A N’GOLA é uma Marca do portefólio de cervejas do Grupo Castel em Angola, e ambiciona atingir o estatuto de Marca de culto, reconhecida por representar um produto de qualidades únicas, e um marco de identificação de uma região e um povo, procurando desse modo ser a primeira escolha do consumidor na categoria de cervejas.
A cerveja N’GOLA nasceu a 11 de Maio de 1974, na Cidade do Lubango, no meio das montanhas luxuriantes de vegetação típica e por entre abundantes cascatas. É uma cerveja única, que durante mais de quatro décadas tem sido produzida a partir das águas da nascente da Tundavala, na província da Huíla, no sul de Angola. Para além de um produto de elevada qualidade, a Cerveja N’GOLA representa a identidade da região sul de Angola, dos seus povos e da sua cultura. Tem um sabor e um aroma diferentes das restantes cervejas Angolanas e bastante característicos, mais sofisticados e complexos.
As suas propriedades físico-químicas são excelentes para o consumo humano e conferem à Cerveja uma frescura e sabor únicos.
A Marca pauta-se pela excelência da fabricação do produto, pela identificação de uma região e pela água a partir da qual a Cerveja é elaborada.
As cervejas da Marca N’GOLA são vendidas nos formatos de RGB 310 ml, RGB 500 ml, NRG 310 ml e barril de 50L e 30L. O formato 500ml é único em Angola.
mercado
Actualmente, a cerveja N’GOLA tem uma quota de mercado de cerca de 90% nas províncias da Huíla, Cunene e Namibe. Apresenta um forte crescimento nas províncias de Cuando-Cubango, Benguela e Huambo, procurando aumentar a sua presença nas restantes províncias.
COMUNICAÇÃO
De forma a cumprir com a missão
da Marca, a estratégia de comunicação da cerveja N’GOLA assenta nos seguintes pilares: Atributos, Dinamismo, Associação
e Presença.
A comunicação da N’GOLA promove os cinco atributos que se desejam conferir
à Marca e ao produto – jovem, fresca, leve, sofisticada e única.
N’GOLA é uma Marca dinâmica, original e simples. São produzidas no mínimo três campanhas diferentes anuais ao nível de ATL em toda a região, focando as três referências de produto sempre com a Marca N’GOLA como "umbrela" (publicidade exterior e rádio). A interacção directa com os consumidores, o seu contacto e valorização, são elementos essenciais na construção de um relacionamento duradouro e envolvente com a Marca, por conseguinte são desenvolvidas ainda várias ações BTL ao longo do ano, nomeadamente, mais de 200 pinturas anuais em POS, paredes e muros. A N´GOLA foi pioneira no desenvolvimento do Festival de Música do Lubango (único na região), promovendo festas todos os fins de semana e "happy hours" nos vários pontos de venda da região. O mundo N´GOLA gira constantemente, e não pára.
A amplificação dos valores da Marca exige uma forte associação à região em que se insere, quer via paisagística, social ou cultural, quer através da associação com figuras públicas nacionais de grande impacto na região (ex: Miss Cerveja N’GOLA, Miss Angola, Campeão Nacional de Automobilismo Fiori, actor Silvio Nascimento e atleta olímpica Ana Isabel). Outras iniciativas como "product placement", patrocínio de reportagens sobre a região ou completa parceria e sincronismo com as instituições governamentais da região, constituem todo o espectro do universo de desenvolvimento de uma das Marcas mais icónicas de Angola.
Outra das grandes bandeiras da Marca passa por estar presente em todos os eventos sociais e culturais da região em que se insere – pintar aquela parte importante de Angola com as cores da N’GOLA, mais do que uma ambição é uma forma de se aproximar à comunidade Angolana.
vantagens competitivas
A qualidade da Cerveja N’GOLA já foi premiada internacionalmente diversas vezes. São de destacar as medalhas de ouro atribuídas à Marca no Monde Selection de 2007, em Barcelona, e de 2008, em Viena.
• A Miss Angola 2015, Whitney Houston Abreu, foi concorrente mas não conseguiu ganhar o concurso de Miss Cerveja N’GOLA 2014. Tem sido uma promotora activa da Marca e foi modelo numa das suas campanha, em 2014, intitulada as "Maravilha da Huíla". Irá com certeza voltar a representar a Cerveja após o ciclo de Miss Angola.
• N’GOLA é a única Marca de cerveja em Angola que não tem minis (250 ml), e a única que tem "grandes" (500 ml ) – designada na gíria como "Grande Túbia d’Angola".
• Existe no Lubango um ponto de referência sobejamente conhecido como "a curva da garrafa", onde está localizada uma garrafa da N’GOLA em grande escala. Esta garrafa foi restaurada em 2014.