UNITEL

2015

Trabalhar todos os dias para aproximar os angolanos e ligar Angola ao mundo é a principal missão da UNITEL. Intervir na sociedade de uma forma positiva, contribuindo com o desenvolvimento de soluções inovadoras que façam os seus clientes superarem-se em todos os seus compromissos. É esta visão global que faz da UNITEL uma Marca relevante não só para os novos desafios de Angola, mas também para os
de toda a África subsariana.

UNITEL
valores da marca

Lançada comercialmente a 4 de Abril de 2001, a UNITEL tem como principal actividade a prestação de serviços móveis de voz e de dados. Hoje, a UNITEL é a maior operadora móvel de Angola e uma das maiores empresas angolanas, um exemplo de sucesso no panorama das telecomunicações em África, que faz da Marca um motivo de orgulho nacional.

Ao longo dos anos, a Marca UNITEL tem vindo a consolidar no mercado angolano a sua posição de maior notoriedade no sector das telecomunicações, bem como, a de uma das Marcas mais reconhecidas no geral, com o "top of mind" mais alto do sector.

Sustentada na posição de liderança da Marca UNITEL, a estratégia de comunicação e branding em 2014 seguiu, mais uma vez, a tendência mundial das grandes empresas no mercado das telecomunicações. A UNITEL continuou mais próxima do consumidor interno e externo, desenvolvendo acções que influenciam positivamente a opinião pública nacional e estrangeira e que transmitem os pilares que definem o posicionamento da Marca: a reafirmação da notoriedade, com enfâse no "top-of-mind", bem como, o alavancar das vendas de equipamentos, produtos e serviços cada vez mais sofisticados, a força, a confiança e a inovação transmitidas pela Marca.

Na base de todo o posicionamento da Marca e Comunicação em 2014, estiveram sempre presente os pilares da Marca UNITEL: Qualidade, coerência na comunicação e qualidade dos serviços; Orgulho Nacional, promovendo a Marca junto de todos os angolanos, através da valorização da cultura, tendo em conta as assimetrias regionais e o papel da Mulher e da Família no contexto sociocultural do País; Liderança, fomentando a confiança dos angolanos na UNITEL como líder em cobertura (hoje possui cobertura em todas as sedes de município do pais), clientes, na distribuição, na comunicação e na facturação; e Inovação, na forma de comunicar e nas acções lançadas no mercado, ao nível dos produtos e serviços, e, ao nível de actividades institucionais, área tecnológica (GSM, UMTS, etc) e nas acções de responsabilidade social.

produtos e desenvolvimentos futuros

A UNITEL não pára de inovar. Entre as últimas conquistas da Marca, há a destacar o alargamento da rede 4G, para as principais capitais de província; o aumento da base de utilizadores do serviço de dados através de ofertas de tarifários mais ajustadas ao tipo de consumo de cada cliente; a gama de telemóveis e smartphones com preços cada vez mais acessíveis; os exclusivos tablets e portáteis UNITEL; a sua aposta no desenvolvimento de conteúdos próprios que estimulam a utilização do serviço de dados (apps exclusivas de música, conteúdos noticiosos e de entretenimento, etc.); e o aumento da rede de lojas próprias e agentes, e optimização dos "call centers".

mercado

O mercado de telecomunicações móveis angolano apresenta um enorme dinamismo aos seus intervenientes: um mercado em constante crescimento e cada vez mais exigente ao qual a UNITEL soube dar respostas adequadas e pensadas para as suas especificidades.

Líder desde 2001, a UNITEL aumentou a sua base de clientes ao longo de 2014, tendo atingido, no final do ano, o número recorde de 11.5 milhões de clientes.

COMUNICAÇÃO

Para o ano de 2014, a UNITEL definiu como estratégia de comunicação o suporte do seu investimento nos dados móveis e várias pequenas campanhas comerciais em paralelo.

A música e a cultura popular tiveram um papel fundamental no seu estilo de comunicação, que se manteve descomplicado e popular. Recorrendo a artistas de renome e acarinhados pelo grande público, a Marca conserva assim uma estratégia de comunicação de massas.

Consecutivamente, em termos de notoriedade, a Marca termina o ano com um "top of mind" dos mais altos entre as várias Marcas angolanas.

vantagens competitivas

A gama de equipamentos UNITEL tem vindo, cada vez mais, a afirmar-se como uma enorme vantagem competitiva para a Marca. Desde os equipamentos mais básicos e acessíveis, aos mais sofisticados e tecnologicamente evoluídos, a UNITEL tem a solução ideal para as diversas tipologias de clientes angolanos.

Actualmente, a UNITEL tem a maior rede de fibra óptica de Angola, permitindo, desta forma, que os angolanos estejam comunicáveis em todo o país, de forma mais rápida, quase instantânea.

Durante 2014, a UNITEL continuou a investir no crescimento da sua rede de distribuição com lojas próprias, lojas de agentes, lojas empresariais e rede de agenciamento, com presença física em quase todas as províncias – a UNITEL possuí já 150 lojas próprias e quase 6.000 agentes.

UNITEL
sabia que?

A grande campanha de Marketing Didáctico "Minuto UNITEL", em 2009, apresentou uma sequela de filmes educativos que explicaram o funcionamento dos serviços UNITEL num minuto.

Em 2014, a UNITEL foi reconhecida como a operadora "top of mind", pela Sinfic.

A página de Facebook da UNITEL possui mais de 550,000 fãs e é a página angolana com o maior número de fãs.

O canal de YouTube (TVUNITEL) tem mais de 800.000 visualizações e 11.000 subscritores.

A UNITEL conta já com quase 3000 colaboradores e, em Dezembro de 2014, atingiu os 11 milhões e meio de clientes.

contactos