UNITEL

2011

Trabalhar todos os dias para aproximar os angolanos e ligar Angola ao mundo é a principal missão da UNITEL. Intervir na sociedade de uma forma positiva, contribuindo com o desenvolvimento de soluções inovadoras que façam os seus clientes superarem-se em todos os seus compromissos. É esta visão global que faz da UNITEL uma Marca relevante não só para os novos desafios de Angola, mas também para os
de toda a África subsariana.

UNITEL
valores da marca

A Unitel é a maior operadora móvel de Angola e uma das maiores empresas angolanas.

É um exemplo de sucesso no panorama das

telecomunicações em África, o que faz da Marca um motivo de orgulho nacional.

Lançada comercialmente a 4 de abril de 2001, a Unitel tem como principal atividade a pres-tação de serviços móveis de voz e de dados.

Ao longo dos anos, a Marca Unitel tem vindo a consolidar no mercado angolano a sua posição de maior notoriedade no setor das telecomunicações, bem como, a de uma das Marcas mais reconhecidas no geral com o "Top-of-mind " mais alto do setor.

Sustentada na posição de liderança da Marca, a estratégia de comunicação e branding em 2010 seguiu, mais uma vez, a tendência mundial das grandes empresas no mercado das telecomunicações. A Unitel continuou mais próxima do consumidor interno e externo, desenvolvendo ações que influenciam positivamente a opinião pública nacional e estrangeira, que transmitem os pilares que definem o posicionamento da Marca, a reafirmação da notoriedade, com enfâse no "top-of-mind", bem como o alavancar das vendas de equipamentos, produtos e serviços cada vez mais sofisticados, da força, confiança e inovação transmitidas pela Marca.

Na base de todo o posicionamento da Marca e Comunicação em 2010, estiveram sempre presentes os pilares da Unitel: Qualidade e coerência na comunicação, e qualidade dos serviços; orgulho nacional, promovendo a Marca junto de todos os angolanos, através da valorização da cultura, tendo em conta as assimetrias regionais e o papel da Mulher e da Família no contexto sociocultural do país; Liderança, fomentando a confiança dos angolanos na Unitel como líder em cobertura, em clientes, na distribuição, na comunicação e na faturação; e Inovação, na forma de comunicar e nas ações lançadas no mercado, ao nível dos produtos e serviços, e, ao nível de atividades institucionais, área tecnológica (GSM, UMTS, etc) e nas ações de responsabilidade social.

produtos e desenvolvimentos futuros

A inovação faz parte do ADN da Unitel, nomeadamente através do lançamento de novos serviços: envio de SMS sem saldo (“Manda Só SMS”) e de carregamento de cartões (“Carrega Só”); notificação de disponibilidade e de chamada, de soluções de VoiceMail para MMS e E-mail; envio de SMS e MMS para o Facebook; portal móvel de conteúdos (m.unitel.ao); Net 10 MB e Net 50 MB (Internet no telemóvel com limite de volume de tráfego, para um acesso com mais controlo de custos pelo cliente); e consulta de saldo via USSD: bónus (*102*0#), internet no telemóvel (*102*1#) e de SMS (*102*2#).

Há ainda a destacar o lançamento do serviço de Roaming de Dados e o alargamento da qualidade de serviço de banda larga (97% das estações 3G com velocidades até 7.2Mbps para download).

Relativamente à aposta em novas tecnologias a Unitel fez um alargamento da cobertura da tecnologia UMTS/HSPA que suporta os serviços de 3,5 G a todas as capitais das províncias onde exista transmissão terrestre e apostou ainda na utilização de tecnologia EDGE em toda a área de cobertura da rede Unitel.

mercado

A Unitel opera sobre a tecnologia GSM desde a sua fundação, em 2001, usando o SIM Card, também conhecido pelos consumidores angolanos como “chip”.

No ano de 2010 a base de clientes continuou a crescer substancialmente tendo terminado com mais de 6.127.000 clientes. A Unitel continua a ser líder incontestável do mercado angolano, com 64,2% de quota de mercado.

COMUNICAÇÃO

Para o ano de 2010, a Unitel definiu como estratégia de comunicação o lançamento de uma grande campanha institucional por trimestre, com várias campanhas comerciais em paralelo, de forma a suportar as vendas de equipamentos, bem como, o aumento do consumo dos serviços de voz, dados e mensagens. Para o efeito, a Unitel manteve um estilo de comunicação mais popular e descomplicado, associando-se a figuras e aos estilos culturais mais populistas, conservando uma estratégia de comunicação de massas.

A Unitel manteve o investimento em comunicação com um agressivo plano de meios e forte presença nos vários meios e suportes com objetivo de posicionar a Marca.

vantagens competitivas

Fatores como a extensa cobertura da rede a todas as províncias e à quase totalidade de municípios de Angola, é uma forte vantagem competitiva da Unitel em relação à concorrência, permitindo desta forma que os angolanos estejam comunicáveis em todo o país.

Durante 2010 a Unitel continuou a investir no crescimento da sua rede de distribuição com lojas próprias, lojas de agentes, lojas empresariais e rede de agenciamento, o que lhe permite uma presença física em quase todas as províncias. São atualmente mais de 8.000 agentes ao serviço dos angolanos.

UNITEL
sabia que?

A grande campanha de Marketing Didáctico "Minuto UNITEL", em 2009, apresentou uma sequela de filmes educativos que explicaram o funcionamento dos serviços UNITEL num minuto.

Em 2014, a UNITEL foi reconhecida como a operadora "top of mind", pela Sinfic.

A página de Facebook da UNITEL possui mais de 550,000 fãs e é a página angolana com o maior número de fãs.

O canal de YouTube (TVUNITEL) tem mais de 800.000 visualizações e 11.000 subscritores.

A UNITEL conta já com quase 3000 colaboradores e, em Dezembro de 2014, atingiu os 11 milhões e meio de clientes.

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