A Blue é sinónimo de sumo de fruta e festa em Angola. É o ícone da nova geração angolana, símbolo do crescimento e da evolução do país. Podemos afirmar que a presença da Blue no mercado agigantou-se. Hoje é uma verdadeira Marca global, com presença em dez países e dois continentes diferentes. Uma orgulhosa bandeira da difusão de Angola no Mundo.
Blue é vida e a vida é uma festa. Reflecte o ritmo e a alegria dos angolanos. Ensina a viver cada momento com garra e boa disposição, com orgulho e confiança. Podemos afirmar que em 2012, a presença da Blue no mercado agigantou-se. O portfólio de sabores aumentou, ganhou mais prémios de qualidade e conquistou ainda mais notoriedade. Chegou a países novos e deu um passo muito ambicioso lançando uma gama especial: a Blue Polpa.
produtos e desenvolvimentos futuros
Conhecida pela sua incessante vontade de inovar e melhorar os seus produtos, a Blue relançou um dos seus sabores principais - laranja - com uma nova fórmula, focada em reforçar a naturalidade e o sabor da fruta. Lançou ainda um sabor totalmente novo: o tropical morango. Também no ano transacto foi lançada a Blue Polpa, uma gama especial, suavemente gaseificada e com verdadeira polpa de fruta, com o intuito de alargar o seu número de consumidores e de chegar a pontos de venda e momentos de consumo diferentes. Prevê-se que 2013 seja um ano repleto de novidades, sempre com o intuito de inovar e melhorar.
mercado
Produzida nas fábricas da Refriango em Angola, num mercado assente na importação de produtos, a Blue é o verdadeiro refrigerante dos angolanos. Continua a superar a concorrência internacional sendo a Marca mais vendida da Refriango e tendo uma taxa de reconhecimento dos consumidores superior a 80%.
Presente em mais de 150.000 pontos de venda por todo o país, a Blue faz a festa em toda a Angola, mas não só. Está, neste momento, presente em outros 11 países e, pela sua procura no mercado externo, é considerada a alavanca da estratégia de expansão da Refriango.
COMUNICAÇÃO
A Blue tem colocado, desde o seu lançamento, um grande empenho e investimento na estratégia de comunicação com os consumidores. 2012 não foi excepção e a Marca manteve uma presença activa no panorama da comunicação, apostando em conteúdos inovadores e lançando algumas das campanhas mais queridas e recordadas pelos consumidores.
Desde latas a serem feitas de sumo, grandes festas animadas com ritmos angolanos, a mega produções feitas com o equipamento mais moderno para simular o espaço e a vida de um astronauta, a Blue fez de tudo para marcar a diferença, garantido assim a sua posição como Marca de referência no panorama publicitário angolano.
A campanha Laranjicioso serviu de apresentação à nova Blue Laranja, utilizando planos de "beautyshots" incrivelmente apetecíveis.
Com o Tropical Morango associou as frutas à música e transformou o sabor numa batida ritmada e aprovada pelos angolanos.
A medalha Le Monde Selection, ganha pela Blue, foi associada ao Maracujá e à linguagem usada no Facebook e nas redes sociais.
No final do ano lançou a Blue Polpa, numa campanha que elevou a Marca dos angolanos a outro patamar: o espaço.
Como é habitual, o Pai Natal Blue voltou para alegrar as festas com a sua mensagem de Natal e no fim de ano, a Blue desejou, em primeira mão, um bom ano a todos os angolanos, associando--se a um countdown em directo na TPA.
No que diz respeito à activação, a estratégia da Blue passou por manter-se actual e relevante, aproximando-se ainda mais dos seus consumidores. O Canta com Blue, que começou por ser um evento em escolas, tornou-se num programa de televisão, na Tv Zimbo. O Blue Roadshow, em 2012, foi o maior de sempre, chegando a 10 províncias. Em termos de benefícios adicionais ao consumidor, a promoção da Tara Retornável ofereceu o melhor prémio de sempre em Angola: um apartamento.
O investimento na expansão internacional da Marca revela--se também nas suas decisões de Comunicação. A Blue já comunica em Moçambique, na Namíbia e em Portugal, onde é visível em jogos da Liga Portuguesa e na MTV.
Adicionalmente à aposta em conteúdos inovadores, a Marca Blue investe também na procura de meios criativos. As campanhas nos Aeroportos de Luanda e Lisboa, até às decorações especialmente desenvolvidas para os Cinemas do Lubango e Maputo, são algumas das novidades que a Marca apresentou em 2012.
vantagens competitivas
A Blue é uma Marca da Refriango, empresa reconhecida internacionalmente e sinónimo de confiança, qualidade e paixão por Angola. Ao ser produzida em Angola, a Marca assegura uma presença estável neste mercado e uma qualidade constante. A fábrica da Refriango em Viana, destaca-se pela tecnologia de ponta e por um rigoroso controle de qualidade. Mais de 50 parâmetros diferentes (físicos, químicos e microbiológicos) são analisados diariamente ao longo de todo o processo produtivo. Por outro lado, periodicamente são realizados estudos de mercado junto dos consumidores angolanos que permitem aferir os seus gostos e as suas preferências.
Foi também uma grande conquista em 2012, o laboratório da Refriango passar a dispor de um Sistema de Gestão da Qualidade Certificado pela APCER, de acordo com a Norma ISO22000.
A qualidade da Blue foi ainda confirmada internacionalmente com a obtenção da Medalha de Ouro no concurso Le Monde Selection em Bruxelas e com o prémio Sabor do Ano em Portugal, ambos revalidados em 2013.
O Facebook Blue já tem mais de 75 mil fãs.
O fato do astronauta do filme de Blue Polpa veio directamente dos EUA e é o mesmo que foi usado no filme Apollo 13.
O número de latas Blue vendidas daria para metade do planeta já ter tido acesso a 1 lata Blue.