GINGA

2011

Em 1998, na empresa Angonabeiro, nasce GINGA. Uma Marca de café 100% angolano que, desde a sua origem, tem como objectivo contribuir activamente para o desenvolvimento da indústria nacional de café e devolver o prestígio ao café de Angola. 

GINGA
valores da marca

Depois de restaurada a unidade fabril Limoca e estimulada a produção de café nacional, a Angonabeiro tem agora uma produção mensal de 15 toneladas de café, assegura o escoamento anual de 400 toneladas de café verde e exporta para Portugal algum do seu café arábica de alta qualidade.

Sendo uma unidade de negócio do Grupo Delta Cafés, a Angonabeiro opera de acordo com as boas práticas do grupo a que pertence. Assim, a empresa procura implementar normas e procedimentos semelhantes aos praticados pela Delta Cafés em Portugal, ajustando-os, naturalmente, ao contexto social, económico e político de Angola.

A Angonabeiro assegura a sustentabilidade dos produtores de café em Angola, apostando na construção de infraestruturas tais como furos, poços e fornos, nas zonas de café. Para além disso, contribui para o desenvolvimento das comunidades produtoras, fomentando a escolarização e a capacitação dos produtores, promovendo também a gestão racional de recursos naturais e a não poluição dos solos.

No fundo, este compromisso social decorre da política de responsabilidade social do Grupo Delta Cafés, resumida na expressão “Gestão de Rosto Humano”, bem demonstrativa da importância das questões sociais e ambientais na definição das orientações de negócio do grupo.

Assente em valores genuínos como a Humildade, a Solidariedade, a Lealdade, a Transparência e a Integridade, a Marca Ginga procura conquistar o seu espaço em Angola, da mesma forma que a Delta Cafés o fez em Portugal.

produtos e desenvolvimentos futuros

A atividade comercial da Angonabeiro está orientada para dois mercados distintos: o canal Horeca e o canal de retalho alimentar. No canal Horeca, a Angonabeiro comercializa o Café Torrado em Grão e introduziu recentemente o lote Premium – Muata, feito a partir do melhor café angolano. No canal de retalho alimentar, a empresa comercializa embalagens de café moído e em grão, bem como os cafés instantâneos, com e sem cafeína, das Marcas Lobito e Bwe, disponíveis em embalagens de 500 gr, 250 gr e 125 gr.

Para além do café Ginga, a Angonabeiro comercializa também algumas Marcas portuguesas, como os cafés Delta e os vinhos, azeites e vinagres da Adega Mayor.

Em termos de serviços, a empresa oferece aos seus clientes uma linha de apoio 24 horas, para prestar assistência técnica nos pontos de venda.

mercado

Após a independência de Angola, o café angolano perdeu muito do seu prestígio nos mercados internacionais.

Quando em 1998 a Angonabeiro entrou no mercado angolano, verificava-se uma falta de formação de quadros e uma significativa falta de matéria-prima. Para contrariar esta conjuntura, a empresa apostou na recuperação de infraestruturas, na formação de recursos humanos e na oferta de meios técnicos para recuperar a cafeicultura em Angola. Para além disso, a empresa acompanha os produtores locais, desde a plantação à colheita, para garantir que a qualidade do café é a melhor possível e financia, inclusivamente, pequenos produtores sem comissões adicionais.

No sentido de garantir o escoamento do produto dos seus fornecedores, a Angonabeiro celebra contratos de compra de café, nos quais são definidos os preços em função das cotações do mercado internacional. Esta iniciativa oferece segurança ao produtor, uma vez que lhe permite, logo à partida, assegurar uma margem para o seu negócio. Este procedimento contribuiu, definitivamente, para que muitos camponeses, agricultores e produtores tenham voltado à cafeicultura, que até aí estava praticamente abandonada.

COMUNICAÇÃO

A Marca Ginga é uma homenagem à Rainha Ginga, que governou os reinos de Ngongo e Matamba, sendo uma figura mítica da história Angolana, conhecida pela sua excentricidade, mas acima de tudo pelo seu espírito guerreiro.

Para comemorar os 10 anos da Marca e comunicar o rebranding da Marca, foi lançada a campanha “Há 10 anos no coração de Angola”. A nova imagem dos cafés Ginga teve como base a reinterpretação de uma das representações mais populares da Rainha Ginga. A ilustração da rainha e o logótipo da Marca foram criados de forma a tornar mais icónica e expressiva toda a gama de cafés. O rejuvenescimento da imagem da Marca é transversal a toda a gama de produtos e reforça a sua ligação a Angola, uma vez que do ponto de vista gráfico, todo o "packaging" foi reformulado com as cores marcantes de Angola – Vermelho, Amarelo e Preto.

À semelhança da Delta Cafés, a Ginga é uma Marca que estimula a proximidade com os seus clientes e consumidores. Assim, tal como a insígnia portuguesa, a Marca angolana aposta numa criteriosa estratégia de patrocínios, apoiando em projetos de interesse local, estimulando dessa forma o envolvimento do consumidor com a Marca.

vantagens competitivas

A Angonabeiro é uma unidade de negócio do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, um grupo empresarial com 50 anos de existência e um conhecimento profundo do mercado mundial de cafés. É portanto uma extensão do negócio do grupo, partilhando todo o seu conhecimento técnico, os altos padrões de qualidade e exigência e, naturalmente, os seus valores.

GINGA
sabia que?

A Marca GINGA produz todo o seu café em Angola e só utiliza café 100% angolano.

O artista angolano Anselmo Ralph é o Super Embaixador do café em Angola, que agrega 

as Marcas GINGA, Delta Q e Delta Cafés.

A Angonabeiro, subsidiária do Grupo Nabeiro em Angola, vai investir 8,9 mil milhões de kwanzas, para melhorar as suas instalações produtivas e ampliar a sua capacidade de exportação.

RUI NABEIRO - JOÃO MANUEL NABEIRO - RUI MIGUEL NABEIRO
RUI NABEIRO - JOÃO MANUEL NABEIRO - RUI MIGUEL NABEIRO

RUI NABEIRO
Presidente do Grupo Nabeiro / DELTA CAFÉS

JOÃO MANUEL NABEIRO
Administrador do Grupo Nabeiro / DELTA CAFÉS

RUI MIGUEL NABEIRO
Administrador do Grupo Nabeiro / DELTA CAFÉS

contactos