NELSOND

EXPANSÃO

2020

O EXPANSÃO surgiu em Angola a 12 de Fevereiro de 2009, transformando para sempre o panorama nacional dos media. Trouxe informação económica e financeira de qualidade, e marcou um novo padrão na forma de produzir e divulgar informação sobre economia e negócios. A credibilidade, a qualidade, o rigor e a inovação são a essência do Jornal, que se afirma como líder do seu segmento e que, semana após semana, marca a agenda económica do País.

EXPANSÃO
valores da marca

A informação de qualidade está sempre na base das boas decisões e das sociedades avançadas. 

A missão do Jornal EXPANSÃO é fazer de Angola um país cada vez mais e melhor informado, ajudando os leitores a terem uma perspectiva ampla e diversificada daquilo que se passa a nível nacional e internacional. É por isso que, em cada notícia, em cada reportagem ou entrevista, todos os profissionais do EXPANSÃO colocam o melhor de si mesmos, garantindo aos leitores o acesso à melhor informação sobre a economia e as finanças do País e do Mundo.

O EXPANSÃO é o jornal de confiança de todos os que se interessam por economia e negócios, e é também o jornal dos gestores, quadros médios e superiores, políticos, académicos e estudantes. A confiança no EXPANSÃO assenta em seis pilares fundamentais: Independência, Responsabilidade, Rigor, Verdade, Transparência e Seriedade. Estes seis substantivos retirados do seu estatuto editorial conduziram o Jornal a uma posição ímpar na comunicação social angolana, que se pode resumir noutro substantivo:Credibilidade.

produtos e desenvolvimentos futuros

O EXPANSÃO é muito mais do que um Jornal ou uma Marca. É um "promotor" de eventos e conferências, e é a "casa-mãe" de outros produtos editoriais muito valorizados pela sociedade angolana no geral, bem como pelos empresários, gestores e decisores do País.

Hoje, além da edição em papel, o Jornal tem uma edição digital disponível em dispositivos IOS, Android e Windows, e está presente nas redes sociais. Logo que ultrapassados alguns constrangimentos que têm afectado o seu site, o EXPANSÃO vai apostar ainda mais nos meios digitais, para oferecer informação adicional a quem quer estar a par de tudo o que passa em Angola, em África e no Mundo. 

O EXPANSÃO pretende reforçar a informação actualizada sobre "commodities", mercados, divisas, empresas, gestão, capital humano e tendências no mundo dos negócios. Quer ter um papel activo na formação dos gestores e decisores do futuro, pelo que lhes promete dar ainda mais e melhores conteúdos sobre economia e sobre as ferramentas que lhes permite levar os seus projectos a bom porto.

O EXPANSÃO foi inovador quando lançou o tema das universidades, através da criação de uma secção própria. E vai inovar de novo neste sector, numa altura em que cresce a oferta de escolas e cursos, num País que precisa cada vez mais de profissionais qualificados para fazer face aos desafios que se avizinham. Há um ano abriu também a nova secção Autarquias, em linha com aquilo que será o futuro da governação no País.

E porque a opinião também conta e forma, o EXPANSÃO tem reputados colunistas nas suas páginas e no seu site. Esta é outra das apostas que tem feito e que pretende reforçar: continuar a trabalhar com os melhores e "abrir" a porta a tantos outros talentos que existem no País.

mercado

"Se sair no EXPANSÃO, é porque é verdade". Não é incomum ouvir esta declaração por parte de tantos leitores, das mais diversas áreas. E este é o maior elogio que o Jornal, bem como os seus jornalistas, gráficos, fotógrafos e toda equipa, podem receber. É um sinal da credibilidade que o Jornal tem e da importância que conquistou junto da sociedade angolana que, todas as sextas-feiras, aguarda que o EXPANSÃO esteja na "rua" para conhecer as "últimas" e as mais "frescas" da semana. Mas a humildade também faz parte dos valores da Marca e é por isso que o EXPANSÃO sabe que existem vários concorrentes no seu segmento. Mas a concorrência é, para o Jornal, salutar, desejada e bem-vinda. É um estímulo para todos os que fazem dele a sua segunda casa e é também um sinal que o mercado que o EXPANSÃO tem vindo a "abrir" – a informação económica e financeira – está vivo e de boa saúde.

No futuro, o Jornal promete continuar a liderar na qualidade, nas notícias e na marcação da agenda de Angola, porque o EXPANSÃO sabe que é isso que País espera dele.

COMUNICAÇÃO

Sob o lema, "velhos hábitos, novas leituras" o Jornal líder em economia e negócios de Angola, foi o primeiro órgão de comunicação social do País a disponibilizar, em Novembro de 2015, uma App exclusiva, no âmbito de uma estratégia de proximidade com o seu público. Em Maio de 2016, dá mais um passo pioneiro, com a possibilidade de os leitores pagarem a assinatura do EXPANSÃO Digital em Kwanzas, via Multicaixa ou Paypal.

vantagens competitivas

A maior vantagem competitiva do EXPANSÃO é ser uma "pedrada no charco" todas as sextas- -feiras, na sua edição em papel, e todos os dias, nos meios digitais.

O reconhecimento da actualidade do Jornal e do trabalho dos seus profissionais, está expresso nos diversos prémios e distinções que tem recebido aos longos dos anos, entre eles: o Prémio Maboque para o Melhor Jornalismo; o Prémio Angola Comunica para o Melhor Jornal do País; o Diploma de Mérito da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto; as Menções Honrosas da Liga de Jovens Empresários e Executivos de Angola, da Associação Angolana dos Direitos dos Consumidores e da Associação dos Empreendedores de Angola; e o prémio da FILDA para a Melhor Cobertura do Evento.

EXPANSÃO
sabia que?

Em Junho de 2016, o EXPANSÃO e o Novo Jornal, ambos pertencentes ao Grupo Nova Vaga, foram os primeiros jornais em Angola

a vender as suas edições digitais no Multicaixa, em moeda nacional.

Dada a relevância da sua informação, 

o EXPANSÃO é frequentemente citado nos meios de comunicação estrangeiros, nomeadamente nos portugueses, e em agência de notícias internacionais.

A capa de cada edição do Jornal é colocada no seu site às sextas-feiras, pelas 7 horas, sendo rapidamente partilhada por inúmeros seguidores do Jornal no Facebook. Os artigos de opinião do EXPANSÃO batem muitas vezes recordes de visitas no site do Jornal.

Em 2013, o EXPANSÃO revelou pela primeira vez os nomes dos principais accionistas da Banca angolana, numa edição denominada Especial Banca, publicada anualmente por ocasião do Fórum Banca, a cimeira da alta finança angolana que já vai na sua nona edição.

Em 2016, o EXPANSÃO renovou a sua imagem e as suas secções, e reformulou o seu alinhamento editorial. Em 2020 prepara-se para lançar um novo site e uma App inovadora.

O EXPANSÃO é conhecido nas embaixadas estrangeiras, sedeadas em Luanda, como 

o “Financial Times” de Angola.

João Armando Neves
João Armando Neves

João Armando Neves
Director Editorial

contactos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.