TPA

2015

A Televisão Pública de Angola (TPA) tem como missão prestar o melhor serviço público de televisão, actuando nas vertentes informativa, cultural, desportiva e de entretenimento. 

Com uma história que dura há 45 anos, a sua prioridade continua a ser disponibilizar produtos e serviços televisivos de qualidade, que satisfaçam as necessidades dos seus telespectadores, e que despertem o interesse de investidores e anunciantes.

TPA
valores da marca

A identidade da TPA centra-se no serviço público que oferece a todos os seus espectadores, e que visa realçar a cultura, informação diversificada, desporto, entretenimento, educação e acções sociais que auxiliam no desenvolvimento da nação angolana.

A Estação destaca-se no trabalho em equipa, na sua capacidade de antecipação e entrega, e na disponibilidade e rigor com que todos os dias se apresenta ao mundo. Tem vindo a ganhar mais credibilidade graças ao bom relacionamento que estabelece, diariamente, com a comunidade em geral. A experiência é também uma nota a ter em conta quando se fala da TPA, há 40 anos a exercer a sua actividade de forma única e exemplar. A vontade permanente de querer servir com mais eficiência e eficácia o seu público, exprime a ambição da Organização em querer manter e melhorar o valor da sua Marca.

produtos e desenvolvimentos futuros

No âmbito dos 40 anos da TPA, de mãos dadas com os 40 anos da Independência Nacional de Angola, a Estação tem vindo a preparar documentários e filmes que retratam o passado marcante de Angola e da TPA, desde 1975 até aos dias de hoje. De forma a chegar ao resto do mundo, a TPA tem difundido os seus serviços nas redes sociais e lançou um novo site – www.tpa.ao - disponibilizando mais informação, entretenimento e serviços de informação e programas em tempo real, ou seja, em directo. A Marca lançou ainda o programa Casos da Vida, apresentado pela carismática apresentadora Analtina Dias.

O lançamento do DVD do projecto "Valeu", foi um dos momentos mais marcantes de 2014 para a TPA. Foram também lançados os programas: Falar Claro, Grande Entrevista e TPA Global, que alargaram a atenção do público com mais informação, conhecimento e esclarecimento relacionados com assuntos de interesse geral.

O lançamento do produto Mambos da Banda levou aos lares angolanos sorrisos e uma noite de descontração familiar. Destacou-se também o grande impacto da telenovela Jikulumessu que conquistou a atenção dos telespectadores, criando boas perspectivas para o futuro da teledramaturgia angolana.

mercado

A TPA emite, anualmente, um número não inferior a 40 programas educativos e documentários de produção nacional. Em 2013 e 2014, levou para o ar mais de 1.000 emissões, o que corresponde a mais de 600 horas de emissão. Com base nestes investimentos, segundo dados da Marketest Angola, a TPA é líder de audiência, com os programas mais vistos pelos angolanos, representando um total de 73,5% da quota de mercado. Os produtos/serviços da TPA, líderes no mercado nacional, chegam a todo o território angolano e à diáspora, através de sinal aberto e cabo, respectivamente. A TPA tem vindo a fazer uma aposta contínua na expansão do seu sinal, com o objectivo de chegar a mais pessoas.

O mercado televisivo cresceu, surgiram novas estações televisivas angolanas, mas mesmo assim a TPA lidera, o que se explica pelo facto de que nem sempre os consumidores escolhem os produtos/serviços pelo preço, mas sim pela sua qualidade e abrangência, áreas que a TPA domina há já 40 anos.

COMUNICAÇÃO

Consciente das suas responsabilidades sociais, a TPA tem como um dos seus principais objectivos apoiar a sociedade, ajudar o próximo e incentivar à prática das chamadas "boas acções".

Um dos acontecimentos nacionais que mais marcou o ano da TPA, foi o problema vivido pela população da província de Benguela, onde a Organização criou o projecto TPA Solidária, que angariou toneladas de materiais indispensáveis ao recomeço das inúmeras vidas destruídas pelas chuvas.

Uma das maiores lutas da TPA tem sido a sensibilização da população para as problemáticas da sinistralidade rodoviária, doenças, segurança pública, entre outras. Para estes alertas, a Marca lançou campanhas e programas especiais.

Este ano, a TPA estará mais uma vez na FILDA – Feira Internacional de Luanda, dando o seu melhor na cobertura do evento que já lhe valeu inúmeros prémios ao longo dos anos.

vantagens competitivas

A TPA aposta numa maior cobertura geográfica e na criação de serviços e produtos que vão ao encontro das necessidades e expectativas dos seus clientes. A Estação tem feito ainda uma aposta na formação dos seus quadros e a área comercial tem vindo a ser reestruturada, com o objectivo de melhorar o seu desempenho e atrair mais clientes, parceiros e patrocinadores. De forma a manter o 1.º lugar no mercado, a TPA continua o seu processo de reestruturação e lançamento de mais e melhores programas e serviços noticiosos.

Prova do inquestionável valor da TPA, estão os inúmeros prémios e distinções que tem recebido, onde se destacam, em 2014: o Leão de Ouro, da FILDA; o Prémio de Melhor Relatório e Contas do sector não financeiro, dos Prémios Sirius; o Prémio de Melhor Stand, da "Feira de Convenção de Rádio e Televisão,  Havanna Cuba"; e o Leão de Ouro, do Fenacult 2014.

TPA
sabia que?

Em 2019, a TPA lançou a 1.ª Edição da Gala Máscaras de Ouro, um concurso dirigido aos seus profissionais.

O dia 18 de Outubro 2020 marcou o 45.º Aniversário da Televisão Pública de Angola, assinalado com a inauguração da Cidade Técnica "Florindo Ramos", no centro de produção da TPA; com uma Exposição que contou com a presença de antigos Directores e PCA’s da Empresa; e com uma Homenagem aos funcionários que marcaram a história da TPA com o seu empenho, dedicação e profissionalismo.

Silvia Faria
Silvia Faria

Chefe de Departamento de Marketing

contactos