EXPANSÃO

2013

O EXPANSÃO surgiu em Angola a 12 de Fevereiro de 2009, transformando para sempre o panorama nacional dos media. Trouxe informação económica e financeira de qualidade, e marcou um novo padrão na forma de produzir e divulgar informação sobre economia e negócios. A credibilidade, a qualidade, o rigor e a inovação são a essência do Jornal, que se afirma como líder do seu segmento e que, semana após semana, marca a agenda económica do País.

EXPANSÃO
valores da marca

O Jornal Expansão tem como principal missão contribuir para o desenvolvimento socio-económico de Angola, com uma oferta clara e rigorosa de informação sobre o país e o Mundo, respeitando um patamar de qualidade e de especialização superior que atende às expectativas do seu público-alvo. O objectivo é consolidar a Marca Expansão como referência de qualidade, inovação e liderança na informação económica em Angola.

A Marca Expansão, integrada na plataforma de comunicação do Grupo - Score Media, considera que rigor, verdade, transparência, isenção e seriedade são valores inalienáveis ao desenvolvimento da sua actividade. Com uma forte aposta na formação de jovens jornalistas e na orientação para a produção de análises rigorosas e especializadas sobre os sectores estruturantes da economia, o Expansão assume-se na vanguarda de uma nova escola de jornalismo em Angola.

A Marca Expansão conta já com mais de dois anos no mercado, e, neste espaço de tempo, verificou-se um crescimento quer em qualidade, quer em variedade de conteúdos, sempre com níveis superiores de exigência, com foco na conquista da confiança dos seus leitores e clientes, apostando sempre no rigor e no profissionalismo.

produtos e desenvolvimentos futuros

Em jeito de balanço, em 2012 o semanário primou por trazer para a ribalta grandes temas que afectam o País real, como os custos do trânsito caótico em Luanda, as repercussões da falta de energia constante e os atrasos nas transferências bancárias, verdadeiras dores de cabeça para a classe empresarial. Grandes nomes da economia nacional, do empresariado, do patronato, do associativismo, tiveram voz nas suas páginas, as mesmas onde registou as primeiras eleições gerais de Angola, onde deu a conhecer, semana após semana, os progressos das províncias Angolanas, e onde se viram ideias ganharem forma e fazerem o País crescer. 2012 marca também a sua presença nas redes sociais: o Expansão está no Facebook, no LinkedIn e no Twitter. Duplicou as audiências no seu site e foi o primeiro jornal económico angolano a ter uma aplicação no iPad.

A Marca Expansão proporciona produtos de comunicação social de orientação fundamentalmente económica. O primeiro produto da Marca é o Jornal Expansão, o primeiro órgão de referência no mercado, em termos de imprensa de especialidade económica. Do ponto de vista de conteúdos, o Jornal oferece informação variada sobre as diferentes áreas da actividade económica, o que faz dele um parceiro privilegiado na divulgação das iniciativas de negócios e de investimentos dos agentes económicos públicos e privados, que dinamizam a economia nacional.

É entendimento da Marca que o ritmo de crescimento da economia nacional lhe coloca desafios prementes no que respeita à sua capacidade de resposta rápida e imediata na divulgação das múltiplas iniciativas dos agentes económicos.

Nesta conformidade, a Marca já estendeu os seus conteúdos ao formato online, através do site www.expansao.sapo.co.ao, com o objectivo de posicionar o Expansão como líder de informação económica.

O "Expansão Universidade" é outro projecto da Marca, incorporado no âmbito da responsabilidade social da Score Media e dirigido essencialmente à comunidade académica. Através do "Expansão Universidade" que conta com o apoio de várias empresas de referência do mercado angolano, os estudantes universitários têm à sua disposição ferramentas de formação decisivas para o seu bom desempenho, nomeadamente o acesso gratuito ao Jornal.

mercado

O mercado da comunicação social do País encontra-se em franco crescimento, o que se tem traduzido numa melhoria da oferta e no aumento da competitividade entre os "players". Para o Expansão a intensificação concorrencial é salutar, na medida em que serve de estímulo para uma constante superação e consequente entrega de um produto melhor ao leitor. Apesar do Jornal ainda só contabilizar três anos de existência, a sua intervenção no segmento de mercado em que opera já produziu resultados assinaláveis, tendo em conta os objectivos a que se propôs. Seja pela profundidade da análise temática que orienta decisões sobre as oportunidades de negócios, seja pela promoção do debate em torno de matérias de relevância económica, o Expansão assume-se como um parceiro no processo de desenvolvimento de Angola.

COMUNICAÇÃO

A génese da actividade do Expansão coloca a Marca perante a necessidade de um exercício permanente de sintonia com o seu público--alvo. Por conseguinte, a sua campanha de comunicação assente na ideia “O seu especialista em economia” é sustentada na abordagem dos principais temas de relevância económica que devem responder aos desafios mais urgentes para o almejado desenvolvimento sustentado do País.

Mais do que isso, é entendimento do Expansão que a interdependência cada vez mais assinalável entre as economias, responsável em parte pela concepção do mundo como uma aldeia global, impõe à Marca a exigência de trazer para os decisores as melhores práticas de gestão nacionais e internacionais, tornando o Expansão um verdadeiro veículo de uma “economia sem fronteiras”.

vantagens competitivas

A Marca aposta muito no aspecto visual do Jornal (a cor salmão e a qualidade de impressão), trazendo ao mercado angolano padrões de qualidade ao nível dos mais exigentes mercados de jornais de especialidade económica. O recurso a um jornalismo que se pauta pelo rigor, pela isenção e pela verdade, com enfoque em análises temáticas profundas e ilustrações gráficas que facilitem a leitura e a interpretação dos conteúdos, é uma exigência que se coloca a esta actividade.

A preferência pela qualidade de execução e pelos conteúdos relevantes, não são só dois dos valores intrínsecos à Marca Expansão, são também as suas principais vantagens competitivas.

EXPANSÃO
sabia que?

Em Junho de 2016, o EXPANSÃO e o Novo Jornal, ambos pertencentes ao Grupo Nova Vaga, foram os primeiros jornais em Angola

a vender as suas edições digitais no Multicaixa, em moeda nacional.

Dada a relevância da sua informação, 

o EXPANSÃO é frequentemente citado nos meios de comunicação estrangeiros, nomeadamente nos portugueses, e em agência de notícias internacionais.

A capa de cada edição do Jornal é colocada no seu site às sextas-feiras, pelas 7 horas, sendo rapidamente partilhada por inúmeros seguidores do Jornal no Facebook. Os artigos de opinião do EXPANSÃO batem muitas vezes recordes de visitas no site do Jornal.

Em 2013, o EXPANSÃO revelou pela primeira vez os nomes dos principais accionistas da Banca angolana, numa edição denominada Especial Banca, publicada anualmente por ocasião do Fórum Banca, a cimeira da alta finança angolana que já vai na sua nona edição.

Em 2016, o EXPANSÃO renovou a sua imagem e as suas secções, e reformulou o seu alinhamento editorial. Em 2020 prepara-se para lançar um novo site e uma App inovadora.

O EXPANSÃO é conhecido nas embaixadas estrangeiras, sedeadas em Luanda, como 

o “Financial Times” de Angola.

João Armando Neves
João Armando Neves

João Armando Neves
Director Editorial

contactos