NELSOND

EXPANSÃO

2015

O EXPANSÃO surgiu em Angola a 12 de Fevereiro de 2009, transformando para sempre o panorama nacional dos media. Trouxe informação económica e financeira de qualidade, e marcou um novo padrão na forma de produzir e divulgar informação sobre economia e negócios. A credibilidade, a qualidade, o rigor e a inovação são a essência do Jornal, que se afirma como líder do seu segmento e que, semana após semana, marca a agenda económica do País.

EXPANSÃO
valores da marca

Não há boas decisões nem sociedades avançadas sem informação de qualidade. O foco do EXPANSÃO é contribuir para fazer de Angola um País cada vez mais e melhor informado, ajudando os leitores a terem uma perspectiva ampla e diversificada daquilo que se passa dentro e fora de portas. É por isso que, em cada notícia, em cada estória, em cada reportagem ou entrevista, todos os profissionais do EXPANSÃO colocam no Jornal o melhor de si. Só assim os leitores podem aceder, todas as sextas-feiras, na edição em papel, e todos os dias, na edição online e em tablets, à melhor informação sobre economia e finanças nacionais e internacionais.

A transparência, a profundidade, a fidelidade ao que são os valores-notícia, a independência, a equidistância e a seriedade são factores incontornáveis para o EXPANSÃO. O facilitismo não entra na redacção do Jornal. O bom é sempre o mais difícil e o EXPANSÃO não sabe estar no jornalismo de outra forma.

produtos e desenvolvimentos futuros

O EXPANSÃO é muito mais do que um jornal, ou uma Marca. O EXPANSÃO é um "promotor" de eventos e conferências, e é a "casa-mãe" de outros produtos editoriais que se afirmaram na sociedade angolana em geral, bem como entre os seus empresários, gestores e decisores. O Jornal lançou a revista Distribuição em Expansão, dedicada ao sector do comércio e a todas as actividades que lhe estão associadas, e desenvolveu a Luxus, uma revista para quem aprecia as coisas boas da vida – do turismo à moda, do lifestyle à cultura. Ambas as revistas prometem evoluir e surpreender os leitores e o mercado.

Hoje, o Jornal está nas redes sociais, é actualizado na internet e está, como sempre esteve, de olhos postos no futuro. É por isso que, este ano, o EXPANSÃO vai apostar ainda mais no digital, oferecendo informação importante adicional a quem quer saber o que se passa em Angola, em África e no Mundo – porque o País quer afirmar-se como um actor de direito próprio nos sectores onde actua.

A Marca vai reforçar a informação actualizada sobre "commodities", mercados, divisas, empresas, gestão, "human capital" e tendências no mundo dos negócios. O EXPANSÃO quer ter um papel activo na formação dos gestores e decisores do futuro, pelo que vai dar ainda mais e melhores conteúdos pedagógicos sobre economia e fornecer ferramentas essenciais a empresários de sucesso.

O EXPANSÃO foi inovador quando lançou o tema das universidades, através da criação de uma secção própria, e vai continuar a inovar neste segmento em prol de um País que precisa cada vez mais de gente qualificada para levar a bom porto os desafios que se avizinham.

E, por que a opinião também conta e forma, o EXPANSÃO tem colunistas reputados nas suas páginas e no seu site e promete continuar a "abrir portas" a mais talentos que encontram no Jornal a melhor forma de mostrar o seu valor.

mercado

Se saiu no EXPANSÃO, é porque é verdade". Não é incomum ouvir esta declaração por parte de tantos leitores – dos mais diversos níveis sociais e etários. E este é o maior "prémio" e o maior elogio que o EXPANSÃO, os seus jornalistas, gráficos, fotógrafos e toda a equipa pode receber. É um sinal da credibilidade e da importância que a Marca conquistou na sociedade angolana que, todas as sextas-
-feiras, aguarda que o Jornal esteja na "rua" para conhecer as "últimas" e as mais "frescas" notícias da semana.

O EXPANSÃO tem, hoje, vários produtos concorrentes no seu segmento. E vai ter mais. Mas o Jornal acredita que a concorrência é salutar, desejada e bem-vinda. É um estímulo para todos os que fazem desta publicação a sua segunda casa e é também um sinal que o mercado que o EXPANSÃO tem vindo a "abrir" – a informação económica e financeira – está de boa saúde.

O mercado evolui, bem como o Jornal, que promete continuar a oferecer a melhor qualidade na notícia e na marcação da agenda do País.

COMUNICAÇÃO

Formar e informar são as principais funções do jornalismo, e o EXPANSÃO não foge à regra. Todas as semanas no papel e diariamente no online, o Jornal comunica com os leitores e é uma "porta aberta" para quem o lê, aceitando sugestões, críticas e propostas através de correio electrónico. Mas comunicar também passa por fazer passar aos mais novos os valores pelos quais se rege e por isso o EXPANSÃO recebe visitas de estudo de jovens e crianças, e propõe estágios a universitários que queiram abraçar o jornalismo como profissão.

vantagens competitivas

A maior vantagem competitiva do EXPANSÃO é ser uma "pedrada no charco" todas as sextas-feiras, na edição em papel, e todos os dias, nas plataformas web.

O reconhecimento da qualidade do Jornal e do trabalho dos seus profissionais está expresso em prémios e distinções que a Marca tem recebido ao longo dos anos. Entre eles estão o Prémio Maboque, para o Melhor Jornalismo; a distinção da FILDA, pela melhor cobertura do seu evento; um Diploma de Mérito da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto e as Menções Honrosas da Liga de Jovens Empresários e Executivos de Angola, da AADIC – Associação Angolana dos Direitos dos Consumidores e da Associação dos Empreendedores de Angola.

Mas a preferência por parte dos leitores e a percepção de que, cada vez mais, as empresas, os decisores, os gestores, os académicos e os estudantes confiam no EXPANSÃO é aquilo que dá mais "força" à Marca para manter a "chama acesa".

EXPANSÃO
sabia que?

Em Junho de 2016, o EXPANSÃO e o Novo Jornal, ambos pertencentes ao Grupo Nova Vaga, foram os primeiros jornais em Angola

a vender as suas edições digitais no Multicaixa, em moeda nacional.

Dada a relevância da sua informação, 

o EXPANSÃO é frequentemente citado nos meios de comunicação estrangeiros, nomeadamente nos portugueses, e em agência de notícias internacionais.

A capa de cada edição do Jornal é colocada no seu site às sextas-feiras, pelas 7 horas, sendo rapidamente partilhada por inúmeros seguidores do Jornal no Facebook. Os artigos de opinião do EXPANSÃO batem muitas vezes recordes de visitas no site do Jornal.

Em 2013, o EXPANSÃO revelou pela primeira vez os nomes dos principais accionistas da Banca angolana, numa edição denominada Especial Banca, publicada anualmente por ocasião do Fórum Banca, a cimeira da alta finança angolana que já vai na sua nona edição.

Em 2016, o EXPANSÃO renovou a sua imagem e as suas secções, e reformulou o seu alinhamento editorial. Em 2020 prepara-se para lançar um novo site e uma App inovadora.

O EXPANSÃO é conhecido nas embaixadas estrangeiras, sedeadas em Luanda, como 

o “Financial Times” de Angola.

João Armando Neves
João Armando Neves

João Armando Neves
Director Editorial

contactos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.