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KIBABO

2020

A Marca KIBABO nasceu a 22 de Novembro de 2012, com a inauguração da sua primeira loja no Palanca. Foi um conceito inovador para a altura – um Retail-Park –, focado no mercado não-alimentar e assente na experiência dos seus mentores. Este foi também o momento de criação do slogan que a Marca utiliza até hoje: "KIBABO. Shopping para Todos".

KIBABO
valores da marca

O Grupo KIBABO é uma organização familiar, orgulhosa da sua história e confiante no seu futuro. Alicerçado na personalidade dos seus mentores, é o resultado concreto e palpável de um espírito visionário e dinâmico. Construído passo a passo, dia após dia ao longo dos últimos oito anos, o Grupo KIBABO é hoje sinónimo de qualidade e rigor, de prestígio e inovação, um exemplo de empreendedorismo. O Grupo alicerça o seu desenvolvimento e a sua sustentabilidade em importantes valores: Competência e Criatividade, Conhecimento e Especialização, Competitividade e Diversificação. Paralelamente, afirma-se como um grupo económico que rege a sua acção por princípios sólidos, universais e intransigentes, inalienáveis e que constituem o âmago do seu ADN: Ética e Responsabilidade Social, Rigor e Independência, Ambição e Excelência.

produtos e desenvolvimentos futuros

Perseguindo o objectivo de satisfazer as necessidades dos seus consumidores, o percurso do Grupo KIBABO desenvolveu-se primordialmente na área da distribuição não-alimentar, com preços muito competitivos:
utilidades para a casa, decoração, artigos de
higiene e limpeza, electrodomésticos, papelaria, entre outros. Foi a partir de 2015, que a Empresa iniciou o seu processo de diversificação e busca de novas áreas de negócio, o que resultou num inesperado crescimento exponencial. Depois das papelarias Bismark, o Grupo importou o negócio de franchising de perfumes e aromas Equivalenza, que conta hoje com mais de 25 lojas próprias e cerca de 10 franchisadas. Criou também um conceito de lojas de acessórios de moda e make-up, a Lookit, que irá fechar o ano de 2020 com cerca de 12 espaços. O Grupo aproveitou ainda a sua experiência na área da promoção e construção imobiliária para criar um estilo próprio de galerias comerciais associadas às lojas KIBABO, totalmente adaptadas aos hábitos de consumo dos luandenses. Mais recentemente, surgiram as lojas Mini-Kibabo do Kikagil e do Prenda, que apresentam uma maior gama de produtos alimentares e a introdução dos frescos. Através destes novos espaços,
o Grupo KIBABO assume-se no mercado como um player de referência, com um percurso de ambição e inovação, de pragmatismo e eficiência. A Marca sustenta a sua oferta em
conceitos tão importantes quanto elementares, como a promoção da confiança e a optimização do relacionamento com parceiros e clientes, a capacidade de antecipação de dificuldades ou condicionalismos, e a implementação de estratégias inovadoras.

mercado

O Grupo KIBABO nasceu pequeno, no grande mercado que é Angola. Essa é a regra imutável da natureza: começar no princípio, confrontar o mundo com a sua essência, com o que se quer alcançar e o que se tem para oferecer. E depois crescer, subir degrau a degrau, até ao topo. Obter dimensão, ser especial, ser melhor, ser único.

O Grupo vai inaugurar, até ao final de 2020, mais de 10 espaços KIBABO em Luanda (galerias, supermercados e mini-mercados), aos quais se juntarão 28 lojas Equivalenza
e 12 lojas Lookit, espalhadas pelo País.

Dos seus projectos mais recentes, há ainda a destacar a construção do KiPark, uma moderna base logística com 16.000m2, instalada no Polo Industrial de Viana, que permite o acesso rápido às principais vias de comunicação para as províncias. Numa outra realidade, onde não tivesse existido uma pandemia, o Grupo teria tido a capacidade, a equipa e a vontade para se expandir para todo o território angolano.

COMUNICAÇÃO

Talvez a metáfora mais apropriada à consistência, perseverança e solidez associadas à imagem corporativa do Grupo KIBABO, seja a de uma árvore, ou melhor, a de um Imbondeiro. Através da sua simplicidade, esta imagem transmite sentimentos profundos de robustez e delicadeza, de força e resistência, de harmonia e vitalidade. Uma árvore que ocupa o seu espaço próprio e possui a capacidade de ser determinante para o bem-estar de quem a rodeia.

Desde sempre que o marketing esteve na génese do Grupo KIBABO, ou melhor, dos seus mentores. A constante aposta na sua comunicação, bem presente desde o primeiro momento, elevou a notoriedade da Marca KIBABO e consagrou-a, em 2020, como uma das mais jovens Superbrands de Angola. 

vantagens competitivas

Uma das grandes vantagens competitivas da KIBABO deve-se à exemplar actuação do Grupo de que faz parte. Uma organização responsável e profissional, que pauta a sua actuação por elevados padrões éticos e de rigor. Uma organização ambiciosa e com uma forte perspectiva de crescimento a longo prazo. 

É ainda uma grande vantagem da Marca, contar com colaboradores nacionais que conhecem muito bem o mercado e sabem o que os seus clientes gostam. Profissionais que ambicionam ser os melhores na sua área, que são motivados e responsáveis. Equipas preparadas para a superação constante, empenhadas na construção de um sólido espírito de equipa e na justa recompensa da excelência. 

O Grupo KIBABO sabe quem é e de onde vem. Sabe onde quer chegar, como o conseguir 

e com quem quer partilhar esse caminho.
A sua maior ambição continua a ser, contribuir cada vez mais para a criação de riqueza e geração de emprego em Angola.

KIBABO
sabia que?

O Grupo KIBABO compromete-se socialmente com as comunidades onde está presente e com os seus 700 colaboradores para que, todos os dias, se levantam motivados para abrir as portas de mais de 50 lojas KIBABO e receberem, alegremente, mais de um milhão de clientes.
Os colaboradores são a face de uma Empresa que oferece produtos de qualidade ao melhor preço, oriundos de mais de 300 fornecedores nacionais.

A pandemia provocada pela COVID-19 foi sem dúvida o maior teste à capacidade do Grupo KIBABO. Graças às equipas e parcerias de longo prazo, foi possível ajudar os mais carenciados, nomeadamente as Crianças de Angola, através da mega campanha de solidariedade "Kapitães D’Angola. Dê Troco
a Quem Mais Precisa!".

O Grupo agradeceu aos mais de 11 mil clientes e aos 50 fornecedores que aceitaram o repto da Empresa e conseguiram juntar mais de
15 milhões de kwanzas, 5,5 milhões dos quais
oferecidos pela KIBABO. Uma doação que mudou a vida de muitas crianças, das 11 Instituições que estiveram associadas à campanha.

Apesar dos grandes desafios que trouxe à Empresa, a ameaça da pandemia apresentou também novas oportunidades para a Marca: a criação do negócio KiBusiness, com vendas online e entregas porta-a-porta; e o nascimento das lojas Mini-Kibabo, resultantes da fusão do negócio de electrodomésticos Kitec com a KIBABO, um novo conceito de loja de proximidade, que oferece aos clientes tudo o que precisam para o seu dia-a-dia (padaria, frutaria, talho, charcutaria, congelados, mercearia e muito mais).

PEDRO MATEUS - BRUNO SILVA - FERNANDO CUNHA
PEDRO MATEUS - BRUNO SILVA - FERNANDO CUNHA

PEDRO MATEUS
Director de Marketing

BRUNO SILVA
Responsável Operações Marketing

FERNANDO CUNHA

Designer de Comunicação

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