Edições

MULTICAIXA

2015

A MULTICAIXA é uma Marca da empresa EMIS e traduz o seu propósito assumido de promover a massificação do pagamento electrónico a nível nacional, posicionando-se como uma rede de pagamentos de referência, não apenas em Angola, como em todo o continente africano.

MULTICAIXA
valores da marca

MULTICAIXA é o nome da rede angolana de pagamentos por cartão, que tem por base o compartilhamento de Caixas Automáticos (CA’s) e de Terminais de Pagamento Automático (TPA’s) em pontos de venda entre os participantes da rede. A rede MULTICAIXA é gerida pela EMIS – Empresa Interbancária de Serviços, S.A. – com base no enquadramento legal e regulatório do Banco Nacional de Angola.
A MULTICAIXA posiciona-se como uma rede de aceitação multimarca, ou seja, que aceita as principais Marcas de cartão de pagamento, desde logo a Marca nacional (cartão de débito MULTICAIXA), bem como as principais Marcas internacionais (VISA e MASTERCARD). É também uma rede universal, aceitando por isso cartões emitidos por qualquer banco, em qualquer terminal de pagamento.

produtos e desenvolvimentos futuros

2002, quando foram instalados, em Luanda, os primeiros Caixas Automáticos que ofereciam vários serviços; como a possibilidade de alteração do PIN, os levantamentos, a consulta de saldos e de movimentos de conta e a requisição de livros de cheques.

Com o decorrer dos anos, o leque de funcionalidades dos Caixas Automáticos aumentou consideravelmente, passando a ser possível efectuar pagamentos de serviços (por exemplo, a conta de telefone móvel e fixo), pagamento de telemóveis pré-pagos ou, mais recentemente, do seguro automóvel.

Na Angola de 2002, a introdução de uma rede interbancária representou um verdadeiro sinal de melhoria no difícil panorama que o país atravessava. Os Caixas Automáticos entraram no dia-a-dia dos angolanos, simplificando a sua vida e melhorando a qualidade de serviço e a imagem do sistema financeiro angolano, das empresas e do Estado, conduzindo a uma considerável desburocratização dos serviços.

Factor de desenvolvimento económico e social, a rede MULTICAIXA apresenta inúmeras vantagens, capazes de tornar muito mais fácil a vida dos angolanos: Conveniência – os clientes não têm necessidade de transportar dinheiro, em notas ou cheques, para fazerem pagamentos; Comodidade – permite uma grande variedade de transacções sem que o cliente tenha que se deslocar fisicamente a um banco; Universalidade – uma vez que a rede cobre toda a área do País, sendo o cartão MULTICAIXA aceite por todos os terminais, independentemente do banco emissor, permitindo que qualquer pessoa tenha, a qualquer momento, acesso ao seu dinheiro; Baixo custo –
sem anuidade ou quaisquer outros encargos, o cartão MULTICAIXA não implica custos extras; Segurança – todas as transacções são validadas por um PIN, sendo a sua utilização exclusivamente electrónica; e Formalização da Economia – ao favorecer a transparência de procedimentos, a rede MULTICAIXA fortalece a formalização da economia angolana.

Por tudo isto, a Marca MULTICAIXA é hoje uma realidade incontornável no dia-a-dia dos angolanos, que encontram nos seus produtos e serviços os melhores aliados para o incremento da sua qualidade de vida.

mercado

Em coerência com a sua missão, que prevê contribuir para a massificação do pagamento electrónico em Angola e para a eficiência do sistema de pagamentos angolano, desde 2002 que a MULTICAIXA tem vindo não só a aumentar consistentemente a cobertura geográfica da sua rede, como também a permitir que os TPA’s dos comerciantes possam desempenhar funções importantes para a população como, por exemplo, o carregamento de serviços pré-pagos como as recargas dos telemóveis, televisão por cabo, água, energia, entre outros.

Este aproveitamento da capilaridade da rede de comerciantes MULTICAIXA, em particular em zonas onde não existem Terminais de Caixas Automáticos, promove o desenvolvimento económico e social, potenciando o negócio dos retalhistas e a satisfação os clientes.

A rede MULTICAIXA está actualmente disponível em mais de 76% dos 160 municípios de Angola. Durante 2014, o montante levantado nos Caixas Automáticos atingiu a cifra de 976,6 mil milhões de Kwanzas (equivalente a cerca de 9,4 mil milhões de USD), o montante de compras pagas a 448,7 mil milhões de Kwanzas (equivalente a cerca de 4,3 mil milhões de USD), o valor de transferências a 110,1 mil milhões de Kwanzas (equivalente a cerca 1,05 mil milhões de USD) e o montante de serviços pagos a

34 mil milhões de Kwanzas (equivalente a pouco mais de 320 milhões de USD). O parque de cartões MULTICAIXA atingiu, no final de 2014, um volume de 4.687.951 cartões válidos, enquanto o parque de Terminais de Pagamento matriculados era de 2.627 CA’s e 47.076 TPA’s.

Desde a sua criação, a dinâmica da rede de terminais MULTICAIXA tem registado uma clara evolução, prevendo-se no futuro uma continuação da sua curva ascendente.

COMUNICAÇÃO

Em Novembro de 2013, a rede MULTICAIXA aumentou o número de funcionalidades e serviços disponibilizados nos Terminais de Pagamento Automático. Passou a ser possível, entre outras operações, realizar pagamentos de serviços, carregamento de telefones e recargas. Consequentemente, o número de transacções cresceu, em particular em zonas onde não existiam Terminais de Caixas Automáticos.

Diversos materiais integraram a campanha de comunicação MULTICAIXA alusiva a este lançamento, de onde se destacam o anúncio para televisão, os "outdoors" e um "workshop" realizado junto dos comerciantes.

vantagens competitivas

Quando se fala de pagamentos, a confiança assume-se como um factor crítico para o sucesso de qualquer produto ou serviço. O sistema MULTICAIXA tem, ao longo do tempo, conquistado um capital de confiança que se reflecte na evolução de todos os indicadores de negócio e, mais do que isso, na adesão e satisfação dos actuais e novos clientes.

Ao sucesso do sistema MULTICAIXA, a EMIS soma inúmeras outras conquistas, como a construção do Centro Informático Seguro (CIS) que aloja os "backup" de alguns dos bancos accionistas da EMIS, incluindo o BNA, e a aposta no desenvolvimento do projecto que a transformará num processador universal – a Plataforma de Emissão e Gestão de Cartões (PEGC), que permite suportar a emissão, não só do Cartão MULTICAIXA, como dos principais SPI (VISA e MASTERCARD). Ainda com o foco na inovação e na melhor oferta, a EMIS continua empenhada no desenvolvimento dos Subsistemas da Câmara de Compensação Automática de Angola (CCAA), sendo já uma realidade o Subsistema de Transferências a Crédito, a que se seguirão a Telecompensação de Cheques (ainda este ano) e os Débitos Directos.

MULTICAIXA
sabia que?

• A Marca MULTICAIXA serviu de estudo de caso de sucesso para o livro Mercator da Língua Portuguesa e ganhou o prémio "Estrela Mercator".

• O cartão MULTICAIXA é aceite por todos os terminais da rede, permitindo que qualquer pessoa tenha, a qualquer momento, acesso ao seu dinheiro, sem anuidade ou quaisquer outros encargos.

• Com o cartão MULTICAIXA as pessoas podem efectuar pagamentos e recargas nos TPA’s e obter a 2.ª via do talão das transacções efectuadas nos CA’s da rede MULTICAIXA, num período de 6 meses.

contactos