Edições

ENSA

2013

Mais do que manter a liderança do mercado segurador e ser reconhecida como uma Marca cuja filosofia empresarial assenta na eficiência, idoneidade e solidez financeira, a ENSA – Seguros de Angola, S.A. continuará a ter cada vez melhores produtos, mais adaptáveis às necessidades dos angolanos. A ENSA oferece actualmente cerca de 38 produtos, um conjunto abrangente de seguros dos ramos vida e não vida.

ENSA
valores da marca

Reconhecida pela sua excelência, qualidade e rigor no tratamento dos seus Clientes, tendo junto do público uma imagem credível e responsável, a ENSA é uma empresa pública que participa activamente na promoção do desenvolvimento socio-económico do país, através de uma oferta de produtos diversificados e competitivos.

Com a maturidade que se impõe e exige aos 35 anos, é, com certeza, um exemplo de sucesso tanto no modelo de negócios que desenvolve, como na relação de proximidade e confiança que tem com os clientes.

Actualmente, o grande desafio é possibilitar o desenvolvimento e envolvimento das pessoas; procurar o desenvolvimento das parcerias; melhorar a gestão de processos e factos; criar foco no cliente, incluindo colaboração com o cliente e a medição da sua satisfação; conquistar a sociedade – responsabilidade empresarial corporativa e desenvolvimento sustentável; e direccionar estratégias para resultados concretos e objectivos.

Com os olhos no futuro, acompanha o ritmo da mudança que se regista a nível mundial. Tal como afirmou, recentemente, o PCA, Dr. Manuel Gonçalves: “Se o mundo muda, a ENSA tem que mudar para que os desafios que o futuro nos propõe, sejam alcançados com rigor, sustentabilidade e profissionalismo”. Ou seja, se alguém tem de liderar o futuro próximo, a Marca acredita que quem tem condições de o fazer é a ENSA.

produtos e desenvolvimentos futuros

A ENSA oferece actualmente um conjunto abrangente de serviços, acima de 38 produtos de seguro. "Vida Tranquila", um Fundo de Pensões Aberto, é o mais recente produto ENSA, lançado em finais de 2012, com o propósito de possibilitar aos clientes a criação de uma aplicação financeira a médio e longo prazo.

No Ramo Automóvel, a Seguradora garante experiência e presença em todo o país. Este é um dos produtos mais comercializados na carteira da ENSA, representando mais de 30% da facturação anual em 2011.

No Ramo da Saúde, a Marca é a única a comercializar em grande escala. A ENSA foi a primeira seguradora angolana a oferecer este produto em 2001 e actualmente a sua rede de serviços médicos conta com mais de 45 entidades prestadoras de serviços.

A ENSA é ainda líder de mercado no Ramo de Acidentes e de Aviação. O Seguro de Acidentes de Trabalho é obrigatório em Angola e a ENSA é uma referência neste sector. Este Ramo inclui ainda o seguro de Assistência em Viagem onde a ENSA tem acordos com reconhecidas seguradoras internacionais. A Marca tem ainda uma vasta experiência no Ramo Aviação e este representa actualmente cerca de 10% do valor total da produção.

mercado

Com mais de 50% da quota de mercado, a ENSA posiciona-se cada vez mais, como uma empresa geradora de confiança, credível, competente e competitiva.

A Marca ENSA é a única seguradora presente em todo o território nacional, com mais de 37 agências. A ENSA assinou contratos de parcerias com algumas instituições do Ensino Superior, com o objectivo de incutir nos estudantes a cultura do Seguro. Tem acordo de cooperação com os Correios de Angola, que prevê a comercialização do Seguro Automóvel em 54 Estações daquele órgão. Tem parcerias com o canal bancário (BIC e BANC) para a venda de seguros associados aos créditos Multi-risco, Habitação e Automóvel. Tem um protocolo com o BCI (Banco de Comércio e Indústria) e a EMIS (Empresa Interbancária de Serviços), que permite aos segurados renovarem contratos e pagarem os seus prémios via multicaixa. Assinou um acordo de parceria com a COSAL, que visa facilitar aos clientes da concessionária da Marca Hyundai a obtenção do Seguro Automóvel de Responsabilidade Civil Obrigatório (RCO). A Marca tem ainda acordos de parceria com algumas agências de viagens e turismo, no âmbito do Seguro de Assistência em Viagem.

COMUNICAÇÃO

Os executivos da ENSA continuam a privilegiar a responsabilidade social como um instrumento de Marca de Excelência. O valor de apoiar “causas nobres” está na génese da empresa: com mais de 20 anos, o Prémio ENSARTE é, reconhecidamente, o reflexo artístico da identidade angolana nas categorias de pintura e escultura. Por ocasião do 35º Aniversário da empresa, a Marca realiza a 11.ª edição do Prémio ENSARTE Musical em parceria com o Angola Encanta.

Fruto da criação, manutenção e expansão a nível nacional do Prémio ENSARTE e ENSARTE Musical, o Ministério da Cultura atribuiu à ENSA o Diploma de Honra pelo contributo à preservação da Cultura. Em 2011, a ENSA arrebatou o Prémio Sirius na Categoria de Responsabilidade Social e foi distinguida pelo Centro de Pesquisa da Faculdade de Direito como a Melhor Empresa Pública. É ainda a Seguradora Oficial da Federação Angolana de Futebol (Palancas Negras), do Comité Olímpico e Paralímpico Angolano.

A ENSA procura sensibilizar a população para a elevada taxa de sinistralidade rodoviária em Angola. Desta forma tem vindo a lançar campanhas de sensibilização, propondo aos automobilistas uma condução responsável.

A Marca ENSA está presente, todos os anos, nas Feiras Internacionais de Luanda e Benguela, na Expo-Huila e em outros certames.

vantagens competitivas

Como empresa pública, a ENSA anda de mãos dadas com as linhas de orientação do Executivo. Isto é, se os sectores mineiro e imobiliário, a agricultura, a indústria transformadora, as redes de distribuição, a circulação mercantil, a prestação de serviços de qualidade e a concorrência empresarial, são tidos como relevantes para o crescimento económico, então a ENSA responde positivamente com a variedade de produtos do seu portfólio.

Mais do que conferir vantagens em relação à concorrência, estes itens respondem ao principal propósito da actividade financeira em que se enquadram os seguros. Ou seja, a Marca ENSA contribui para o desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB), sector bancário e outras iniciativas que, no plano económico, têm reflexos profundos na vida das populações.

A ENSA fez um investimento tecnológico com o que de melhor existe na indústria seguradora. Hoje, a empresa está toda ligada em rede, o que facilita a comunicação em tempo real e permite o acesso à informação de carácter socio-económico, jurídico e laboral.

O ENSA GOLD é o evento que visa, comple-mentarmente, promover a intensificação do diálogo na Companhia, fortalecendo as relações inter e intra-funcionais no quadro do novo modelo de gestão do capital humano.

ENSA
sabia que?

ENSA foi a primeira seguradora angolana a oferecer o Seguro de Saúde e é a única a comercializá-lo em grande escala.

A ENSA assume, desde 2012, a Presidência da Associação das Seguradoras de Angola (ASAN).

Em 2013, a ENSA realizou o 1.º Workshop Nacional sobre o Seguro no Desporto.

Com o lançamento do Fundo de Pensões Aberto, a ENSA procura corresponder à necessidade de dar cobertura a profissionais liberais e empresários que não dispõem actualmente de qualquer benefício da segurança social pública, bem como aos que, já contando com benefícios no quadro da segurança social, pretendam constituir um complemento de reforma.

O Seguro de Acidentes de Trabalho é obrigatório em Angola e a ENSA é líder neste segmento e referência no mercado. Explora ainda o Seguro de Assistência em Viagem, tendo Acordos com reconhecidas seguradoras internacionais.

A ENSA é a Seguradora Oficial da Federação Angolana de Futebol (Palancas Negras), do Comité Olímpico e Paralímpico.

MATILDE GUEBE
MATILDE GUEBE

Administradora

contactos