NELSOND

GINGA

2015

Em 1998, na empresa Angonabeiro, nasce GINGA. Uma Marca de café 100% angolano que, desde a sua origem, tem como objectivo contribuir activamente para o desenvolvimento da indústria nacional de café e devolver o prestígio ao café de Angola. 

GINGA
valores da marca

Sendo uma unidade de negócio do Grupo DELTA CAFÉS, a Angonabeiro opera de acordo com as boas práticas do grupo a que pertence. Assim, a empresa procura implementar normas e procedimentos idênticos aos praticados pela DELTA CAFÉS em Portugal, ajustando-os, naturalmente, ao contexto social, económico e político de Angola. A Angonabeiro assegura a sustentabilidade dos produtores de café em Angola, apostando na construção de infra--estruturas nas zonas de café, tais como furos, poços e fornos. Trata-se de um investimento que se insere na política de responsabilidade social da empresa e que visa o apoio a projectos comunitários, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos pequenos e médios produtores de café, assim como das respectivas famílias e restantes moradores das aldeias. Para além disso, contribui para o desenvolvimento das comunidades produtoras, fomentando a escolarização e a capacitação dos produtores, promovendo também a gestão racional de recursos naturais e a não poluição dos solos. Um compromisso em linha com a política de responsabilidade social do Grupo.

produtos e desenvolvimentos futuros

A actividade comercial da Angonabeiro está orientada para três mercados distintos: o canal horeca, o retalho alimentar e o institucional. No canal horeca, a Angonabeiro tem reforçado a sua capacidade de cobertura no terreno, o nível de serviço aos clientes e a visibilidade e acessibilidade da Marca. Neste sector, a Marca GINGA comercializa Café Torrado em Grão, o lote Premium – Muata, feito a partir do melhor café angolano. No canal de retalho alimentar, a Angonabeiro está presente nos momentos promocionais-chave dos clientes, contribuindo para fazer crescer este mercado. A empresa comercializa embalagens de café moído e em grão, bem como cafés instantâneos, das Marcas GINGA Bwe, GINGA Lobito e GINGA Muata Prestígio, disponíveis em embalagens de 1 kg, 500 g, 200 g, 125 g e 100 g. Em 2014, a Marca GINGA renovou o seu portefólio de solúveis, introduzindo uma lata de 100 g destinada ao mercado informal. Este novo produto tem como missão garantir o abastecimento ao mercado informal através de uma proposta muito competitiva em termos de preço, mantendo a qualidade que define o café GINGA.

mercado

Após a independência de Angola, o café nacional perdeu muito do seu prestígio nos mercados internacionais. Quando em 1998, a Angonabeiro entrou no mercado angolano, verificava-se uma falta de formação de quadros e uma significativa falta de matéria-prima. Para contrariar esta conjuntura, a empresa apostou na recuperação de infra-estruturas, na formação de recursos humanos e na oferta de meios técnicos para recuperar a cafeicultura em Angola. Para além disso, a empresa acompanha os produtores locais, desde a plantação à colheita, para garantir que a qualidade do café é a melhor possível e financia, inclusivamente, pequenos produtores sem comissões adicionais. No sentido de garantir o escoamento do produto dos seus fornecedores, a Angonabeiro celebra contratos de compra de café, nos quais são definidos os preços em função das cotações do mercado internacional. Esta iniciativa oferece segurança ao produtor, uma vez que lhe permite, logo à partida, assegurar uma margem para o seu negócio. Este procedimento contribuiu, definitivamente, para que muitos camponeses, agricultores e produtores tenham voltado à cafeicultura, que até aí estava praticamente abandonada.

COMUNICAÇÃO

A Marca GINGA é uma homenagem à Rainha Ginga, que governou os reinos de Ngongo e Matamba, ficando conhecida pela sua excentricidade e espírito guerreiro. Para comemorar os 10 anos da Marca, em 2011, e comunicar o seu "rebranding", foi lançada a campanha "Há 10 anos no coração de Angola". A nova imagem dos cafés GINGA teve como base a reinterpretação de uma das representações mais populares da Rainha Ginga. A ilustração da rainha e o logótipo da Marca foram criados de forma a tornar mais icónica e expressiva toda a gama de cafés. O rejuvenescimento da imagem da Marca é transversal a toda a gama de produtos e reforça a sua ligação a Angola, uma vez que do ponto de vista gráfico, todo o "packaging" foi reformulado com as cores marcantes de Angola – Vermelho, Amarelo e Preto. GINGA é uma Marca que estimula a proximidade com os seus clientes e consumidores. Tal como a Marca portuguesa, a Marca angolana aposta numa criteriosa estratégia de patrocínios, apoiando projectos de interesse local, promovendo, dessa forma, o envolvimento emocional do consumidor com a Marca. Em 2013, GINGA continua empenhada em contribuir activamente para o desenvolvimento da indústria angolana de café, reforçando a notoriedade da Marca. De destacar a sua presença no programa Cubico Novo da TV Zimbo e, mais recentemente, a adesão ao programa "Feito em Angola" – que potencia o desenvolvimento da indústria nacional

vantagens competitivas

A Angonabeiro é uma empresa que assegura a sua competitividade com base no equilíbrio das variáveis económicas, sociais e ambientais, tendo contribuído significativamente para a recuperação do prestígio internacional do café angolano. Há 12 anos que a empresa desenvolve um trabalho pioneiro ao nível da cultura de café angolano, identificando as zonas com potencial para plantação de café, promovendo parcerias com agricultores locais, concedendo apoios financeiros para o arranque da campanha e contribuindo logisticamente na fase de descasque. Este trabalho continuado tem contribuído para o desenvolvimento económico de populações agrícolas no interior do país e estimulado a fixação das mesmas no meio rural.

O café GINGA é vendido exclusivamente em Angola mas a empresa perspectiva consolidar a sua actividade através da sua internacionalização para outros mercados. O facto de ser produzida em Angola e de utilizar café 100% angolano é a principal vantagem competitiva da Marca. Os consumidores angolanos reconhecem no café GINGA uma Marca genuína e irreverente mas o facto de ser angolana, de incorporar os valores angolanos e de contribuir activamente para o desenvolvimento da indústria nacional de café são as principais forças do Café GINGA junto dos seus consumidores.

GINGA
sabia que?

A Marca GINGA produz todo o seu café em Angola e só utiliza café 100% angolano.

O artista angolano Anselmo Ralph é o Super Embaixador do café em Angola, que agrega 

as Marcas GINGA, Delta Q e Delta Cafés.

A Angonabeiro, subsidiária do Grupo Nabeiro em Angola, vai investir 8,9 mil milhões de kwanzas, para melhorar as suas instalações produtivas e ampliar a sua capacidade de exportação.

RUI NABEIRO - JOÃO MANUEL NABEIRO - RUI MIGUEL NABEIRO
RUI NABEIRO - JOÃO MANUEL NABEIRO - RUI MIGUEL NABEIRO

RUI NABEIRO
Presidente do Grupo Nabeiro / DELTA CAFÉS

JOÃO MANUEL NABEIRO
Administrador do Grupo Nabeiro / DELTA CAFÉS

RUI MIGUEL NABEIRO
Administrador do Grupo Nabeiro / DELTA CAFÉS

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