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CUCA

2016

"Em Angola, cerveja é CUCA". É com este "statement" que a Marca de cerveja líder em Angola procura consolidar o seu posicionamento no mercado e no coração dos angolanos. Deixou de se conseguir distinguir o produto da sua própria categoria e quando isso acontece, estamos perante uma Marca na sua plenitude. Com uma quota de mercado invejável, e um elevado capital de afinidade e confiança junto dos consumidores, a CUCA é um dos activos mais valiosos do Grupo Castel.

CUCA
valores da marca

A CUCA é a cerveja de todos os angolanos. Esta opinião é partilhada por todos os entendidos do ramo cervejeiro em Angola que, por isso, a reconhecem como um símbolo de qualidade e de orgulho nacional. Pioneira nas indústrias cervejeiras, foi fundada em 1952, 23 anos antes da independência de Angola, pelo que a sua história está intrinsecamente ligada aos angolanos. De geração em geração, a cultura de ter “a” Cerveja à mesa nas celebrações, nos encontros entre família e amigos é um facto. “Em Angola, a Cerveja é CUCA.”

Esta relação da CUCA com os angolanos é marcada por uma grande carga emocional e pelos vários momentos em que “a” Cerveja sempre esteve presente. Quando a TV a preto e branco falhava e um pequeno toque na lateral recuperava a imagem, a CUCA estava na outra mão. Quando no bar se acumularam copos cheios de cerveja devido à incerteza de que houvesse mais, o fino (cerveja à pressão) era CUCA. Um dos maiores torneios de futebol nacional era a “Taça CUCA”. Estes e outros valores dão força emocional à relação com a Marca.

Hoje, ao falar de desenvolvimento industrial em Angola, é incontornável falar da CUCA que, de uma unidade de produção em 2007, atingiu as cinco em 2009, sendo actualmente produzida em seis unidades: CUCA Luanda, Soba Catumbela (Benguela), Nocebo (Huambo), Cobeje (Bom Jesus), Cerbab Cabinda e Funda Luanda.

Os momentos mais difíceis na história da CUCA exigiram dos seus gestores, trabalhadores e colaboradores um compromisso com o trabalho, serenidade, sabedoria e, até certo ponto, criatividade. Esta postura permitiu ultrapassar barreiras e fronteiras, o que lhe conferiu a posição de líder no mercado nacional.

produtos e desenvolvimentos futuros

Há 64 anos que a Marca selecciona os melhores ingredientes para garantir a cerveja perfeita para a mesa dos angolanos. Cor dourada, espuma branca, borbulhar intenso, aroma suave e um paladar único: assim se descreve a CUCA.

A por muitos considerada a melhor cerveja de Angola, é produzida segundo os métodos tradicionais e possui uma característica que a distingue das demais cervejas nacionais, fazendo dela a coqueluche do País. Fabricada com malte de cevada, bom teor proteico e polifenóis (anti-oxidantes), ostenta um amargo ligeiro e agradável, um aroma natural levemente esterificado e um aveludado que pede “bis” e torna a espuma cremosa. Passa por uma filtração única que lhe garante brilho e limpeza, mantendo as proteínas favoráveis ao corpo humano. Apresenta um teor alcoólico médio, adaptado ao clima tropical angolano. A CUCA não tem conservantes e oferece uma estabilidade biológica e coloidal que se mantêm durante o seu período de validade.

“CUCA, a Número Um” é um dos slogans da Marca. A CUCA inaugurou a primeira fábrica de cerveja em Angola e foi a primeira a produzir cerveja em lata, em formato mini e em barris de 10 e 30 litros. Foi ainda a primeira a oferecer uma lata de alumínio e tem sido pioneira em vários projectos de responsabilidade social.

mercado

A nível nacional, pese embora se verifique um intensificar da dinâmica do mercado com a entrada de novas Marcas, a par do fenómeno da crise, o volume de vendas comparado com o período homólogo tem verificado um aumento considerável. A CUCA detém a maior quota do mercado, por ser uma “love brand” de todos os angolanos, mas também pela sua qualidade e disponibilidade.

O reconhecimento da qualidade da CUCA despertou algumas iniciativas privadas com vista à exportação, que têm vindo a ser bem-sucedidas.

COMUNICAÇÃO

A comunicação da Marca tem sido desenvolvida de acordo com a dinâmica que se impõe. Desde o primeiro momento, muitas são as campanhas que ficaram na mente dos consumidores, dando origem a motivos de celebração e convites para partilhar “a” Cerveja: “Um prazer que pede bis” - depois de degustar a CUCA gelada, a mente processa a satisfação, e o prazer que não se cala pede “bis”; “A Número Um”; “A Melhor Cerveja de Angola”; “Fino é CUCA”; “Cerveja em Angola é CUCA”. Estas e outras campanhas estão bem presentes na mente dos consumidores e selam a força desta Marca.

Trabalhar a comunicação da CUCA tem sido um constante desafio e responsabilidade. Uma Marca que é património de Angola necessita de se actualizar respeitando sempre o seu ADN e a simbologia nacional.

vantagens competitivas

Fazer parte da história dos angolanos faz da Marca um símbolo de orgulho nacional, gerando nas pessoas um sentimento de pertença. Na comunicação visual, a cor amarela viva distingue-a das demais cervejas.

A CUCA faz parte do Grupo Castel, que detém o maior portefólio de bebidas produzidas em Angola. Em África, é o grupo que possui o maior aglomerado empresarial de produção de cervejas.

CUCA
sabia que?

• A CUCA é a Marca de cerveja angolana com mais visibilidade nas redes sociais, contando com mais 70.000 seguidores no Facebook.

• A CUCA esteve sempre muito ligada às vertentes culturais e desportivas em Angola, tendo apoiado vários eventos e patrocinado, entre outros, Luis Sá Silva, o piloto angolano que procura entrar na Formula 1, disputando as provas de GP2 com a carteira de Macau, onde iniciou a sua carreira como profissional, em 2006.

• Em 2015, a Marca CUCA estará presente pela primeira vez na 56.ª edição da Bienal de Viena, um dos eventos mais importantes de mostra de arte contemporânea.

• Em 2013, a CUCA lançou o projecto CUCARTE que consistiu numa plataforma de promoção da arte inspirada nos valores da Marca.

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