EXPANSÃO

2014

O EXPANSÃO surgiu em Angola a 12 de Fevereiro de 2009, transformando para sempre o panorama nacional dos media. Trouxe informação económica e financeira de qualidade, e marcou um novo padrão na forma de produzir e divulgar informação sobre economia e negócios. A credibilidade, a qualidade, o rigor e a inovação são a essência do Jornal, que se afirma como líder do seu segmento e que, semana após semana, marca a agenda económica do País.

EXPANSÃO
valores da marca

O Jornal Expansão acredita que a sua principal missão é contribuir para o desenvolvimento sócio-económico de Angola, através de uma oferta clara e rigorosa de informação sobre o país e o mundo, respeitando um patamar de qualidade e de especialização superior que atende às expectativas do seu público-alvo.
O Jornal quer continuar a afirmar-se como uma referência de qualidade, inovação e liderança na informação económica em Angola.

Integrado na plataforma de comunicação do Grupo Score – Score Media, o Expansão considera que rigor, verdade, transparência, isenção e seriedade são valores inalienáveis ao desenvolvimento da sua actividade. Com uma forte aposta na formação de jovens jornalistas e na orientação para a produção de análises rigorosas e especializadas sobre os sectores estruturantes da economia, o Expansão assume-se na vanguarda de uma nova escola de jornalismo em Angola.

A Marca Expansão conta já com quatro anos no mercado, verificando-se um crescimento, quer em qualidade, quer em variedade de conteúdos, sempre com níveis superiores de exigência, com foco na conquista da confiança dos seus leitores e clientes, apostando sempre no rigor e no profissionalismo. Prova da sua inquestionável qualidade é a atribuição ao Jornal, em 2013, do Prémio Maboque - Melhor Órgão de Comunicação Social de Angola.

produtos e desenvolvimentos futuros

A Marca Expansão oferece produtos de comunicação social de orientação fundamentalmente económica. O primeiro produto da Marca é o Jornal Expansão, o primeiro órgão de referência no mercado em termos de imprensa especializada, o que faz dele um parceiro privilegiado na divulgação de iniciativas de negócios e de investimentos dos agentes económicos públicos e privados que dinamizam a economia nacional.

Hoje, como no passado, o Jornal Expansão orgulha-se de chamar a atenção para grandes temas que afectam o país real, tais como: a queda da produção de petróleo, o novo regime cambial, a constante falta de energia, os atrasos nas transferências bancárias, a desvalorização do Kwanza, o novo mercado de capitais ou os investimentos no Mundial de Hóquei.

Em 2013, grandes nomes da economia nacional, do empresariado, do patronato e do associativismo voltaram a ter voz nas páginas do Jornal, as mesmas onde se registaram as grandes entrevistas, onde se deram a conhecer, semana após semana, os progressos das províncias angolanas, e onde se viram ideias ganharem forma e fazerem o país crescer.

O ano de 2013 marca também um reforço nas suas redes sociais: o Expansão está no Facebook, no Twitter e no LinkedIn. A Marca renovou ainda o seu site www.expansao.co.ao, que está mais moderno e com novos conteúdos, triplicando em pouco tempo a sua audiência, e que veio responder à ambição do Jornal de divulgação rápida e imediata das múltiplas iniciativas dos agentes económicos no país. A nível digital, há ainda a destacar o facto do Expansão ter sido o primeiro jornal económico angolano a ter uma aplicação para iPad.

O "Expansão Universidades" é outro projecto da Marca, incorporado no âmbito da responsabilidade social da Score Media e dirigido essencialmente à comunidade académica. Este projecto, que conta com o apoio de várias empresas de referência do mercado angolano, põe à disposição dos estudantes universitários ferramentas de formação decisivas para o seu bom desempenho.

Ainda no ano de 2013, foi lançada a revista "Expansão em Distribuição" que tem contribuído para o desenvolvimento de uma moderna rede de distribuição de produtos alimentares e não-alimentares, sendo já uma referência no sector.

mercado

Há quatro anos em Angola, o papel do Expansão no segmento de mercado onde opera já produziu resultados assinaláveis, tendo em conta os objectivos a que se propôs. Seja pela profundidade da análise temática que orienta as decisões sobre as oportunidades de negócio, seja pela promoção do debate em torno de matérias de relevância económica, o Expansão assume-se como um parceiro no processo de desenvolvimento de Angola, nomeadamente no crescimento do mercado da comunicação social.

COMUNICAÇÃO

Desde a sua fundação, e dada a natureza do seu "core business", que a estratégia de comunicação da Marca Expansão assenta no conceito "O seu especialista em economia", sustentada na abordagem dos principais temas de relevância económica que devem responder aos desafios mais urgentes para o almejado desenvolvimento sustentado do país. Mais do que isso, o Expansão acredita que a interdependência cada vez mais assinalável entre as economias, responsável em parte pela concepção do mundo como uma aldeia global, impõe à Marca informar os decisores das melhores práticas de gestão nacionais e internacionais, tornando o Expansão um verdadeiro veículo de uma economia sem fronteiras.

vantagens competitivas

O Jornal Expansão quer trazer para o mercado angolano padrões de qualidade ao nível dos mais exigentes mercados de jornais económicos, apostando, para isso, no aspecto gráfico e visual do Jornal (papel salmão e qualidade de impressão). E porque as exigências da Marca não terminam nas ilustrações gráficas que facilitam a leitura e a interpretação dos conteúdos, o Expansão oferece ainda um jornalismo que se pauta pelo rigor, pela isenção e pela verdade, com enfoque em análises temáticas profundas.

A preferência pela qualidade de execução e pelos conteúdos relevantes, não são só dois dos valores intrínsecos à Marca Expansão, são também as suas principais vantagens competitivas.

EXPANSÃO
sabia que?

Em Junho de 2016, o EXPANSÃO e o Novo Jornal, ambos pertencentes ao Grupo Nova Vaga, foram os primeiros jornais em Angola

a vender as suas edições digitais no Multicaixa, em moeda nacional.

Dada a relevância da sua informação, 

o EXPANSÃO é frequentemente citado nos meios de comunicação estrangeiros, nomeadamente nos portugueses, e em agência de notícias internacionais.

A capa de cada edição do Jornal é colocada no seu site às sextas-feiras, pelas 7 horas, sendo rapidamente partilhada por inúmeros seguidores do Jornal no Facebook. Os artigos de opinião do EXPANSÃO batem muitas vezes recordes de visitas no site do Jornal.

Em 2013, o EXPANSÃO revelou pela primeira vez os nomes dos principais accionistas da Banca angolana, numa edição denominada Especial Banca, publicada anualmente por ocasião do Fórum Banca, a cimeira da alta finança angolana que já vai na sua nona edição.

Em 2016, o EXPANSÃO renovou a sua imagem e as suas secções, e reformulou o seu alinhamento editorial. Em 2020 prepara-se para lançar um novo site e uma App inovadora.

O EXPANSÃO é conhecido nas embaixadas estrangeiras, sedeadas em Luanda, como 

o “Financial Times” de Angola.

João Armando Neves
João Armando Neves

João Armando Neves
Director Editorial

contactos