Edições

VISABEIRA

2011

De âmbito multinacional, multissectorial e multidisciplinar, os produtos e serviços do Grupo Visabeira marcam presença em mais de 50 países espalhados pelo mundo. Em Angola, este Grupo conta com mais 10 anos de experiência assumindo-se como parceiro estratégico na área das telecomunicações, da construção, da indústria e dos serviços. Disponibilizar o seu vasto know-how e a sua capacidade empreendora para contribuir activamente para o desenvolvimento de Angola é a sua visão.

VISABEIRA
valores da marca

Para integrar de forma consistente a sua atividade no mercado angolano, o Grupo Visabeira em Angola assume-se como um grupo multissetorial, com 14 anos de experiência a projetar e a construir o progresso do país.

Sediado em Luanda, mas com uma rede que atua em todo o território, o Grupo Visabeira em Angola está presente em vários setores de ativi-dade com negócios próprios e através de parcerias com empresas locais.

A visão do Grupo passa por, aproveitando o seu know-how, recursos e capacidade financeira, contribuir proativamente para o desenvolvimento de Angola.

O Grupo Visabeira é já uma referência na economia e no tecido empresarial angolanos, assumindo-se como um fornecedor integrado e complementar e um parceiro estratégico local nas mais diversas áreas de atividade.

produtos e desenvolvimentos futuros

O Grupo Visabeira em Angola é constituído por um conjunto de unidades empresariais que refletem as principais áreas de negócio em que o Grupo Visabeira atua, quer em Portugal, quer a nível internacional.

Na área das telecomunicações o Grupo detém a TVCABO, em parceria com a Angola Telecom, o único operador no mercado com oferta conjunta de televisão digital e internet de banda larga. Nesta área

é ainda proprietária da Comatel, que intervém a nível de soluções globais de sistemas de telecomunicações, redes fixas e móveis e serviços complementares, incluindo planea-mento, projeto, construção e manutenção.

No âmbito da energia, a Electrovisa abrange as redes tradicionais, de baixa e média tensão, assim como as energias renováveis.

A Edivisa, por sua vez, aposta na construção, na gestão e manutenção imobiliária e nos projetos de engenharia.

No setor da indústria destaca-se a Mob, prestigiada Marca de mobiliário de cozinha de projeção internacional, com unidade de fabrico em Angola, cuja atividade inclui projeto e instalação, estendendo ainda a sua atividade ao fornecimento de eletrodomésticos e acessórios.

Recentemente, e após a aquisição do Grupo Vista Alegre Atlantis em 2009, Marca de referência nas áreas da cerâmica e do cristal e vidro de alta qualidade, o Grupo Visabeira inaugurou uma nova loja Vista Alegre Atlantis em Luanda.

Ainda neste domínio, o Grupo atua, através da Álamo, na exploração e desenvolvimento da indústria florestal, e na exploração de pedreiras e indústria de inertes, através da Visaconstroi.

No setor do turismo Marca presença através da Visatur, dedicada à gestão hoteleira, que opera atualmente o Hotel Serra da Chela, no Lubango.

A nível de serviços, são várias as empresas do Grupo a atuar em Angola: a Mercury Comercial dedica-se à importação e comercialização de materiais de construção e de loiças, sanitários, torneiras e ferragens Cifial, a Catari Angola à comercialização de andaimes e equipamentos de cofragem para a construção civil, e a Visauto, concessionária de veículos das Marcas Iveco e Randon, oferece serviços de mecânica e gestão de frotas.

mercado

O Grupo Visabeira, SGPS, SA, sediado em Viseu, Portugal, é uma holding multinacional, multissetorial e multidisciplinar, composta por mais de 90 empresas, cujos produtos marcam presença em cerca de cinco dezenas de países, com especial incidência em 11 mercados.

Com mais de 30 anos de experiência, o Grupo Visabeira é reconhecido pela sua postura empreendedora, associada a uma filosofia de integração e otimização de recursos, que permite criar oportunidades em diferentes setores e mercados e apostar na expansão contínua dos negócios.

Estruturada em cinco sub-holdings (Global, Indústria, Turismo, Imobiliária e Participações), com reconhecidas competências em diversos domínios da atividade económica, o Grupo Visabeira apresenta uma vasta oferta de soluções integradas com base na qualidade, na inovação e na competitividade.

COMUNICAÇÃO

A assinatura “Projetamos Angola para o Futuro” transmite os valores-chave do Grupo no país: foco na ação empreendedora e na criação de valor, integração no meio socioeconómico angolano, privilegiando parcerias locais, e orientação para o futuro numa perspetiva de longo prazo.

Na imprensa, sobretudo a de negócios, a comunicação adquire um tom discreto, enfatizando os seus princípios e centrando o protagonismo, individualmente, nas diversas unidades de negócio.

Por outro lado, existe uma forte aposta na participação em fóruns de cariz económico, patrocinados por entidades oficiais, associações empresariais, representações diplomáticas e outras.

O Grupo Visabeira, consciente da importância das iniciativas do universo empresarial no meio social
e ambiental, tem desenvolvido e comunicado diversos projetos nesta área, com aplicação direta em vários dos países em que se encontra presente. Enquanto associado de organizações não-governamentais internacionais,
o Grupo Visabeira é a única empresa portuguesa presente na Global Business Coalition On HIV/AIDS, Tuberculosis and Malaria, uma organização à escala planetária, contribuindo com as suas competências específicas, juntamente com outras empresas, para a erradicação destas doenças.

Para levar a cabo uma intervenção social mais aprofundada, o Grupo criou a Fundação Visabeira, visando a promoção, difusão e prossecução de atividades de índole caritativa, educativa, científica, cultural e artística, dando um contributo significativo a um vasto número de ações.

No âmbito da sua Gestão de Qualidade Total, em linha com os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social, o meio-ambiente é um elemento central. Este sistema pretende estabelecer uma política ambiental ajustada aos princípios da empresa, identificar os aspetos ambientais mais significativos, incluindo legislação, métodos, processos e prioridades de atuação, de forma a estabelecer objetivos e metas adequados.

Neste contexto, as unidades do Grupo Visabeira têm aplicado algumas das mais modernas tecnologias para cumprir as ambiciosas metas de proteção ambiental a que se propuseram, bem como apostado fortemente na divulgação destes princípios e na sensibilização interna dos seus colaboradores, de forma a que estes contribuam, quer no espaço profissional quer no enquadramento familiar, para um futuro melhor.

vantagens competitivas

Com uma estratégia que aposta no desen-volvimento de bases para implementação de novos processos e novas metodologias organizacionais, os três Núcleos de I&DT do Grupo Visabeira, criados com o apoio do Sistema de Incentivos à Criação de Núcleos de Investigação e Desenvolvimento no Setor Empresarial (NITEC), são estruturas altamente especializadas, que têm atuado nas áreas das Telecomunicações, Construção, Indústria e Serviços. Determinados em criar soluções mais competitivas e viradas para o futuro, estes Núcleos funcionam em estreita colaboração com a Cerutil, Mob e Visabeira Digital, três empresas do Grupo Visabeira pioneiras no desenvolvimento de projetos I&DT e Inovação.

VISABEIRA
sabia que?

O Grupo Visabeira tem presença destacada em onze países, comercializando os seus produtos e serviços em mais de quatro dezenas de nações, nos cinco continentes.

Através de uma das suas sub-holdings o Grupo prepara-se para ser cotado na Bolsa de Lisboa.

A Comatel, uma das principais empresas da Visabeira em Angola, foi a única empresa do sector das telecomunicações a permanecer ininterruptamente em operação nas diversas províncias de Angola no terreno durante toda a década de 90.

A TV Cabo, empresa participada pela Visabeira em Angola, é o único operador em Angola com uma distribuição de conteúdos inteiramente digital, por cabo, fornecendo, simultaneamente, televisão e internet.

Na última década a MOB, reputada marca de cozinhas da Visabeira, com fábrica em Angola, foi distinguida oito vezes com o prestigiado prémio MOBIS Gold para o melhor fabricante de mobiliário de cozinha.

contactos