalismo em Angola. Com efeito, mais do que uma publicação, o Expansão posiciona-se como promotor de debates de reflexão, sendo um agente ativo na promoção da economia e das empresas nacionais dentro e fora do País.

Em síntese, a definição de uma identidade forte, credível, relevante, distinta, sustentável e apelativa traduz todos os elementos estratégicos que servem de base à Marca Expansão, que tem como objetivo principal permanecer na liderança da informação económica de Angola. A Marca Expansão já conta com mais de dois anos no mercado, e, neste espaço de tempo, verificou-se um crescimento quer em qualidade, quer em variedade de conteúdos, sempre com níveis superiores de exigência, com foco na conquista da confiança dos seus leitores e clientes, apostando sempre no rigor e no profissionalismo.

produtos e desenvolvimentos futuros

A Marca Expansão proporciona produtos de comunicação social de orientação fundamentalmente económica. O primeiro produto da Marca é o Jornal Expansão, o primeiro órgão de referência no mercado, em termos de imprensa de especialidade económica. Do ponto de vista de conteúdos, o Jornal oferece informação variada sobre as diferentes áreas da atividade económica, o que faz dele um parceiro privilegiado na divulgação das iniciativas de negócios e de investimentos dos agentes económicos públicos e privados, que dinamizam a economia nacional.

É entendimento da Marca que o ritmo de crescimento da economia nacional lhe coloca desafios prementes no que respeita à sua capacidade de resposta rápida e imediata na divulgação das múltiplas iniciativas dos agentes económicos.

Nesta conformidade, a Marca já estendeu os seus conteúdos ao formato online, através do site www.expansao.sapo.co.ao, com o objetivo de afirmar o Expansão na liderança de informação económica.

Vale sublinhar a especial preocupação da Marca com a formação dos futuros líderes do País, tendo para o efeito criado o “Expansão Universidade”, um projeto incorporado no âmbito da responsabilidade social da Score Media e dirigido essencial-mente à comunidade académica. Através do

"Expansão Universidade" que conta, desde 2010, com o apoio de várias empresas de referência do mercado angolano, os estudantes universitários têm à sua disposição ferramentas de formação decisivas para o seu bom desempenho, nomeadamente o acesso gratuito ao Jornal Expansão.

mercado

O mercado da comunicação social do País encontra-se em franco crescimento, o que se tem traduzido numa melhoria da oferta e no aumento da competitividade entre os "players". Para o Expansão a intensificação concorrencial é salutar, na medida em que serve de estímulo para uma constante superação e consequente entrega de um produto melhor ao leitor. Apesar da Marca Expansão ainda só contabilizar dois anos de existência, a sua intervenção no segmento de mercado em que opera já produziu resultados assinaláveis, tendo em conta os objetivos a que se propôs. Seja pela profundidade da análise temática que orienta decisões sobre as oportunidades de negócios, seja pela promoção do debate em torno de matérias de relevância económica, o Expansão assume-se como um parceiro no processo de desenvolvimento de Angola.

COMUNICAÇÃO

A génese da atividade do Expansão coloca a Marca perante a necessidade de um exercício permanente de sintonia com o seu público-alvo. Por conseguinte, a sua campanha de comunicação assente na ideia “O seu especialista em economia” é sustentada na abordagem dos principais temas de relevância económica que devem responder aos desafios mais urgentes para o almejado desenvolvimento sustentado do País.

Mais do que isso, é entendimento do Expansão que a interdependência cada vez mais assinalável entre as economias, responsável em parte pela conceção do mundo como uma aldeia global, impõe à Marca a exigência de trazer para os seus decisores as melhores práticas de gestão nacionais e internacionais, tornando o Expansão um verdadeiro veículo de uma “economia sem fronteiras”.

vantagens competitivas

O recurso a um jornalismo que se pauta pelo rigor, pela isenção e pela verdade, com enfoque em análises temáticas profundas e ilustrações gráficas que facilitem a leitura e a interpretação dos conteúdos, é uma exigência que se coloca a esta atividade. A Marca aposta muito no aspeto visual do Expansão (a cor salmão e a qualidade de impressão do Jornal), trazendo ao mercado angolano padrões de qualidade ao nível dos mais exigentes mercados de jornais de especialidade económica.

Em suma, a preferência pela qualidade de execução não só é um dos valores intrínsecos à Marca Expansão, como também a sua principal vantagem competitiva.

EXPANSÃO
sabia que?

Em Junho de 2016, o EXPANSÃO e o Novo Jornal, ambos pertencentes ao Grupo Nova Vaga, foram os primeiros jornais em Angola

a vender as suas edições digitais no Multicaixa, em moeda nacional.

Dada a relevância da sua informação, 

o EXPANSÃO é frequentemente citado nos meios de comunicação estrangeiros, nomeadamente nos portugueses, e em agência de notícias internacionais.

A capa de cada edição do Jornal é colocada no seu site às sextas-feiras, pelas 7 horas, sendo rapidamente partilhada por inúmeros seguidores do Jornal no Facebook. Os artigos de opinião do EXPANSÃO batem muitas vezes recordes de visitas no site do Jornal.

Em 2013, o EXPANSÃO revelou pela primeira vez os nomes dos principais accionistas da Banca angolana, numa edição denominada Especial Banca, publicada anualmente por ocasião do Fórum Banca, a cimeira da alta finança angolana que já vai na sua nona edição.

Em 2016, o EXPANSÃO renovou a sua imagem e as suas secções, e reformulou o seu alinhamento editorial. Em 2020 prepara-se para lançar um novo site e uma App inovadora.

O EXPANSÃO é conhecido nas embaixadas estrangeiras, sedeadas em Luanda, como 

o “Financial Times” de Angola.

João Armando Neves
João Armando Neves

João Armando Neves
Director Editorial

contactos