Edições

ZAP

2015

O ano de 2020 marca um trajecto notável de 10 anos de expansão e inovação da Marca ZAP. Um caminho de diversificação e modernização das várias áreas de negócio da Empresa. Este é também um ano marcado por uma situação pandémica mundial, que veio criar ainda mais desafios, fazendo com que a ZAP trabalhasse afincadamente para aprofundar o seu posicionamento como uma Marca jovem, positiva e próxima dos seus clientes e parceiros.

ZAP
valores da marca

Desde a sua criação, a ZAP aposta na qualidade de imagem e de conteúdos, definindo um posicionamento que a distingue e aproxima cada vez mais dos seus clientes, disponibilizando serviços que proporcionam mais entretenimento.

Com uma cobertura total do território angolano e moçambicano, a ZAP tem actualmente 34 lojas próprias em Angola e oito em Moçambique. São mais de 1.500 agentes, espalhados pelas 18 províncias angolanas, que procuram oferecer os melhores serviços e prestar um atendimento de excelência.

A empresa tem uma oferta vasta de conteúdos em português e em alta definição, com programação e preços para todos os segmentos do mercado. Isto funcionou como um pilar de desenvolvimento estratégico, sendo possível criar pacotes de canais e métodos de pagamento a pensar no público e nas suas diferentes necessidades. A proximidade ao cliente é um dos valores-chave da Marca, que pretende continuar a expandir-se no território africano. O reconhecimento geral da população, de norte a sul do país, faz com que a missão da empresa se estenda a outras áreas, como a vertente social. Vidas ZAP é um projecto implementado em 2013, que selecciona anualmente vários lares, onde são montados parques infantis e é oferecido um pacote de TV vitalício. Como símbolo de responsabilidade social é pintada uma parede na cor rosa do logótipo da ZAP e a empresa acredita que virá a ser possível colorir muito mais vidas no futuro.

produtos e desenvolvimentos futuros

A ZAP detém actualmente quatro canais próprios: o ZAP Novelas, o ZAP Viva, o + Novelas e o BLAST. O canal ZAP Novelas emite as melhores novelas de grandes produtoras, como a Venevision e a Televisa. Segundo um estudo realizado pela empresa Marktest, em 2014, este é o canal por satélite mais visto em Angola e, por isso, as novelas emitidas são líderes de audiência.

Em Março de 2014, surgiu uma nova oportunidade de crescimento para a empresa, com a inauguração da produtora ZAP Studios,

um estúdio de produção de televisão, que veio preencher a necessidade de mais programas e conteúdos nacionais, emitidos exclusivamente no canal ZAP Viva, tais como: Conselhos, O Que Elas Pensam, ZAP News, Clube Z, entre outros. Para além dos programas nacionais, o canal transmite também programas, séries e "reality-shows" de grande sucesso internacional. O canal BLAST, lançado no final de 2014, rapidamente atingiu elevados níveis de audiência. Este canal emite os melhores filmes de acção, maioritariamente dobrados em português.

Em 2015, a ZAP prepara o lançamento da sua primeira oferta de Dual Play, com o serviço ZAP Fibra, que vem materializar o novo posicionamento da empresa e dar continuidade a uma estratégia de inovação que tem vindo a caracterizar a sua actividade. Este é um serviço que oferece pacotes de TV + NET, com funcionalidades inéditas em Angola, como o Restart TV, Timewarp, Pesquisa Inteligente, Gravação Avançada, Videoclube, e as velocidades de internet mais rápidas do mercado.

mercado

Inserida num mercado cada vez mais exigente e com mais conhecimento, a ZAP faz uma grande aposta na Alta Definição, com recurso a tecnologia de última geração. Para tal, possui descodificadores em HD que proporcionam aos seus clientes a possibilidade de assistirem a canais com a melhor qualidade de imagem e som do mercado. Com o lançamento da ZAP Fibra – um serviço de TV + NET, suportado por uma rede 100% de fibra óptica e com funcionalidades pioneiras no mercado – a empresa mostra, uma vez mais, a sua grande aposta na inovação.

COMUNICAÇÃO

À semelhança dos anos anteriores, as campanhas da ZAP mantêm o objectivo de reforçar o posicionamento da Marca no panorama da comunicação, apostando em conteúdos inovadores que refletem sempre as características do seu público. Através de uma estrutura forte e dinâmica, no que respeita à publicidade da Marca e dos seus serviços e produtos, a empresa fomenta a utilização das novas tecnologias e das redes sociais como forma de dinamização. Desde o seu lançamento no mercado, a ZAP tem beneficiado de um forte investimento no marketing, apostando numa presença regular a nível dos grandes suportes de audiência nacional: imprensa, televisão, rádio e outdoors. Com o "boom" crescente das redes sociais, toda a comunicação é construída e pensada diariamente para a comunidade virtual. Assim, a ZAP marca a sua presença em páginas do Facebook, Instagram, Twitter, Google + e canal de YouTube.

A ZAP foi homenageada com o "Prémio Excelência" na 1.ª edição do evento Star Awards, que premiou as empresas angolanas que, em 2014, mais contribuíram para o sector da comunicação e do marketing.

vantagens competitivas

De forma a acompanhar a competitividade do mercado, a Marca continua a apostar na melhoria dos seus serviços de atendimento ao público, no aumento da sua rede de distribuição e de assistência técnica, na formação constante de quadros nacionais e na melhoria contínua do seu "call center". Como exemplo de aposta na diferenciação, a ZAP foi a primeira distribuidora de TV por Satélite a adoptar o sistema de carregamento mensal, apostando num método de cartões de recarga – as Zapadinhas, que possibilitam recarregar o serviço de maneira rápida e fácil, sem que o cliente tenha de se dirigir a uma Loja ZAP.

ZAP
sabia que?

A ZAP lidera os mercados da lusofonia, segundo dados divulgados pela Anacom, Autoridade Nacional de Comunicações (exclui--se o mercado brasileiro, dada a sua dimensão continental).

No âmbito das novas regras de distancia-mento social impostas pela COVID-19, o ZAP Cinemas inaugurou o primeiro Drive-in em Angola. Este lançamento foi mencionado no site Ads of the World, uma das mais importantes plataformas de publicidade
do Mundo.

O canal ZAP Viva realizou a sua primeira Gala de Globos ZAP, um evento emitido em directo e marcado por vários momentos de muito glamour. Este evento premiou o trabalho dos profissionais da música e da televisão do Canal, revelando a preferência do público.

Em 2020, como forma de combater a pandemia da COVID-19, a ZAP entrou rapidamente em regime de teletrabalho, criando e fornecendo
todas as condições e ferramentas para que os
seus colaboradores pudessem realizar as suas tarefas a partir de casa, mantendo a exigência
e a produtividade necessárias às suas funções.

Vanessa Berenguel
Vanessa Berenguel

Directora de Marketing

contactos