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CUCA

2013

"Em Angola, cerveja é CUCA". É com este "statement" que a Marca de cerveja líder em Angola procura consolidar o seu posicionamento no mercado e no coração dos angolanos. Deixou de se conseguir distinguir o produto da sua própria categoria e quando isso acontece, estamos perante uma Marca na sua plenitude. Com uma quota de mercado invejável, e um elevado capital de afinidade e confiança junto dos consumidores, a CUCA é um dos activos mais valiosos do Grupo Castel.

CUCA
valores da marca

A história da Cuca confunde-se e entrelaça-se com a história de Angola. É uma Marca que se tornou um substantivo: para dizer “cerveja” basta dizer “uma Cuca”.

A Cuca, Companhia União de Cervejas de Angola, foi fundada em 1952 por Manuel Brito Vinhas, e desde então tem sido uma presença incontornável no mercado cervejeiro nacional, crescendo até se transformar na líder incontestada, tendo hoje uma quota de 48 por cento. Os angolanos não dispensam uma Cuca, seja para restaurar as forças ao fim de um dia de trabalho, numa festa com os amigos, ou apenas porque lhes apetece uma cerveja geladinha. A Cuca, a Marca adorada pelos angolanos e conhecida também pelas suas campanhas de comunicação desde a década de 50 até aos dias de hoje, já sob a orientação do grupo francês fundado por Pierre Castel em 1949, assumiu plenamente toda a força e centralidade de uma grande Marca e de uma grande cerveja, com um grande sabor. Com o apoio dos seus proprietários, trabalhadores, consumidores e angolanos em geral, a Marca Cuca continua a crescer em todas as vertentes. Com as novas fábricas inauguradas nos últimos anos, a Cuca vai continuar a ser, no mercado e no coração dos angolanos, “a” cerveja.

produtos e desenvolvimentos futuros

A Cuca já era comercializada em garrafas descartáveis e com retorno de 31 cl, em lata (desde 2002) e à pressão (barris de 10, 30 e 50 litros), mas em Março de 2013 foi lançado mais um formato: a Cuca Mini, em garrafa de 25 cl. É apenas mais um dos passos de uma Marca que está sempre à procura de corresponder às sugestões e desejos dos seus consumidores, apresentando os formatos mais práticos para se poder desfrutar do sabor inconfundível desta cerveja. Para acompanhar o sempre crescente desejo de Cuca por parte dos angolanos, o grupo Castel tem investido fortemente em novas instalações de produção da cerveja, nomeadamente em 2008, com as fábricas de Bom Jesus e de Cabinda, e em 2009, com a inauguração da linha de produção no Huambo, que se juntaram assim às históricas fábricas de Luanda e Soba-Catumbela.

mercado

A nível de consumo interno de cerveja, o mercado angolano apresenta muita capacidade – é o décimo a nível mundial –, com valores que crescem sustentadamente de ano para ano. Neste campo, a Cuca, apoiada na sua longa história, na força da Marca e na capacidade de produção e distribuição por todas as províncias, é líder de mercado. Mas, num país com uma população de 17 milhões de pessoas, o potencial para crescimento não se esgotou, e a Cuca, sendo a Marca de cerveja favorita dos angolanos, continua a apostar em novas dinâmicas e formas de conseguir atingir quotas mais altas.

COMUNICAÇÃO

As comemorações dos 60 anos da Cuca, realizadas em 2012, deram azo a uma grande campanha de aniversário. A 28 de Abril, o Pavilhão da Cidadela, em Luanda, encheu-se para dançar e cantar ao som dos melhores artistas da música angolana contemporânea, terminando em apoteose com a actuação do Puto Português. Mais tarde, entre Maio e Junho, o Largo 1º de Maio e o Calçadão da Samba receberam uma exposição do Museu da Cuca, uma mostra fotográfica dos momentos mais significativos da história da cerveja preferida dos angolanos. Outro ponto alto do ano transacto foi uma campanha publicitária, concebida pela agência TBWAAngola, cuja imagem principal consistia numa montagem da Marginal de Luanda totalmente construída com embalagens dos diferentes formatos em que é vendida a Cuca. Continua assim uma longa tradição de campanhas inovadoras, irreverentes e dinâmicas, muitas das quais deixaram marcas na cultura angolana, com frases e “slogans” que entraram na linguagem do dia-a-dia, ou com músicas dos “jingles” radiofónicos que hoje muitos angolanos conseguem cantar de cor.

vantagens competitivas

Estando integrada num nome internacional e de grande experiência como é o grupo Castel, um dos maiores grupos ao nível de vinhos e águas minerais de França, a Cuca aufere de consideráveis vantagens competitivas a nível de produção, distribuição, colocação de produto e comercialização. O grupo proprietário da Cuca é o maior aglomerado empresarial
de produção de cerveja em África, logo em Angola, e também possui uma fábrica de vidros (Vidrul no Cacuaco, Luanda), que, para além de fornecer as garrafas para as cervejas das várias Marcas do grupo, pode ainda dedicar-se à produção para outras bebidas. Uma das imagens de marca da Cuca é a qualidade dos materiais, quer sejam os orgânicos, utilizados na produção da própria bebida, quer seja na maquinaria das linhas de montagem. Tudo isto é organizado, gerido e operado por uma equipa de profissionais escolhidos entre os melhores do país, que recebem regularmente formação acerca dos produtos que criam. Os postos de trabalho destes profissionais estão estrategicamente colocados junto da linha de produção da cerveja, o que lhes permite desenvolver ideias e desenvolvimentos para a Marca que acreditam poder sempre melhorar.

CUCA
sabia que?

• A CUCA é a Marca de cerveja angolana com mais visibilidade nas redes sociais, contando com mais 70.000 seguidores no Facebook.

• A CUCA esteve sempre muito ligada às vertentes culturais e desportivas em Angola, tendo apoiado vários eventos e patrocinado, entre outros, Luis Sá Silva, o piloto angolano que procura entrar na Formula 1, disputando as provas de GP2 com a carteira de Macau, onde iniciou a sua carreira como profissional, em 2006.

• Em 2015, a Marca CUCA estará presente pela primeira vez na 56.ª edição da Bienal de Viena, um dos eventos mais importantes de mostra de arte contemporânea.

• Em 2013, a CUCA lançou o projecto CUCARTE que consistiu numa plataforma de promoção da arte inspirada nos valores da Marca.

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